WAW, que poder, que política, que globalizante sua pergunta. hehehhee. Mas que graça têm as perguntas fáceis, não é? Vou arriscar.
Começando por política, diria que é o resultado da tentativa de conviver em sociedade. É algo inevitável. Se convivemos em sociedades (grandes ou pequenas) haverá política, isto é, haverá sempre uma pessoa tentando convencer a outra de que o melhor é fazer o que ela (essa mesma pessoa que tenta convencer a outra) quer. Isso resulta em uma intrincada malha de relações de poder.
Então, chegamos ao poder. O poder é exatamente a quantidade de resultados positivos auferidos. Por exemplo. Aqui no YR, tem mais poder quem tem mais pontos, exatamente porque foi um melhor político, já que isso aqui é uma comunidade.
E a globalização? Bem, eu diria que essa é um fenômeno que começou com as grandes navegações e se tornou mais e mais forte com a alta tecnologia. E em que consiste? Consiste exatamente no fato de que houve, gradativamente a princípio e agora mais rapidamente, uma ampliação das comunidades locais em uma espécie de grande comunidade mundial (ou global, de onde a palavra). Ao invés de vivermos isolados em pequenas "aldeias", vivemos em uma enorme "aldeia global" já que comercializamos, viajamos, falamos por todo tipo de meio de comunicação com toda parte do mundo.
Ok? Fui bem?
Abç
2007-01-27 06:51:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
resposta
poder=(do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domÃnio, da influência ou da força.
A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder polÃtico, entre outros. Foram importantes para o desenvolvimento da atual concepção de poder os trabalhos de Nicolau Maquiavel, Michel Foucault, Karl Marx, Max Weber e Friedrich Nietzsche.
Dentre as principais teorias sociológicas relacionadas ao poder podemos destacar a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo, o marxismo, etc.
A polÃtica define o poder como a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder polÃtico, quando reconhecido como legÃtimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder polÃtico distinto desta e que até se lhe opõe, como acontece na revolução ou nas ditaduras
PolÃtica=O termo polÃtica é derivado do grego antigo ÏολιÏεία (politeÃa), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "ΠολιÏεία" (PoliteÃa) .
O homem é um animal polÃtico
Aristóteles
Acepções
Em seis acepções, senão mais, é entendido e empregado o termo polÃtica.
* No uso trivial, vago e à s vezes um tanto pejorativo, polÃtica, como substantivo ou adjetivo, compreende as ações, comportamentos, intuitos, manobras, entendimentos e desentendimentos dos homens (os polÃticos) para conquistar o poder, ou uma parcela dele, ou um lugar nele: eleições, campanhas eleitorais, comÃcios, lutas de partidos etc.;
* Conceituação erudita, no fundo sÃntese da anterior, considera polÃtica a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo. à a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O PrÃncipe;
* PolÃtica denomina-se a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: polÃtica financeira, polÃtica educacional, polÃtica social, polÃtica do café etc.;
* Para muitos pensadores, polÃtica é a ciência moral normativa do governo da sociedade civÃl. (Alceu Amoroso Lima – PolÃtica, 4º edição, pág. 136);
* Outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados”. (Eckardt – Fundamentos de la PolÃtica, pág. 14);
* Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, polÃtica é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder;
A polÃtica é objeto de estudo da ciência polÃtica.
Globalização=é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos paÃses do mundo no final do século XX. à um fenómeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o inÃcio da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial.
As principais caracterÃsticas da Globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolÃticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na electrónica, a reorganização geopolÃtica do mundo em blocos comerciais regionais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros.
2007-01-29 08:48:31
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋