English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-28 06:17:15 · 4 respostas · perguntado por Solrf54007 1 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

4 respostas

O fogo fátuo, também chamado de fogo tolo ou, no interior do Brasil, fogo corredor ou joão-galafoice, é uma luz azulada que pode ser avistada em cemitérios, pântanos, brejos, etc. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (metano), resultante da decomposição de seres vivos, plantas e animais típicos do ambiente.

Os indígenas do Brasil Central o chamam de boitatá ( boi = cobra; tatá = fogo ) e significa para eles o espírito que corre atrás dos que tentam incendiar os campos. Em lendas na Inglaterra o herói desvira uma peça de roupa para fazer desaparecer o poder do fogo.

Os fogos fátuos dão origem a muitas superstições populares. Se acredita que são espíritos malignos que molestam ou fazem se extraviar os viajantes ou afastar alguém que tenta se aproximar. Há quem os consideram como presságios de morte ou desgraças.

A explicação é que são produtos da combustão do gás metano gerados pela decomposição de substâncias orgânicas, ou a fosforescência natural dos sais de cálcio presentes nos ossos enterrados.

Muitos que avistam o fenômeno tendem a evacuar o local rapidamente, o que, devido ao deslocamento do ar, faz com que o fogo fátuo mova-se na mesma direção da pessoa. Tal fato leva muitos a acreditar que o fenômeno se trata de um evento sobrenatural, tais como espíritos, fantasmas, dentre outros.

2007-01-28 07:38:47 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

não sei não cara

2007-02-01 09:58:25 · answer #2 · answered by gata2010 4 · 0 0

1- Quando um corpo orgânico começa a entrar em putrefação, ocorre a emissão do gás metano (CH4). O metano, em condições especiais de pressão e temperatura, em local não ventilado, começa a sair do solo e se misturar com o oxigênio do ar. Em uma porcentagem de aproximadamente 28%, o metano se inflama espontaneamente, sem necessidade de uma faísca. Forma uma chama azulada, de curta duração, gerando um pequeno ruído. Se a pessoa estiver perto e sair correndo, devido ao deslocamento do ar a chama "irá atrás..." Imaginem a seguinte situação: garotos desafiam o amiguinho a entrar no cemitério, em uma sexta-feira 13, à meia noite. O amiguinho, desesperado acaba aceitando o desafio e lá dentro ocorre um fogo fátuo. Se ele não morrer de susto e não conhecer o fenômeno, passará a vida inteira jurando que viu um fantasma...
2- Fogo fátuo que tem origem animal e gases do pântano de origem vegetal, são fenômenos idênticos.

2007-02-01 09:46:54 · answer #3 · answered by Linda 3 · 0 0

É o gás metano liberado pelos corpos em decomposição,
muito comum em cimitérios.
tava esquecendo, é fogo porque entra em combustão espontânea.

2007-01-28 14:21:37 · answer #4 · answered by fchal_y 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers