Você se refere ao famoso "jeitinho brasileiro"? Pois eu acho que esse é um dos pontos que acabam com o Brasil.
A maioria das pessoas, quando vêem uma oportunidade (mesmo que ilegal, imoral e aética) de dar-se melhor em determinada situação, não titubeia e simplesmente age. Dentre outros motivos, isso se deve ao fato de que todo e qualquer exemplo que eles têm (dos políticos, por exemplo) dão o "aval" ou servem de estímulo.
Muita gente deixa de fazer o que pensa ser correto por achar que "não fará diferença", ou então, que essa diferença será pífia ante tudo o que vê acontecer. Acho que esse é o ponto onde essas pessoas erram, pois, como disse E. E. Hale, "(...) não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
Particularmente, tento não corromper nada nem ninguém no meu dia-a-dia. Porém, isso já nos remete à outra questão: ninguém é incorruptível? - tema para outra discussão?
Espero ter contribuído.
2007-01-28 02:00:04
·
answer #1
·
answered by Fernando Botelho 2
·
0⤊
1⤋
ser politicamente correto hoje é ser corrupto e dizer que apoia tds os meios para diminuir a poluição.
2007-01-28 04:08:17
·
answer #2
·
answered by Fábio D M 2
·
0⤊
0⤋
É viável, elogiável e necessário. Sem um princípio ético melhor continuaremos com o que temos hoje: uma ética do sucesso e o princípio ético de levar vantagem em tudo.
Por conta dessa ética e desse princípio, vivemos uma crise em diversos âmbitos da atuação humana, tais como: o ecológico (as reservas ambientais podem esgotar pelo mal uso e os desastres naturais já estão ocorrendo); a social (grande parte da população mundial está condenada à fome, à miséria, vivendo sob condições subumanas); a espiritual (as doenças da pesiqué mais comuns em face do individualismo são a depressão e a solidão profunda); política (coma ética do sucesso, enfretamos hoje um quadro imenso de corrupção, clientelismo, nepotismo etc).
Assim, ser politicamente correto é, antes de tudo, extremamente necessário e urgente para uma melhoria das nossas vidas e também para a melhoria da biosfera, da política, da espiritualidade, da sociedade e, desse modo, também do ser humano.
2007-01-28 03:53:39
·
answer #3
·
answered by Mr. W. 2
·
0⤊
0⤋
Ser politicamente correto não significa necessariamente ser correto, até porque muitas regras do correto "politiquês" não passam de rematadas tolices. Exs.
1. deveriam ser empregadas as expressões "pessoa de cor" ou "morena" para se referir a uma pessoa negra, como se ser negro fosse um defeito. Há igualdade racial, ou não? Se há, ser negro, ou branco, não é defeito, nem qualidade;
2. seria politicamente incorreta a expressão "deficiente físico", o politicamente correto seria dizer "pessoa portadora de deficiência" ou simplemente PPP.
A meu ver, mais devemos preocuparmo-nos em ser corretos do que em ser politicamente corretos.
Mas, afinal, o que ser correto?
Não tenho a pretensão de poder responder a essa pergunta, mas, como mero subsídio, segue prudente recomendação:
"NÃO CREIA em coisa alguma pelo fato de lhe mostrarem o testemunho escrito de algum sábio antigo;
NÃO CREIA em coisa alguma com base na autoridade de mestres e sacerdotes;
AQUILO, PORÉM, que se enquadrar na sua razão e, depois de minucioso estudo for confirmado pela sua experiência, conduzindo ao seu próprio bem e ao de TODAS AS COISAS VIVAS;
A ISSO aceite como verdade;
POR ISSO, paute sua conduta." (G. B.)
2007-01-28 03:40:08
·
answer #4
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
0⤋
Na verdade não é uma questão de ser politicamente correto. É uma questão de ter ou não princípios...
2007-01-28 02:52:54
·
answer #5
·
answered by Serginho Nacional 1
·
0⤊
0⤋
Chegamos a um ponto em que ser politicamente correto transformou-se em ser idiota, imbecil; mas mesmo assim vale a pena fazer a nossa parte, é muito bom ter a consciência limpa, a certeza do dever cumprido. Mesmo na luta pela sobrevivência na selva da marginalização, dos valores perdidos, podemos sim conseguirmos ser politicamente corretos, mesmo arriscando-nos a ser esmagodos pela grande maioria.
2007-01-28 02:16:44
·
answer #6
·
answered by zilmariafigueiredo 1
·
0⤊
0⤋
Ser politicamente correto hoje é necessário. Não estamos mais naquela Era Paleozóica que roubar comida e enganar os outros eram meios de sobrevivência. Nem no Feudalismo onde as moradias eram alguns vilarejos, oque facilitava o auto controle por uma outoridade e com êxito. O problema é que os atuais políticos não querem "ver" isso.
2007-01-28 02:14:38
·
answer #7
·
answered by Phoenix ♂ 6
·
0⤊
0⤋
Nem filosofia e nem sobrevivência.
A questão é a quem você obedece.
ao mundo ou a Deus criador dos céus e da terra.
um abraço.
2007-01-28 02:12:40
·
answer #8
·
answered by NP 6
·
0⤊
0⤋
Não só é viável como desejável! Mas para isso é preciso que a vida já tenha te dado umas lições e teu jogo de cintura já esteja treinado! Com o tempo tudo se aprende!
2007-01-28 01:54:08
·
answer #9
·
answered by PP 6
·
0⤊
0⤋
Claro que não. As exigências são falsas, todo mundo sabe disso.
2007-01-28 01:46:52
·
answer #10
·
answered by La鲣io M 1
·
0⤊
0⤋
A razão sobrepõe qualquer idéia negativa e diabólica.
2007-01-28 01:44:44
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋