isso é certissimo!....o brasil se crescer, para por falta de energia!......só tem uma coisa...e esse porém vai com ceteza desclassificar a minha resposta como a melhor....voce esqueceu de uma coisa, ou na melhor das hipoteses naum sabe ou alguem q esta teleguiando voce naum te informou......em 1985 o ministro das minas e energias do governo Sarney, Aureliano Chaves, já indicava esse cenário, dizia q o brasil estava em deficit energetico e precissava investimentos no setor, ninguem deu bola, pois hidroeletrica ou termoeletrica naum da voto, ou seja dá sim, mas naum em uma escala significativa pra definir uma eleiçao...agora estamos em 2007, menos 1985, saum...deixa eu ver....pela matematica muderna....hâää...huummmm....mais ou menos....22 anos se naum erro as contas...se eu tenha errado, por favor de um desconto por q eu sou um despreparado para isso...eu explico sou economista...sabe...aqueles que naum fazem planejamento enaum entendem de macroeconomia como voce diz q entende.....entaum se as minhas contas estaum exatas, nesses 22 anos tivemos....mais ou menos hâäää...huummmm,,,...deixa eu ver.....Sarney, Collor/Itamar, FHC1 e 2 e Lula1 e começando o segundo entaum por bom senso, se isso é permitido, naum deve ser levado em consideraçao.....saum cinco governos no total considerando o atual.....mas se a carapuça foi feita pra um pé petista......entaum devemos subtrair 1 e ficam 4 governos, ou seja 18 anos......tucurui foi feita em 10 anos e itaipu mais ou menos nessa faixa......entaum restam 8 anos.....????
sera q foi só por culpa de planejamento isso??
será q foi só por desconhecimento macroeconomico???
será q nesses 18 anos o PT foi responsável pela direçao da economia e do planejamento nesse país???
pelo q eu saiba....naum....
....ou eu to muito mal informado...
...ou aí na sua pergunta cheia de frases de efeito de cunho tecnocratico e lugar comum, tem um q de tendenciosidade pastoral do "Renascer em FHC" e messianismo PSDBosta e de PegoemFLagrante....se naum me engano...pesquise um pouco mais antes fazer uma constataçao plausivel como a q voce fez, para talvez se isso lhe interessar, deixar mais claro qual foi o historico de nos levou a esta situaçao....e naum esquecendo q antes do sarney tivemos 25 anos de ditadura militar e o governo sarney foi o continuismo civil da ditadura em sua fase final...ai a conta aumenta.....a cartola diminui, o coelho vira assado e o magico some!
2007-01-28 06:42:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Voltamos ao mesmo problema da credibilidade política,que para além das questões éticas comporta necessariamente questões de foro técnico,que devem ser sempre precedidas das questões político-ideológicas,que não garantem só por si desenvolvimento sustentável.Na verdade é um problema bastante comum não só no Brasil mas na maioria dos países em vias de desenvolvimento,tanto em países subdesenvolvidos de todo(pobres) em que as classes políticas normalmente norteiam-se um função de demagogias populistas,de curto prazo,sem que se ataquem e combatem as causas profundas dos seus bloqueios ao progresso de suas sociedades.Penso que o único objetivo de um qualquer governo é levar o desenvolvimento sustentável aos povos,o que para que isso ocorra tem necessariamente de ter cobertura e suporte técnico.Não se trata aqui de se pretender excluir-se a tecnocracia,mas filia-la a democracia como meio de garantir eficiência e profissionalismo.O que temos visto é uma preocupação exclusiva ao eleitorado instantâneo,com paliativos demagógicos,que não resolvem antes protelam a solução dos problemas,não só do governo de Lula,situação mais típica dos países subdesenvolvidos,onde subsiste um elevado índece de analfabetismo funcional e não funcional,onde existe pouca ou nenhuma informação,ou ainda distorcida e mal compreendida pela maioria até em lugares executivos que é ainda muito mais grave para esse tipo de sociedades.Logo é ai onde nasce o problema da PAC,de Lula,onde na verdade,ainda não existem garantias de da sua operacionalidade eficaz,dentro pelo menos dos prázos propostos.Os demandatários da macro(economia como um todo) e micro(individualizado) que necessitam basicamente de crescer com estabilidade,tem primeiro de garantir os presupostos desse crescimento,que assentam na auto-suficiência energética,seu maior incremento,ou por via interna ou externa,infraestruturas produtivas e qualificação diferenciada,reformas tributárias e legais,estabilidade monetária e inflacão,romper barreiras comerciais no plano externo.Atração de investimento tem ser precedida de um planejamento mais consistente e global(macro) capaz de ter suporte e eficiência nos seus resultados.Simplesmente o governo Lula esta mais inclinado para a demagogia e o populismo sem suporte e credibilidade,sem grande clareza técnica e tampouco ética,onde muito,tem ele mesmo falhado.A substituição do emprego e educação informal sem base e objetivos econômicos e desenvolvimentistas,por outros mais diferenciadores,é um objetivo necessário que a equipe de Lula ainda não foi capaz de justificar.
2007-01-29 08:19:25
·
answer #2
·
answered by Marcos S 3
·
1⤊
0⤋
O tal do PAC é só uma maneira de recuperar o mensalão!
Não leram comentários disso nos jornais?
2007-01-28 16:54:12
·
answer #3
·
answered by Juninha. 7
·
1⤊
0⤋
A maior parte dos recursos do PAC está destinada exatamente para a energia, com a aceleração da Hidrelétrica do Xingú e aceleração dos projetos de captaçào de gás das bacias de Campos e Santos, para nos livrar da dependência da Bolívia. Ao menos, no papel, essa é a intenção. O que mais me admira, ser eu um anti-partidário, ter que escrever coisas que os Petistas deveriam, tal seu despreparo, no concernente à leituras que não sejam folhetins de propaganda. Até nos momentos, ao menos teoricamente, que teriam argumentos para defender o governo, são incompetentes.
Como brasileiro, espero que o PAC-Prog de Aceleração do Crescimento, não se transforme no Programa de Afanação do Contribuinte, como sempre acontece nesse país.
Mas não esquente a cabecinha: já teremos a volta do apagão aéreo. Esse país só vive sem crises, em paz, quando o governo está em férias...
Quanto ao fato de um colega responder que Estadão não é fonte confiável: já procurou saber qual o único jornal do Brasil que enfrentou toda a ditadura, que burlava a censura com receitas de bolos misturadas com notícias? Pergunte ao Lula , ele conhece bem. Interessante, como a esquerda é ingrata, tudo que 'não fala bem do governo, mesmo as verdades, não é confiável. Deve ser o Carta Capital....
procure se inteirar da história do Brasil , para descobrir quem é quem... procure saber em que revista , sob censura, na Ditadura, Lula aparecia e dava entrevistas. Depois uma turma não entende porque até o barbudo está virando as costas para a ala dos alucinados de carteirinha..
Ingratidão histórica não tem perdão!
2007-01-28 15:43:37
·
answer #4
·
answered by Gilberto C 5
·
1⤊
0⤋
Claro que há risco sim, mas você conhece o significado da palavra risco!
Você mesmo relata que há risco SE as usinas não ficarem pronta...
Ou seja, o melhor é não crescer e não fazer usina, para não correr risco...
E lá reporter do estadão e fonte isenta que se preze????
2007-01-28 14:04:54
·
answer #5
·
answered by Nabosantos 7
·
1⤊
0⤋
O PESSOAL LA EM CIMA, NÃO QUE SABER DE APAGAO, ELES VÃO TER UMA DESCULPA PARA DAR, CERTAMENTE NÃO SERÁ CULPA DELE, E SIM DO FHC.
2007-01-28 14:01:14
·
answer #6
·
answered by BUCAINA 7
·
1⤊
0⤋
Sim pois, a maioria das usinas de energia do Brasil já não tem mais condições de suprir a demanda que cresce. O Brasil é um dos países que mais precisa de investimentos em infra-estrutura do mundo para crescer e que tem condições de crescer. É uma pena que os governantes prefiram não ver isso. Mas, o governo sabe que esses números serão dificeis de se alcançar e, sempre vai ter uma desculpa como o dólar, o petróleo, a China, as estradas esburacadas, a própria falta de energia elétrica e outras coisas que o país deveria ter investido para poder crescer e competir com outros países mais industrializados.
2007-01-28 13:33:04
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
O que se pode esperar de um plano que tem como premissa e objetivo crescimento de 4,5% do PIB em 2007?
Dizem que Deus é brasileiro... É a única esperança que nos resta!
2007-01-28 13:29:33
·
answer #8
·
answered by podocarpo 7
·
2⤊
1⤋
Isso pode ser verdade, mas eu não posso afirmar porque não sei a que capacidade estão funcionando as usinas, mas um 4 % é muito e com certeza vai requerer mais energia elétrica.
2007-01-28 13:27:49
·
answer #9
·
answered by Os Okampas 7
·
1⤊
0⤋
Se tudo que o pretendem fazer , dentro de uma escala normal e, os economistas e jornalistas deixarem , de provocar ondas,creio que não deverá existir apagão.,como houve no governo passado,por imprevidencia.-errar é humano-
2007-01-28 13:45:02
·
answer #10
·
answered by delauromarques 6
·
1⤊
1⤋