O Brasil nunca teve experiência liberal. Neoliberalismo, então, nem passou perto do Brasil. Foi apenas um termo cunhado pelas esquerdas para acusar o Fernando Henrique de alguma coisa. A política liberal não é apenas a da privatização de alguns setores, mas terceirização da previdência, corte brusco de gastos e de impostos. COM O TAMANHO DA CARGA TRIBUTÁRIA DO BRASIL, FALAR EM NEOLIBERALISMO É UMA PIADA.
O que FHC fez foi abrir a economia, algo indispensável para aquela época. Porém, isso não significa propriamente liberalismo puro e aplicado. Foi apenas uma distorsço da política liberal.
O liberalismo de fato foi aplicado no Chile (hoje a economia mais dinâmica da América Latina e com os melhores indíces sociais) e nos Tigres Asiáticos. Nestes últimos, o crescimento foi tamanho que, de países subdesenvolvidos, em 50 anos, se transformaram em verdadeiras Suíças de olhos puxados.
O tamanho dos governos latino-americanos já é uma refutação prática de que houve liberalismo por aqui. Ainda somos daquela cultura que acaba por produzir uma política não voltada à solução dos problemas, mas sim à proteção e ao subsídio governamental dos mesmos.
2007-01-29 02:07:29
·
answer #1
·
answered by Sr. Miguel 2
·
0⤊
0⤋
O estatismo está voltando, com força, "por essas bandas". Pobreza, mais de espírito do que material, desses povos. Todos querem "arranjar alguma coisa prá se encostar" pq são, em geral, uma gente preguiçosa.
2007-01-29 07:49:05
·
answer #2
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋
O neo-liberalismo veio para tentar consertar as mazelas causadas pelo capitalismo. Não está dando certo porque devido a concentração de rendas os pobres ficam mais pobres e com a miséria vem a violência que é a fome. A estatização não é privilégio de países pobres, mas da França, da Suécia, Holanda e até dos Estados Unidos. Falar que o estatismo não dá certo é balela. No Brasil, o privatismo também não dá certo para o povo, somente o detentor do capital leva vantagens, como vemos no transporte, na alimentação, na saúde, na educação etc. quem tem dinheiro sobrevive.
2007-01-29 09:36:31
·
answer #3
·
answered by Teixeira 5
·
0⤊
1⤋
Se o estatismo está com força, isso se deve ao modo predatório e ganancioso de atuação dos capitalistas na América Latina desde as caravelas
2007-01-29 08:14:04
·
answer #4
·
answered by qqcoisa 6
·
0⤊
1⤋
Nacionalismo ( o mesmo que "euismo":só eu presto, só o que eu gero é bom), Capitalismo ( o mais injusto, pois a pessoa vale pelo o que tem e não pelo que é), Socialismo(impossível, pois não é da natureza humana, ver os vizinhos com a mesma casa, mesmo carro, mesmo salário, mesmos direitos...o individualismo impera a mente humana), Comunismo( esse é o pior de todos, proibir a liberdade dos outros? Jamais!),
Mas acredito que um Sistema Capitalista com Leis Nacionalistas impedindo infiltrações de multi-nacionais e com uma pitada de Socialismo, fazendo as pessoas entenderem que o sol nasce pra todos, não seria tão mal. Agora o Autoritarismo dos Comunistas, esse ninguém aguenta!.
2007-01-29 07:52:40
·
answer #5
·
answered by Ricardo 2
·
0⤊
1⤋