Originária da China onde é considerada a fruta nacional, a Lichieira é uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade.
Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido à beleza da frutificação a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Hawai e em cidades da Califórnia com San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey, Alhambra, etc.
Os frutos produzem cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida, sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço.
Se presta para o consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compotas e ainda para a passa.
2007-01-29 07:42:33
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
CULTURA DA LICHIA
Toda Fruta agradece a colaboração do Antonio Baldo Geraldo Martins - FCAVJ-UNESP-Jaboticaba], SP.
1. DESCRIÃÃO BOTÃNICA
A lichia (Litchi chinensis Sonn.) é um importante representante da famÃlia Sapindaceae, à qual pertence, também, o guaraná (Paulinia cupana).
Existem três subespécies de lichia: a chinensis, phillippenis e javanensis, sendo que a segunda produz frutos não comestÃveis e a terceira, frutos de pequeno valor comercial e de interesse apenas na Indochina e em Java. Portanto, somente a Litchi chinensis chinensis é de interesse econômico e, na qual, distinguem-se duas grandes raças: Lichia da água e Lichia da montanha, sendo que; na China, a primeira tem frutos de melhor qualidade e é cultivada nas terras baixas; já a segunda tem frutos menores, com casca um tanto espinhosa, também comestÃveis e é cultivada em altitudes mais elevadas.
A planta atinge 10 a 12 metros de altura e tem tendência a desenvolver ramos direcionados para o solo. O sistema radicular das plantas, originadas de semente, apresenta uma grande raiz pivotante (praticamente ausente nas originadas por processos vegetativos), sendo que as raÃzes absorventes se distribuem no perfil do solo até uma profundidade de 1.0 metro. As folhas são alternadas e compostas, o número de folÃolos varia de 2 a 12. A inflorescência é em panÃcula, produzida em ramo do ano e composta de centenas de pequenas flores brancas. Normalmente, a florada começa em fins do inverno a inÃcio da primavera, sendo que ocorrem três tipos de flores que se abrem, consecutivamente, na mesma panÃcula:
Flor tipo I: funcionalmente masculina
Flor tipo II : funcionalmente feminina
Flor tipo III: funcionalmente masculina
O fruto é uma drupa de forma e tamanho variáveis, dependendo do cultivar; pode ser redondo, oval ou cordiforme e atingir até 5 cm de comprimento por 4 cm de largura; o peso pode variar de 10 a 35 g. A casca é vermelho-brilhante (quando maduro), delgada, coriácea e quebradiça. A polpa é, normalmente, branca e translúcida. A semente é marrom-brilhante, com tamanho aproximado de l0 a 18% do fruto. Pode ocorrer aborto de sementes, as chamadas “lÃngua-de-galinha”, o que não diminui muito o tamanho dos frutos, que passam a ser preferidos por apresentarem uma maior porcentagem de polpa.
2. DISSEMINAÃÃO E VALOR NUTRICIONAL
A disseminação da cultura da lichia aconteceu recentemente, sendo que há séculos vem sendo cultivada na China, região de origem, de onde foi levada para a Ãndia e outras regiões. Atualmente, os maiores produtores são China, Tailândia, Ãndia, Estados Unidos (Flórida e Havaà e Nepal.
O fruto é rico em minerais e vitaminas, contendo por l00g de polpa: água (82,lg), calorias (65), proteÃna (0,8g), gorduras (0.4g), carboidratos (l6,3g), fibras (0,2g), Ca (l0mg), P (29mg), Fe (0,3mg), Na (3mg), K (l70mg), Tiamina (0,50mg), Riboflavina (0,60mg), Niacina (0,6mg) e Vitamina C (50mg).
3. VARIEDADES
Podem-se citar inúmeras variedades de lichia, que são definidas observando as seguintes caracterÃsticas: perÃodo de maturação, vigor da planta, forma, tamanho e coloração das folhas, produtividade, forma, tamanho, textura e coloração da casca dos frutos, textura e aroma da polpa, tamanho da semente e porcentagem de ocorrência de “semente abortada” (lingua-de-galinha) Martins (l992).
Segundo Donadio (l987), as variedades mais plantadas são as chinesas, incluindo a mais conhecida ‘Brewster’; mas também são utilizadas variedades selecionadas indianas, hawaianas e as da Ãfrica do Sul. Na China, tem-se as variedades Brewster (Chen Purple), ‘Kwai Mi’, ‘Hak Ip’, ‘No Mai Tez’ e ‘Wai Chi’. Na Ãndia, tem-se as variedades ‘Calcutá’, ‘Dehra’, ‘Dun’, ‘Early Large Red’, ‘Early Seedless’, ‘Honh Kong’, ‘Late Seedless’, ‘Mazzaferpur’, ‘Rose Santed’, ‘Saharampur’, ‘Seedless l’ e ‘Seedless 2’. No HavaÃ, tem-se a ‘Groff’, a ‘Charley tong’ e a ‘Hilo’. Na Ãfrica do Sul, tem-se a ‘Mauritius’. Já no Brasil, a partir de sementes trazidas dos Estados Unidos, foi selecionada uma variedade a ‘Americana’que, provavelmente, da variedade chinesa conhecida como ‘No Mai Tse’.
2007-01-28 20:15:39
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋