E quanto ao caso da adolescente Vanessa Silva da Costa, 17 anos, que foi morta na madrugada de domingo, 21/01/07, em Porto Alegre (RS), supostamente por ter recusado um convite para dançar, segundo a versão de testemunhas?
Ela estava com o irmão, Eduardo, 13 anos, em uma festa no bairro Jardim Carvalho, quando foram ouvidos tiros.
Levada ao Hospital São Lucas da PUCRS, não resistiu ao ferimento no lado esquerdo do peito.
Seu irmáo Eduardo levou um tiro de raspão e foi levado ao Hospital Cristo Redentor, sendo liberado pela manhã do mesmo dia.
De acordo com testemunhas, o suspeito, já identificado, teria convidado Vanessa para dançar, recebendo não como resposta.
Inconformado, saiu e retornou armado minutos depois. Antes de atirar, teria refeito o convite. Diante de nova negativa, sacou a arma e atirou, de acordo com informações do jornal Zero Hora.
A BANALIZAÇÁO DAS MORTES VIOLENTAS NO PAÍS é prova contundente DO DESPREZO DE NOSSA SOCIEDADE PELA LEI, E PELA VIDA HUMANA?
2007-01-28
00:25:20
·
12 respostas
·
perguntado por
heitor_goulart
1
em
Governo e Política
➔ Lei e Ética
Ué e em que cargas d'água a pena de morte ajudaria a impedir a morte dessa moça?
Alguem que responde a recusa a uma dança com um tiro nao vai se intimidar com a perspectiva de perder a propria vida. O que provavelmente aconteceria é que como ele iria cometer um crime que o levaria a morte, ele decidisse cometer esse crime de uma maneira mais cruel (e daí em vez de só da um tiro ele aproveitava estuprava e torturava).
É isso que acontece nos paises onde é implementada a pena de morte. Imediatamente apos a implementaçao a criminalidade oscila para baixo, depois volta a sua curva anterior de crescimento mas os crimes se tornam muito mais crueis.
A pena de morte contribui justamente para banalizaçao da vida que vc falou. Na cabeça do criminoso, caso exista pena de morte, depois da primeira tanto faz matar mais cem. Ele ja esta condenado a morte.
Pena forte nao muda a cabeça de criminoso nenhum. Ela bem aplicada pode desestimular os bandidos de ocasiao, mas aqueles que veem no crime a unica resposta nao vao se deixar abater.
Combater a cultura do crime é muito mais produtivo do que isso. E combater tambem a miseria & cia, que nao obrigatoriamente levam as pessoas ao crime mais deixam o horizonte para elas bem mais cinzento...
2007-02-01 11:30:22
·
answer #1
·
answered by ladytron 4
·
1⤊
0⤋
veja bem ...a pena de morte acelera o bem estar do réu. acho q prisão perpétua com trabalhos forçados, voluntário em serviços sociais,estudo monitorado de ética e civilidade, constituição e direitos humanos,ajuda financeira do trabalho q ele fizer á familia da vítima
2007-02-01 00:21:51
·
answer #2
·
answered by didi_767 6
·
2⤊
0⤋
Não precisa ter pena de morte para se fazer justiça, o problema está em nossas leis que são falhas, feitas por políticos corruptos. Não vai adiantar ter pena de morte se continuar a ser mal usada. Um sujeito desse precisa ficar preso o resto da vida trabalhando duro. Mas a lei não funciona, e a pena de morte tb. não vai funcionar.
2007-01-31 12:45:33
·
answer #3
·
answered by SOU PALHAÇO MESMO 3
·
2⤊
0⤋
Sabe o que acontece?
Bandido e menor é moeda de troca para político.
Se segurança, educação e saúde funcionasse no nosso pais nós não precisaríamos deles.
Eles vivem é exatamente deste triângulo quebrado.
Não temos a pena de morte porque não interessa a eles.
Não temos a redução de idade penal porque reduziria drasticamente o numero de eleitores.
E não acabam com a obrigatoriedade do voto porque eu, você e 90% do Brasil não iria la, pois ninguém acredita neles, vamos porque somos obrigados.
Eu sempre digo nosso pais não precisa de mais presídio e sim de menos preso, tirando dinheiro do nosso bolso em impostos.
Sai mais barato mandar tudo para a vala, é so matar.
Mas plebiscito para saber de armas foi feito "coisa que todo mundo sabia que não ia dar certo", mas te perguntar sobre a pena de morte eles não querem, não interessa.
Eles andam em carro blindado e com segurança eu e você de TL "trem lotado".
E tenha certeza eles sabem disto tudo.
Um abraço.
2007-01-29 08:09:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Sou a favor nos caso acima mencionado, nos casos de estrupo seguido de morte, sequestro de qualquer natureza. Agora com a nossa justiça falida, juizes e advogados corruptos que campeam o judiciário, não funcionaria. Nosso Brasil precisa de homens honestos, éticos para que as leis sejam compridas com justiça.
2007-02-04 12:21:36
·
answer #5
·
answered by Antonino F 2
·
1⤊
0⤋
Claro que não!!!! Como poderíamos mandar matar alguém num país onde prendem um pedreiro por 8 anos, ( por estupro)só depois descobrem que ele é inocente...(aconteceu em MG) e vários outros casos Brasil á fora... Sou contra pena de morte, mas se isso entra em discussão primeiramente deveríamos ter uma justiça mais eficiente! Nosso povo está tão sedento de justiça que fica cego e desconsidera muitas provas e evidencias... e isso não teria concerto se tivéssemos pena de morte! Sou a favor de se cortarem as mãos dos politicos corruptos, afinal eles é que são responsáveis pela saúde mental e física do povo, e de se cortarem as pernas desse moleques idiotas que, dirigim bêbados, pegam carro fazem pegas e matam!!
2007-02-02 23:51:14
·
answer #6
·
answered by In- de inconveniente 6
·
1⤊
0⤋
Não vejo motivo para não ser aplicada, a pessoa que mata merece morrer ate mesmo porque no Brasil não existe presídio, e quando alguém fica preso vc já viu o preço que ele fica por mês? o Lalau por exemplo vai custar 400 mil reais por mês, e quem paga? eu, vocês e todos os cidadãos brasileiros.
2007-02-02 04:11:37
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Olá Heitor,
Nos termos do Art. 5º, inciso XLVII da CF/88:
XLVII - não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados;
d) de banimento;
e) cruéis;
Como não estamos em "guerra declarada", por enquanto a pena de morte não pode ser aplicada no Brasil.
Quanto ao caso da utilidade e eficácia da pena capital (ou mesmo da prisão perpétua), como sempre digo por aqui: Não se conserta um país com papel e tinta (leis), nem com ameaças (pena de morte, por exemplo). Nossos problemas são muito mais complexos do que algumas linhas, votações e aprovações.
Precisamos de oportunidades (para todos e em iguais condições de acesso), para evitar que o caminho do crime, para muitos, seja o único. Se isso for feito, a porcentagem de criminalidade será a usual de qualquer outro país (afinal, há criminalidade, com ou sem penas).
Se a pena de morte fosse a solução, nos países que a tem o povo já "Viveria feliz para sempre".
B-jos para todos.
2007-01-29 00:24:36
·
answer #8
·
answered by Si 7
·
1⤊
0⤋
Acredito que não pode ser aplicada em parte nenhuma !!!!!
2007-01-28 11:51:24
·
answer #9
·
answered by sem fim 6
·
1⤊
0⤋
Acho que a não implementação da pena capital no Brasil é uma questão muito mais política do que legislativa ou social, sabe por que?
Que político, em sã consciência, seria capaz de propor uma nova constituinte, visto que a proibição à pena de morte é cláusula pétrea, conforme teor do artigo 62 da CF?
Imagina quantos dias ele viveria até ser perseguido e morto por bandidos das facções criminosas?
2007-01-28 08:55:37
·
answer #10
·
answered by Samy 4
·
1⤊
0⤋