English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Apresentar as características do liberalismo clássico e suas principais diferenças com a política neoliberal.

2007-01-27 08:56:09 · 3 respostas · perguntado por C.R.O. 1 em Ciências Sociais Economia

3 respostas

O Liberalismo Clássico surgiu na França e um dos seus expoentes foi Jean Jaques Rousseau, o qual defendia a idéia de IGUALITÉ, LIBERTÉ, FRATERNITÉ (igualdade, liberdade e fraternidade). As idéias Liberais da França se espalhou pelo resto do mundo. Só que nos Países desenvolvidos, os chamados Países de Primeiro Mundo, as idéias de Rousseau e outros defensores do Liberalismo, foram bem aplicadas e realemnte se desencadeou uma sensação na Sociedade de Bem estar social (a política do Leisse Faire). Mas eles queriam implementar as mesmas idéias em Países Subdesenvolvidos, ou os chamados Terceiro Mundo, onde as condições de Infra-estrutura e de Superestrutura não viabilizaram a Política de Bem Estar Social, ou seja, não se concretizou o TRIPÉ DO LIBERALISMO: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. O fenômeno se deu por caus do domínio e ganância dos Países Desenvolvidos, ou Colonizadores e ainda pela falta de estrutura e conscientização do povo colonizado. Entre o Primeiro Mundo e o Terceiro Mundo, ainda havia o Segundo Mundo, onde se abrigavam os Países Comunistas que não aderiram ao Capitalismo Ocidental. Nesse contexto, se noticiava que nos Países Comunistas havia um Estado de Bem Estar Social, cuja meta o Liberalismo não conseguiu atingir. Após as duas grandes Guerras Mundiais, o Mundo ficou bipolarizado, instalando-se a Guerra Fria: de um lado a União Soviética liderando os comunistas e do outro lado os Estados Unidos liderando os capitalistas. Durante a Guerra Fria, instalou-se governos ditaroriais em vários países do Mundo e principalemente na América Latina, como as Ditaduras Militares que procuravam passar uma falsa sensação de Bem Estar Social, que foi sucumbido no período pós GUERRAS, que antes se pregava no Liberalismo.
O Neoliberalismo teve aspectos políticos e econômicos, refletindo um desejo de retorno ao Liberalismo anterior às Guerras, mas multifacetado com ingredientes de Globalização, formação de grandes Blocos Econômicos, como União Européia, Mercossul, Opep, OEA, ONU entre outros. O Neoliberalismo veio para desmascarar o Comunismo, mostrando a sua fragilidade diante de um mundo globlaizado, mas também desnudou as mazelas existentes no Mundo Ocidental, principalmente em Países pobres e em Países Emergentes, aparecendo grandes bolsões de pobreza e formando-se um abismo intransponível entre os Ricos e os Pobres. Resumindo então, o NEOLIBERALISMO nada mais é do que um retrocesso, uma tentativa de se voltar ao LIBERALISMO CLÁSSICO, já que o SEGUNDO MUNDO desaparecera diante da sucumbência do Comunismo.

2007-01-27 10:13:28 · answer #1 · answered by violet 2 · 0 0

O liberalismo clássico teve suas origens com Jonh Locke e Adam Smith .O primeiro ao pregar a liberdade individual do cidadão , e as prerrogativas do mesmo ante o Estado , e Adam
Smith ao estabelecer as bases do Capitalismo, baseando-se no livre mercado e na concorrência. O Neo Liberalismo é simplesmente o liberalismo clássico, tendo a democracia como componente complementar da mesma. A razão do Neo se deu mais, em função do intervencionismo Estatal na economia após a crise de 1929, baseado nas teorias de Keynes, que predominou como política econômica até a década de 80, quando se esgotou como modêlo , embora muitos ainda vejam a mão do Estado como mais eficiente que a dos mercados.

2007-01-28 05:37:50 · answer #2 · answered by Claret. 6 · 0 0

ENTRA NO WWW.GOOGLE.COM.BE E DIGITA OS DOIS, LÊ E COMPARA.

2007-01-28 00:25:24 · answer #3 · answered by patricia v 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers