É claro que essas personalidades têm grande representação no desenvolvimento do ciência ocidental, mas não podemos esquecer que quase toda ciência desenvolvidas por estas pessoas vieram do oriente e um pais que mais participou desses desenvolvimento foi o império chinês, na astronomia, matemática, náutica, tecnologia de maquinas em geral, e tudo que engloba as ciências foi desenvolvida e inventada pelos chineses. Enquanto a Europa ainda estava na era feudal acreditando que a terra era redonda, os chineses já tinha uma ciência extremamente desenvolvida e já tinha um conhecimento astronômico muito distante de qualquer conhecimento europeu.
2007-01-28 12:40:45
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A ciência é um método que utiliza uma metodologia que mostrou-se muito eficiente na busca do conhecimento e que Popper sistematizou em seu princÃpio da falsibilidade ou falibilidade. Funciona assim: O cientista faz uma teoria e aceita que ela é falsa. Então faz experimentos para provar que a teoria é falsa. Se os experimentos falham em provar que a teoria é falsa, e se a teoria explica mais coisas que a anterior, ela é aceita temporariamente. O próprio cientista que propôs a teoria, além de outros cientistas, sugerem outros experimentos futuros para provar que a teoria, aceita temporariamente é falsa. A esperteza do método cientÃfico é que ele provoca o progresso contÃnuo. Em outras palavras, se a ciência não aceitasse que todas suas teorias são falsas, um dia ela pararia de progredir, pois surgiria a teoria que não pode ser melhorada. Mas do jeito que está, para os cientistas, a ciência vai progredir sempre, pois como todas as teorias são falsas, sempre vai surgir uma melhor.
Leonardo da Vinci e Edson não eram cientistas, pois apesar de suas contribuições, não aceitavam o princÃpio de que todas as teorias são falsas. Quem não aceita este princÃpio, por maior que sejam suas contribuições, não é cientista. Vou dar-lhe alguns exemplos. Democrito de Abdera descobriu a existência dos átomos e propôs uma teoria dos elementos quÃmicos fantasticamente semelhante ao que é aceito pelos cientistas hoje em dia. Ele chegou, inclusive, a dizer que o número de elementos quÃmicos é aproximadamente 100. Mesmo assim, não é um cientista. Ninguém o aceita como cientista.
Já Newton é reconhecidamente um cientista, pois aceitou claramente que sua teoria era falsa e sugeriu métodos para provar que ela era falsa. Newton percebeu que a teoria era falsa ao notar que, pequenas perturbações no valor inicial das variáveis de estado dos planetas levaria a grandes perturbações em suas órbitas depois de milhões de anos. A propósito, li o Principia de Newton em latim do começo ao fim, junto com meu filho. Sabemos home que a crÃtica de Newton à própria teoria estava correta; este é um problema de comportamento caótico. Lorentz e outros teóricos do caos resolveram o problema do comportamento caótico mostrando que existem atratores no espaço de estado. Mas isto é apenas uma teoria.... falsa, que precisa ser melhorada. Alguém se habilita?
A propósito, Johan Horgan, autor do livro “O fim da ciência", alega que o princÃpio condutor da ciência, de que toda teoria é falsa está errado. Em consequência, várias áreas da ciência acabam chegando à verdade ou muito próximo dela e, para o desespero dos cientistas, quando isto acontece, o progresso cientÃfico pára. O progresso pára porque não há mais nada a fazer. Horgan visitou o próprio Popper, antes de escrever o livro. Aconselho que leia esta intrigante obra. Como exemplo de teorias corretas e áreas em que a ciência parou por ter atingido a verdae, Horgan cita a teoria da evolução, de Darwin, e a mecânica quântica.
2007-01-28 22:27:22
·
answer #2
·
answered by Eduardo C 3
·
0⤊
0⤋
É um grande estudioso entre os renascentistas e fazia o que seria mais próximo ao que chamamos de ciência, para sua época.
Fez enormes contribuição não só para a ciência como para a arte.
2007-01-28 20:45:42
·
answer #3
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋