English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se o ensino fosse como na época em que seus avos estudavam( com 4 meses de férias( o mes de dezembro, janeiro , fevereiro e julho) Nessa época cursino quase nem se via falar(era para os ppp,papai pagou passou) O ensino apesar de ser aplicado de forma rudimentar tinha muito mais qualidade, pois os alunos voltavam sempre descançados e com muita garra para estudar. E os professores estes nunca se extressavam, sempre traziam novidades para sala de aula. Para os pais só alegria, seus filhos sempre "passava" de ano e com ótimas notas. Todo mundo sabia fazer conta, sabia ler e escrever.

2007-01-27 19:24:25 · 13 respostas · perguntado por Sylvio sidnei b 1 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

13 respostas

Eu estudei na época dos quatro meses de férias por ano, mas vou dizer uma coisa: no restante do tempo, eu estudava MUITO!!! Havia MUITO dever de casa, MUITA exigência, MUITA cobrança.

Ninguém embaçava o período letivo com esse politicamente correto de hoje: sem traumas, sem notas vermelhas, sem muito dever de casa, sem recuperação (hoje se fala "reforço"). A gente tinha que ler muito, fazer muito exercício, anotar tudo em aula, pesquisar por fora, se esforçar muito. Calculadora, nem pensar! Literatura? Um livro por semana, no mínimo. Leitura de jornal praticamente obrigatória, para poder começar a entender Geografia. Os professores não tinham medo de repreender, dar volume extra de trabalho, exigir e meter a caneta vermelha. Estudei em colégio particular a vida toda e vi muitos colegas serem reprovados ou acabarem em recuperação, no final do ano.

Não sei por que se diz que o ensino antes era aplicado de forma rudimentar. Tinha método, pedagogia e, pelo que posso avaliar hoje, bastante eficácia. A gente era alfabetizado no pré-primário, entrava no primário já lendo e saía do segundo grau pronto para se profissionalizar na universidade. O revisionismo da última década pôs tudo isso a baixo. Acabou com o que funcionava e criou essa coisa disforme de hoje em dia. O resumo é exatamente antes: antes, todo mundo ao menos sabia fazer conta, ler e escrever.

2007-01-27 20:36:52 · answer #1 · answered by Ana 2 · 0 0

Hoje as exigências de conhecimentos vão além de fazer contas e decodificar letras. O mundo exige mulheres e homens capazes de tomar decisões, trabalhar em equipe, autônomo, criativo, leitor e produtor de conhecimento e não um ser passivo. E ainda capaz de adaptar com facilidade às mudanças que a evolução social hoje exige mas, sem perder a dimensão humana, do EU, da pessoa no mundo globalizado. A escola precisa atentar para isso. Conteúdo você aprende lendo, na internet, em livros. O aluno quer ser orientado como ele pode fazer isso e como interpretar essa realidade tão diversa em que ele se encontra.

2007-01-28 00:27:30 · answer #2 · answered by Rose Sucupira 1 · 0 0

Ha que saudades!
Voces sabem que eu não troco, até hoje, o meu primário e o liceu(ginásio), pelo ensino básico ou médio ou seja lá o que existe hoje?
Nunca vou me esquecer, que umas colegas da minha filha fazendo o primeiro grau, na última série, não sabiam a tabuada! Nem tirar a prova dos 9? Lêr, era e ra uma vêz . Catando as letras. Me poupe!
Chamar as velhas professoras JÁ!
Reforma do ensino, mas retrocedendo a uns 45 anos atraz.

2007-01-27 21:50:02 · answer #3 · answered by virgentina55 6 · 0 0

concordo com a Ana

2007-01-27 20:51:21 · answer #4 · answered by frida 2 · 0 0

O mundo está evoluindo não sei se para melhor ou para pior. O ensino necessita levar uma reviravolta total, porque se perde muito tempo estudando o que se pode aprender fora de classes de aula.

Acho que a figura tradicional do professor deverá acabar, sendo substituida por professores virtuais, e que cada aluno escolherá as matérias que desejar por opção de "curricula" virtual. As provas de verificação de aprendizado, apenas perguntarão o essencial e não perguntas que, sob a capa da inocência, se destinam a "pegar" os desprevenidos ...

Um abraço

2007-01-27 20:40:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Na minha opinião a culpa maior do desinteresse da juventude pelo estudo é da MÍDIA, que enche a cabeça deles com idiotices importadas. Elas podem até ajudar a juventude dos países de onde se originam, mas como não se adequam à nossa realidade sócio-cultural-econômica, nossos jovens ficam como que alienados da necessidade de aprendizado sério.

2007-01-27 19:58:48 · answer #6 · answered by Argo 4 · 0 0

Na minha infância, as escolas que eu estudei ainda tinham 4 meses de férias anuais.
Acho que isso influência pouco, vai de cada um gostar de estudar ou não. Da mesma forma que o professor pode ter amor pela profissão ou dar aulas simplesmente pq precisa trabalhar e não consegue outro emprego.
No tempo de nossos avós, o estudo era menos valorizado. Pra conseguir um bom emprego, ter escolaridade não era tão importante como nos dias atuais.
O mundo evolui, a ciência evolui, para conseguirmos acompanhar, precisamos estudar muito e por isso a carga horária nas escolas aumentou.
E só com educação, poderemos alcançar um futuro melhor.
Não precisamos estudar menos, o que precisamos é de professores mais bem preparados, melhor remunerados e mais motivação nas escolas.

2007-01-27 19:40:52 · answer #7 · answered by Jhosy 4 · 0 0

na verdade o mundo mudou, hoje vc nao precisa tirar nota boa em historia pq historia nao vai te dar um emprego de 10 mil por mes, nem geografia, tampouco estudos sociais, geometria, ospb, fisica, etc... hoje se vc é bom em informatica, tem papo pra convencer pessoas a comprarem determinado produto, etc... vc cresce na vida sem sequer passar de ano na escola. tenho amigos q tiravam so 10 e hoje os caras estao muito mal de vida. eu passei em concurso publico federal, simplesmente pq peguei uma apostila e a levei a serio, nao precisei nem fazer curso algum. nao acho q o ensino era melhor ou pior, acho q as pessoas hoje sabem q a escola nao da suporte algum para o futuro como dava em geracoes passadas. me responda uma coisa, eu tirava notas entre 7 e 10 na escola... q empresa pede o historico de notas para um candidato a uma vaga hoje??? eles te perguntam o seguinte: QUANTOS ANOS VC TEM DE EXPERIENCIA NO CARGO? se vc responder: 5 ANOS, vc esta empregado... diploma? cursos? notas? isso pra eles nao conta nada.

2007-01-27 19:38:25 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Creio que os estudantes iriam adorar...
Seria realmente muito menos estressante!
Desde que se atinja a carga horária, e as matérias sejam ministradas com responsabilidade pelos professores.
Os alunos, com certeza acompanhariam o ritmo.
Não se aprende sob pressão e sim com o uso do interesse e da responsabilidade!
Abraço!!!

2007-01-27 19:30:05 · answer #9 · answered by ★SILVER★★★★ 7 · 0 0

Olha acho que podia ser bom,tirando esse ppp seria bom um pessoal bem aplicado nas aulas passar com notas boas..quem sabe um dia podemos fazer um teste
abraço

2007-01-27 19:29:54 · answer #10 · answered by harumy 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers