English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Este é um problema que o Brasil enfrenta há muitos anos. Os especialistas nesse assunto sabem disso e geralmente a resposta que temos deles é que falta mão de obra qualificada e que para não ficar sem trabalho devemos ir além da graduação. Na minha opinião todos brasileiros deveriam ter direito ao trabalho, independentemente do nível de escolaridade.

2007-01-29 01:43:32 · 13 respostas · perguntado por hudsousa 1 em Ciências Sociais Economia

13 respostas

Oi Hudsouza,

Mas aí é que está: não dá para separar as duas coisas. Se quem gera empregos é a sociedade, então é preciso que esta tenha um certo nível ou base para desenvolver e "criar" estas oportunidades.

Os principais motivos à existência de desemprego elevado no Brasil, estão ligados ao baixo crescimento econômico, e à dependência da nossa economia de ter esse crescimento ligado a atividades que geram poucos empregos diretos como agricultura de exportação, pecuária intensiva em equipamentos, e à indústria de grande porte onde investimentos para aumentar a produtividade não refletem na criação de novos empregos.

Há também no Brasil uma elevada informalidade, ou seja, mais da metade dos trabalhadores não tem registro em carteira devido aos altos custos associados aos empregados registrados. Como a maior parte dos empregos são criados em empresas de pequeno porte, estas empresas preferem empregar pagando sem registro.

Vale lembrar que no mundo (e não apenas no Brasil), a tecnologia que é investida na produção industrial está levando a uma produtividade cada vez maior, onde as fábricas produzem cada vez mais com menos empregados ("desemprego estrutural"). O problema é que no caso de alguns países subdesenvolvidos como o nosso, esse fator não vem conseguindo ser superado pois, ao contrário de nações ricas que absorvem esses desempregados com o setor de serviços, aqui a modernização e criação de postos de trabalhos nestes novos setores é insuficiente.

Finalmente, deve-se considerar a concorrência de países como Índia e China, que tem mão de obra com elevado nível de educação e alfabetização, e onde sem leis trabalhistas protecionistas como as que existem no Brasil, o custo da mão de obra por unidade produzida em alguns setores chega a ser de 1/5 do custo no Brasil. O que faz com que muitas indústrias tenham deslocado suas fábricas para estes países, reduzindo a produção nos países onde os custos de mão de obra são mais elevados.

Portanto, é evidente que uma mellhora a fim de superar os obstáculos ao crescimento e a geração de empregos no Brasil não passa por outro caminho senão - assim como fizeram estes países citados acima - o de fazer algo que não se fez por aqui em quinhentos anos de história: reformar o ensino.

Concordo que todos deveriam ter direito ao trabalho, mas não há como negar que fazemos muito pouco para merecer esse direito. Somos um povo mal-educado, fútil e acomodado (vide exemplo do resultado obtido pelo bolsa-família na última eleição).

2007-01-30 06:39:05 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 3 1

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20140303141128AAKi9aY

2014-03-07 21:55:03 · answer #2 · answered by Felipe Federalista 5 · 1 1

Não existe uma medida especifica! Porém uma coisa que os economista citam freqüentemente é o desendividamento da população, apesar de o poder de compra do salário mínimo ter aumentado nos últimos anos a população tem perdido poder de compra, isso parece absurdo mas tem um explicação:
A facilidade do credito pessoal (Compra financiada, credito no banco, credito consignado para aposentados e func. publico) vem causando um grande endividamento, além disso temos tv por assinatura, telefone residencial e outros benefícios que se expandiram muito nos últimos tempos isso diminui o poder de compra. Se esse dinheiro todo fosse gasto no comercio local o dinheiro circularia na própria região, criando um aquecimento no comercio e na industria criando empregos.

É mais ou menos isso!!! rsrsrs

2007-01-29 03:03:44 · answer #3 · answered by Troi 5 · 0 0

O direito ao trabalho deveria ser um direito de todo o cidadão. Simplesmente vivemos numa economia de mercado, em que este dita as suas necessidades. Assim, são as empresas como grande empregadoras, ou também em certa dimensão o Estado, que diz qual o tipo de emprego que precisa.
Claro está, que uma maior qualificação profissional ( não digo educacional!) é sempre um fator positivo para o desempregado.
Também no planejamento do sistema de ensino deveria haver uma maior coordenação entre o que as empresas precisam e o que a Escola ensina. Conheço muitos cursos que não têm qualquer saída profissional !
Um bom plano de desenvolvimento regional, identificando em cada região as sua potencialidades e ´necessidades, poderia ser um bom indicador para um sistema de ensino profissional adequado ao pleno emprego dessa região. Um mau planejamento origina como todos conhecemos que há excesso de oferta de trabalhadores em certas profissões e falta em outras. Planear, qualificar, adequar o ensino ao mercado de trabalho, estimular o investimento na inovação, etc., serão sempre medidas positivas.
Nota: não estou candidato a Ministro do Trabalho !!!!!!

2007-02-02 11:36:06 · answer #4 · answered by R Campos 5 · 0 1

Primeiro teria que mudar o pensamento do povo.
Vejam o Japão destruído a bomba atômica:
1- Estudo desde os três anos;
2-Trabalho sem direitos trabalhistas;
3- Idolatria a empresa, trabalho para toda a vida em uma mesma empresa;
4- Diversão raramente.

Brasil, o povo elege e reeleje bandidos assaltantes de banco e mentirosos, elogio a quem abandona a escola para jogar futebol, direitos trabalhistas sem responsabilidade pelo que faz, ao ser contratado o empregador é responsável pelo descaso com que o governo trata a população

A resposta é simples

2007-02-02 07:42:49 · answer #5 · answered by Lucas P 4 · 0 1

Aumento da escoloridade, da melhoria da Educação , da especialização da mãos de obra, bem como a promoção de políticas de desenvolvimento que façam a economia crescer, como inflação e juros baixos, diminuição da dívida pública, do défict da Previdência Social Reforma tributária com diminuição de impostos, e respeito a contratos.

2007-01-29 13:47:35 · answer #6 · answered by Kikero 1 · 0 1

O governo tem que cortar os impostos pela metade e diminuir os juros, dando condições para que os empresários façam ampliações de fábrica e instalem outras para absorver a mão de obra. Tem que cuidar também de manter bons cursos profisionalizantes.

2007-01-29 02:37:40 · answer #7 · answered by fran 7 · 0 1

De fato a necessidade de um trabalho é real para que se tenha dignidade na vida.

Mas existe também aqueles que se acomodam e não procuram um estudo, um aprimoramento ou algo que os deixem seguros não do emprego mas da própria sobrevivência.

Emprego não é segurança para ninguém, é preciso sempre estar a frente de novas tecnologias dentro da área de atuação e sempre estar fortalecendo naquilo que é forte.

Sabemos das nossas tendências e aptidões basta darmos chance para que elas se manifestem e transformen-se em prática.

2007-01-29 02:14:40 · answer #8 · answered by Alvaro dos S. Saraiva 2 · 0 1

Criar novas frentes de trabalho, isto é, somente gerando novos empregos.

2007-01-29 01:55:53 · answer #9 · answered by Rocha 3 · 1 2

Difícil, já passou tanto tempo e os políticos não se preocuparam!

Mesmo havendo uma decisão hoje, até as coisas se acertarem, vai tempo!

Solução: Estímulo aos grandes capitais - e os pequenos idem, investirem em indústria, comércio, agricultura, turismo ...

Esse estímulo virá quando os impostos, encargos .. diminuírem drástica mente. Caso contrário, os poucos que ainda tem lucro, continuam mandando dinheiro para fora do pais ou com aplicações financeiras que não geram empregos!

2007-01-29 01:52:19 · answer #10 · answered by lu♪s ♫ 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers