O Espermatozóide é uma célula com motilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda ou flagelo. A cabeça, que constitui o maior volume do espermatozóide, consiste no núcleo, onde o material genético está muito concentrado. Os dois terços anteriores do núcleo estão cobertos pelo acrossoma, que, limitado por uma membrana contendo enzimas, facilita a penetração do espermatozóide no óvulo. A cauda é responsável pela motilidade do espermatozóide e na área intermediária da cauda encontramos os produtores de energia celular. Eles vivem em média 24 horas no trato genital feminino, porém alguns espermatozóides são capazes de fecundar o óvulo após três dias.
2007-01-29 00:54:01
·
answer #1
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
0⤊
0⤋
Os espermatozóides são células reprodutoras masculinas. Inicialmente são maiores mas com o seu amadurecimento perdem a camada de gordura que os envolve e cresce-lhes uma cauda, o que lhes possibilitará uma maior mobilidade.
O espermatozóide maduro é formado por uma cabeça, um corpo intermédio e uma cauda.
O líquido viscoso que protege os espermatozóides, chama-se líquido seminal, os alimenta e facilita a sua deslocação. Este líquido é formado por substâncias alimentares, como a glucose.
2007-01-29 17:40:29
·
answer #2
·
answered by Dedê 3
·
0⤊
0⤋
resposta
Como é formado o espermatozóide=O Espermatozóide é uma célula com motilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda ou flagelo. A cabeça, que constitui o maior volume do espermatozóide, consiste no núcleo, onde o material genético está muito concentrado. Os dois terços anteriores do núcleo estão cobertos pelo acrossoma, que, limitado por uma membrana contendo enzimas, facilita a penetração do espermatozóide no óvulo. A cauda é responsável pela motilidade do espermatozóide e na área intermediária da cauda encontramos os produtores de energia celular. Eles vivem em média 24 horas no trato genital feminino, porém alguns espermatozóides são capazes de fecundar o óvulo após três dias.
2007-01-29 13:12:44
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
http://guiadobebe.uol.com.br/planej/infertilidade_masculina.htm
fala da infertilidade masculina
http://www.iesambi.org.br/apostilas2004/gametogenese1m.htm
formacao dos espermatozoides.
http://www.afh.bio.br/reprod/reprod1.asp
muitas explicacoes da reproducao
espero ter ajudado!
2007-01-29 09:04:10
·
answer #4
·
answered by jean e adriana 5
·
0⤊
0⤋
Tem forma de uma elipse com um rabinho.
2007-01-29 09:01:00
·
answer #5
·
answered by ooks_2000 2
·
0⤊
0⤋
A formação do espermatozóide é chamada de spermatogênese.
O processo de formação de espermatozóides é dividido em quatro períodos.
Período germinativo:
As células germinativas masculinas, denominadas espermatogônias, dividem-se ativamente por mitose. Nos machos de mamíferos, a multiplicação mitótica das espermatogônias acontece durante toda a vida do indivíduo. É importante lembrar que as gônias são células diplóides.
Período de crescimento:
É o intervalo em que a espermatogônia pára de se dividir e passa por um período de crescimento, antes de iniciar a mitose. Com o crescimento, a espermatogônia transforma-se em espermatócito I.
Período de maturação:
Cada espermatócito I ou espermatócito primário ou espermatócito de primeira ordem sofre a divisão meiótica. Cada espermatócito I, pela divisão I da meiose, produz dois espermatócitos II, os quais, pela divisão II da meiose, dão um total de quatro células denominadas espermátides. Os espermatócitos II e as espermátides são haplóides.
Período de espermiogênese:
É o processo de transformação da espermátide em espermatozóide. As espermátides são haplóides, mas não funcionam como gametas. Elas sofrem um processo de diferenciação, transformando-se em espermatozóides. Tal processo de diferenciação é a espermiogênese.
2007-01-29 08:58:33
·
answer #6
·
answered by Erimercury 6
·
0⤊
0⤋
Parecidíssimo com o formato do girino
2007-01-29 08:54:09
·
answer #7
·
answered by Rainha 6
·
0⤊
0⤋