English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Diferente dos outros animais, o Homem através da Razão pode interpretar o mundo a sua volta e transformá-lo, de tal forma, que exerce total domínio sobre as demais espécies.

Contudo, como uma faca de 2 gumes, esta mesma Razão leva o o próprio homem, muitas vezes, a se auto-destruir, mesmo por motivos fúteis.

Algo no Homem atenta contra si próprio e, em decorrência disso, aos seus semelhantes e a toda a Natureza que o cerca.

Todos os animais num sistema, interagem de forma a torná-lo sustentável, atingindo um ponto de equilíbrio.

O Homem provoca desequilíbrio em todos estes sistemas, reduzindo sua exuberância e extinguindo milhares de espécies.

Seria a Razão Humana algo natural ou uma dádiva concedida além do preparo de quem a recebeu?

Um recurso extremamente poderoso nas mãos de crianças emocionais, incapazes de discernir como usá-la com sabedoria em seu próprio benefício pode surgir naturalmente?

Na sua opinião, a Razão é natural ao ser ou um presente de grego?

2007-01-28 06:05:55 · 16 respostas · perguntado por Peregrino 6 em Ciências Sociais Antropologia

Oi Manancial,

Tenho consciência de que apresento uma questão bastante polêmica.

Segundo a Bíblia, o Discernimento do Bem o do Mal não foi uma dádiva de Deus, mas fruto de um processo de escolha de seres puros e sem maldade.

Aprecio e respeito a sua resposta como também me coloco aberto às impressões de todas as pessoas, quaisquer que sejam as sua convicções.

Minha intenção não foi ofendê-la, se o fiz, peço-lhe desculpas.

2007-01-28 06:25:03 · update #1

16 respostas

Olá Pedro, seja bem vindo de volta

Segundo o dicionario

razão


do Lat. ratione

s. f.,
modo de pensar próprio ao Homem;
faculdade de raciocinar ou de estabelecer conceitos e proposições de modo discursivo (não intuitivo), segundo as regras lógicas do raciocínio;
faculdade dos princípios;
faculdade de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal;
bom senso;
justiça;
dever;
rectidão de espírito;
prova por argumento;
causa;
motivo;
ideia justificativa;

Honestamente vc observando as pessoas a sua volta, vendo o mundo ao seu redor acredita q tds nós temos despertados tds esses adjetivos q o dicionario se refere a razão?
O dicionario fala em distinguir o bem do mal, pra maioria só tenta distinguir o bem do mal pra si mesmo, e não pensando, tendo empatia, pq ter razão, consciencia é tbm se por no lugar do outro, no caso d nao s ter consciencia, é presente d grego, é dar um carro nas mãos dum menino.

Dádiva qndo vc ganha consciencia, vai caindo a ficha e vc vai percebendo q vc é parte do todo e q vc interfere na vida do outro, e q vc nao é op centro do mundo, a partir do nascimento da empatia nasce a consciencia q começa a guiar a razão em busca de vôos mais altos.

SEM ´GANHO DE CONSCIENCIA A RAZÃO É UM CARRO NA MAO DUM BEBADO, Q MAL SABE O Q ESTÁ FAZENDO COM O CARRO

COM GANHO DE CONSCIENCIA É VC NO CONTROLE, É UMA DADIVA, PQ AGORA SIM VC É LIVRE, AGORA SIM VC SABE O Q FAZ FRENTE AO VOLANTE DO CARRO DA VIDA.

abraços e seja sempre bem vindo

2007-01-28 06:32:24 · answer #1 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 1 0

O homem é a primeira criatura a vencer a barreira instintiva agindo por conta própria utilizando-se de sua bagagem cultural; isso é a consciência a percepção de sua própria existência, esse parâmetro nos leva ao infinito nos permite um livre arbítrio consciente de nosso mundo e de nos mesmos.
Na consciência a razão (programada culturalmente) sempre vence o instinto, isso levou a uma atrofia instintiva.
Por incrível que pareça o homem não é culpado do caminho seguido, pois age pela cultura e pela razão pré-existentes (a razão pré-existente era sobreviver e multiplicar-se).
A razão e consciência humana estão se desenvolvendo criando um novo parâmetro com vazão a idéia de preservação da natureza (nova razão controle populacional, controle da poluição, recuperação e preservação da natureza), esse pensamento é jovem existe apenas de 60 anos ate os dias atuais.
É triste saber que talvez o homem dite seu fim, sem uma conscientização massiva que atinja á todos juntamente com distribuição de renda o mundo esta condenado a uma grande crise.
Mudamos o mundo, somos responsáveis e não há tempo.

2007-02-04 06:57:56 · answer #2 · answered by Orion 2 · 1 0

Em sua evolução natural o espírito passa por várias etapas , começa como uma Monadá , um espírito primitivo que se agrega ao elementos minerais e absorve os ensinamentos relativos a esta fase, evoluindo para o reino vegetal aprende os ensinamentos de crescimento, doação etc, chega a nível de insetos , depois animais em todas as suas escalas até chegar ao topo da cadeia animal que é o homem , nesta parte sua evolução já atingiu a concientização do que é certo e errado, então lhe é dado o livre arbítrio onde ele pode escolher como e quanto tempo levará para alcançar a purificação da sua alma. Todo este processo é longo ,passa por milhões de reencarnações onde em cada uma o espírito evolui um degrau até o ponto de não necessitar mais do corpo físico e assim continua a sua evolução em busca da perfeição. Por isso é que vemos certa incoerência em relação a razão e o que o ser humano é capaz de fazer de ruim, pois isto depende do grau de evolução em que o espírito que habita esta pessoa está.Como a evolução é individual surgem as diferenças no nivél de compreenção das pessoas. Assim como o homem evolui na Terra , em outros planetas outras espécies passam pelo mesmo processo e cada habit , cada planeta , cada galaxia tem seu plano de evolução traçado e enquanto discutimos isso milhares de planetas surgem no universo e outros milhares são destruidos. O que podemos fazer é tentar concientizar o máximo de pessoas possíveis para que possamos evoluir e manter habitável a única casa que temos que é a Terra.

2007-02-03 20:08:18 · answer #3 · answered by Apanhador de sonhos 2 · 1 0

Gostei do comentario embaixo da pergunta e concordo com ele. Poderia-se ate dizer q a razao humana eh a mais fraca de todas pois nao sustenta a especie e desequilibra a propria e todas as especies e o planeta como todo. A Biblia e suas nocoes possuem uma sabedoria extremamente valida eu acredito, pois eh concialitario e nao destruidora, porem a interpretacao da mesma atraves das diferentes religioes causa milhares de preconceitos e "guerras santas". Porem a definicao de orgulho e ambicao nela contidas sao atemporais e serao sempre enquanto existir o homem e tbm sistemas como o capitalismo, q ao mesmo tempo poderia-se dizer q exalta o esforco e merecimento, pode-se ver o contrario ainda mais facilmente. Acho a razao do homem um presente mto grande dado a pessoas nao capacitadas, nao no Geral. Hj estar contra qquer coisa eh ter adeptos, e a favor tbm, sempre vai haver criticas e cidadaos agindo nesse sentido, impossivel conciliar tudo. A razao do homem da vazao a uma personalidade cheia de sobressaaltos, desde de a infancia ate adulto. Se ela eh natural, pelo q parece sim, existiram tribos q nao destruiam o ambiente e nem a si, possuiam uma personalidade um tanto mais coletiva, como de certa forma ainda podemos ver na China e paises mto populosos, com excecoes claro. O conhecimento acumulado, as contraposicoes e englobamento das diversas ideologias ao longo das historias atraves das guerras em busca de novos territorios, nao da pra caracterizar uma unica coisa, mta coisa ta envoilvida. Na minha opiniao a razao eh natural, como vemos pelas criancas, onde vemos mto menos problemas e precdonceitos, ou pelo menos as diferencas q as envolvem na maioria nao exigem uma retaliacao grande, um cascudo e tudo se resolve, olhando pra elas, q sao nosso comeco como pessoas, q todos passam, ve-se q eh natural. Torna-se um presente de grego mais tarde, quando comecamos a nos envolver com outros da nossa faixa etaria mais avancada e as ideias comecam a ser levadas um tanto mais a serio. A partir dai o mundo comeca a entrar em conflito com vc e vc com ele, o resto eh desenvolvimento disso.

2007-01-31 17:51:57 · answer #4 · answered by Hardkito 6 · 1 0

A razão teve inicio no jardim do Edém.
Quando Adão e Eva comeram o fruto proibido.
Ai o ser humano tomou conciência que cada ação
tem que ser movida pela reflexão e não pelo impulso momentaneo...

2007-01-28 17:40:50 · answer #5 · answered by Kris Fat 2 · 1 0

Olá Pedro,
Primeiramente gostaria de comentar, que eu não tenho convicção de que a existência da Razão, tenha sido benéfica. Acho que se me fosse dada a opção de escolha, eu dispensaria.
Acho que a Razão, no ser humano, não surgiu de uma só vez, e sim foi evoluindo. Sendo assim a Razão, ou a consciência, foi aflorando juntamente com o desenvolvimento material. O uso do cérebro com os fatos materiais, fez o mesmo se desenvolver, e aos pouquinhos fomos adquirindo cada vez mais a consciência da mundo e da nossa existência.

2007-01-28 17:23:12 · answer #6 · answered by B@TOCO 4 · 1 0

Pedro....

Acredito na capacidade humana de se superar....., o universo a natureza possibilitou sua transformação e toda transformação existente até o momento foi criação do homem, isso prova que estamos em constante evolução...., porém nem todos tem a mesma finalidade e propósito...., (para ser sincero acho que o único momento em que todos pensam a mesma coisa é quando o semáfaro está com o sinal amarelo piscando todos pensam a mesma coisa em serguir em frente)...., contudo acredito também que para cada descoberta deve se pençar nas consequências....
Quanto a razão...., não sei, acho que nunca a teremos por completo se não em partes a ponto de ser questionadas, sempre vai faltar alguma coisa.... exigindo um pouco mais do ser humano e sua surpriendente capacidade.....

Espero ter ajudado...., um abraço.

E...

2007-01-28 15:03:57 · answer #7 · answered by Ráffa 2 · 1 0

Pedropmt como falei ai em cima...rsrsrs olha eu de novo aqui respondendo...sim mais como falei ai,muitos acreditam que o homem era como nos filmes descrevem os homens das cavernas...quando Deus criou o primeiro homem que foi Adão ,o já fez interligente e com equilibrio mental sobre tudo...Adão foi o que deu nomes a todas as criaturas,pensa ai,será que o homem não tinha razão!?.
bjus e sua pergunta é dez.
.

2007-01-28 14:17:53 · answer #8 · answered by zelia_cns 2 · 1 0

Pedropmt não é presente de grego,mais te falo,é presente de Deus...
veja:

Genises capitulo 1 e 2....vc vera que o homem é uma criação de Deus e que a razão Deus já tinha feito o homem com ela,ele n~]ao era bobão como muitos pensam que os homens eram,"tempo das cavernas" como muitos dizem.
bjus
.

2007-01-28 14:13:42 · answer #9 · answered by manancial 3 · 1 0

a razão surgiu quando o homem tomou consciência de si mesmo e olhou o mundo além do horizonte.e se perguntou quem sou eu ? o que eu sou? da onde vim para onde eu vou? será que simplesmente apareci no mundo ou alguém me criou?
até hoje o ser humano procura a resposta para essa pergunta,algumas ele acha que as encontrou, mas sempre resta a dúvida se elas estão corretas.(o gera frustração).daí ela parecer presente de grego!!

2007-01-30 19:48:41 · answer #10 · answered by rmaraes 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers