Sim até hoje o Egito em grande parte é deserto, mas, na época do império o rio Nilo e Eufrates eram o berço econômico e cultural nessa região, próximos dos rios eram feitas as plantações e a vegetação típica também é formada nesse meio, um exemplo era o papiro.
2007-01-28 13:24:44
·
answer #1
·
answered by Elton S. 1
·
0⤊
0⤋
O Antigo Egipto foi uma civilização da Antiguidade que se desenvolveu no canto nordeste do continente africano, mais especificamente num território compreendido entre a primeira catarata e o delta do rio Nilo, limitando a leste com deserto da Arábia, a oeste com o deserto da Líbia, a sul com a Núbia e a norte com o Mar Mediterrâneo.
A história do Antigo Egipto inicia-se em cerca de 3100 a.C., altura em que se verificou a unificação dos reinos do Alto e do Baixo Egipto, e termina em 30 a.C. quando o Egipto, já então sob dominação estrangeira, se transformou numa província do Império Romano, após a derrota da rainha Cleópatra VII na Batalha de Ácio. Durante a sua longa história o Egipto conheceria três grandes períodos marcados pela estabilidade política, prosperidade económica e florescimento artístico, intercalados por três períodos de decadência. Num desses períodos de prosperidade, designado como Império Novo, correspondeu a uma era cosmopolita durante a qual o Egipto dominou uma área situada entre a Núbia e o rio Eufrates.
A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactos com o estrangeiro tenha sido também uma realidade
Primórdios
Em tempos recuados o Egipto foi uma savana. Quando se inicia o Neolítico, por volta de 6000 a.C., o território já tinha adquirido as características áridas que o caracterizam actualmente. As principais culturais do Neolítico no Egipto estão documentadas no Faium e em El-Omari (norte) e em Tasa e Mostagueda (sul).
O período pré-dinástico (período anterior às dinastias históricas) vê nascer no Alto Egipto três culturas: a badariense, a amratiense e gerzeense. Esta última civilização acabará por se estender a todo o Egipto. Nesta época produzem-se instrumentos de cobre e pedra, assim como uma cerâmica vermelha decorada com motivos geométricos e animais estilizados.
Teria sido Narmer, um rei do Alto Egipto, quem unificou as duas regiões por volta de 3100 a.C. Uma placa de xisto, conhecida como a Paleta de Narmer, comemora este evento. Um dos lados desta placa mostra Narmer usando a coroa do Alto Egipto (a coroa branca), enquanto que o outro lado mostra-o com a coroa do Baixo Egipto (a coroa vermelha) num cortejo triunfal. Narmer é identificado por alguns egiptólogos com Menés, nome pelo qual é designado o primeiro rei do Egipto na lista de Maneton.
♫ Um abraço! ♫
2007-01-28 13:08:19
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Primórdios
Em tempos recuados o Egipto foi uma savana. Quando se inicia o Neolítico, por volta de 6000 a.C., o território já tinha adquirido as características áridas que o caracterizam actualmente. As principais culturais do Neolítico no Egipto estão documentadas no Faium e em El-Omari (norte) e em Tasa e Mostagueda (sul).
2007-01-28 12:32:22
·
answer #3
·
answered by Vera Lúcia 3
·
0⤊
0⤋
O vale do Nilo, depois das cheias, era um paraíso.
2007-01-28 12:03:24
·
answer #4
·
answered by Ladrão de vaca 5
·
0⤊
0⤋
Naquela época já existia o deserto, e o Nilo não diferia em nada do que é hoje, exceto o delta que se fechou mais um pouco por assoreamento. No resto, a paisagem era a mesma.
Existiram florestas, criava-se gado, mas isso há cerca de 20.000 a 40 .000 anos atrás (pinturas rupestres atestam o fato), e "época dos faraós", é algo que começou apenas há cerca de cinco mil anos atrás.
Um abraço
2007-01-28 09:51:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acredito que havia muita vegetacao, Jose do egito foi rei porque desifrou o sonho de farao, e disse para farao,guardar nos celeiros os graos , depois disso houve uma grande seca, onde os irmaos que haviam vendido jose como escravo, foram pedir ajuda ao rei e nao sabiam que Jose era rei la, e pela promessa de Deus ,Jose podi ajudar seu pai e seus irmaos, e nesta historia biblica onde se aprende que no deserto temos que aprender a nos humilharmos e reconhecer o rei que `e Deus de nossas vidas porque ele `e o unico que pode nos perdoar dos nossos pecados e nos dar o alimento espiritual que tanto necessitamos para viver. Jesus te ama e eu tambem
2007-01-28 09:51:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim , mas durante as cheias do Nilo as margens ficam fertilizadas para a agricultura.
2007-01-28 09:42:30
·
answer #7
·
answered by Samsunnahar 6
·
0⤊
0⤋
O Egito Antigo era uma faixa de 2000 Km ao longo do Rio Nilo, com 10 Km de largura em cada margem. As cheias anuais do Nilo fertilizavam essa faixa. O resto era deserto.
Isso durou até os anos 1960, quando, sob o governo de Gamal Abdel Nasser, foi construída a barragem de Assuã, que acabou com as cheias anuais do Nilo.
Se por um lado garantiu água para a população, por outro tornou o solo mais pobre
2007-01-28 09:42:04
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tão desertica quanto a de hoje. Talvez um pouco mais "mágica"
2007-01-28 09:37:05
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque vc se preocupa com isso? Quer ser minha Cleopatra?!!
2007-01-28 09:41:36
·
answer #10
·
answered by renato 2
·
0⤊
2⤋