English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A idéia de um suplício eterno não é satisfatória para a razão. Uma criança morre aos dois anos e vai para o céu. O que fez esta criança para merecer este premio?Um bandido morre aos 20 anos e vai para o inferno. Seu comparsa vive até os 80, se arrepende e vai para o Céu. Não existe injustiça nesta doutrina?
Por outro lado, o Kardecismo diz que todos chegarão à presença do SENHOR. Mas, e se alguém rejeitar Deus eternamente? Irá à força para o Céu? Onde está o livre-arbítrio?
As duas doutrinas supracitadas são irracionais. Onde está, então, a verdade?

2007-01-27 06:26:46 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

15 respostas

pq esta sede de saber? acho que determinadas informações vem com o tempo ou com o amadurecer do espírito. Qdo vc era criança, não queria saber de onde vinha o dinheiro da sua mesada para comprar brinquedos e tal, apenas queria e não se importava por dificuldades que seus pais estavam enfrentando, agora que adolescente ou adulto, isso passa a ser fundamental. Para saber a verdade sobre o inferno ou a reencarnação, não se desespere, isso é uma coisa que todo ser vivo vai descobrir, deixe chegar a hora, não se preocupe antecipadamente, mesmo porque, se vc soubesse hj, não poderia fazer nada a respeito, já que é improvável que vc possa visitar os locais.

2007-01-27 06:39:09 · answer #1 · answered by Mario Tanaka 5 · 0 0

Olá amigo. Concordo com você no tocante à teoria do inferno, do suplício eterno. Isso afronta a razão e ao mais simples senso de justiça.
Agora, quanto à Doutrina Espírita (o termo Kardecismo não é apropriado, por não ser uma doutrina de Kardec, mas dos espíritos que a ditaram) prega que a vaidade é um vício, uma imperfeição humana e não um atributo de Deus. Deus não precisa que nós cheguemos a Ele. Isso é uma necessidade nossa. Pois, das duas uma: ou Deus existe ou não. Se não existe, essa discussão é pura perda de tempo. Mas, se existe, não adianta rejeitá-lo, pois isso seria equivalente a rejeitar a lei da gravidade. Ela está lá e exerce influência sobre os corpos, quer queiramos ou não.
O espiritismo prega que a destinação do espírito é a perfeição, obtida pelo constante aprendizado moral e intelectual. Acreditando que o ápice da evolução moral é o amor incondicional, fatalmente o espírito chegará a Deus, o amor supremo.
E tudo isso sem aviltar sua liberade de escolha.

Felicidades.

2007-01-27 08:03:29 · answer #2 · answered by Chester 6 · 1 0

Pode não ser nenhum nem outro. A morte pode ser um fim, e aí toda essa discussão ficaria sem sentido. O melhor é esperar para ver. Levar uma vida correta ou incorreta não depende de possível punição ou gratificação futura. É o que penso sobre o tema, mas reconheço que o mesmo é controverso e difícilmente consensuável. Abraços

2007-01-27 10:41:30 · answer #3 · answered by Baco 2 · 0 0

A única verdade é o seu presente,o agora.Não perca seu tempo tentando descobrir o que não pode ser dito,viva intensamente cada minuto (você já deve ter ouvido isso não é?).

2007-01-27 08:41:38 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Apologalia ou Apocalípsia. Well é isto aí ! "Inferno ou reencarnação? Qual é a verdade"?
A idéia de um suplício eterno não é satisfatória para a razão. Uma criança morre aos dois anos e vai para o céu. O que fez esta criança para merecer este premio?Um bandido morre aos 20 anos e vai para o inferno. Seu comparsa vive até os 80, se arrepende e vai para o Céu. Não existe injustiça nesta doutrina?
Por outro lado, o Kardecismo diz que todos chegarão à presença do SENHOR. Mas, e se alguém rejeitar Deus eternamente? Irá à força para o Céu? Onde está o livre-arbítrio?
As duas doutrinas supracitadas são irracionais. Onde está, então, a verdade?
RESPONDENDO.
Primeiro Apologália: O Inferno representa o sofrimento eterno para os que durante a sua vida fez tudo de mal e nunca se arrependeu de seus pecados. Irá a sua alma para o inferno como o corpo fisico vai para a cadeia para pagar pelos seus crimes aqui na terra.Há sim o lívre arbítuio: Você ou eu escolhemos esse lado mal e praticamos o mal. Deus não pode fazer nada por você ou por mim enquanto você ou eu estivermos no direito de agir e na posição que tomamos com relação a salvação ou condenação.Uma criança inocente sem maldade se morrer nessa fase da vida vai para o céu e é justo porque Jesus morreu para salvar a todos, judeus,gentios e gregos. Ele ao morrer e ao ressucitar no terceiro dia, salvou as almas dos pecadores no inferno. Os que estavam vivos e os que ainda iriam nascer. Estava, todos salvos.
Criança inocente ao morer vai para o céu e não é injustiça nenhuma. Este prêmio foi dado por Jesus. Você disse-o bem um bandido morre aos 20 anos e vai para o inferno. Sendo bandido não importa a idade 20/30/40/50/60.Etc..Seu comparsa vive 80 anos se arrepende e vai para o céu. Sim vai para o cèu porque se arrependeu de seus pecados. O de vinte anos se se arependesse também ganharia a salvação. A condição é se arrepender de seus pecados enquanto é tempo, "pois quando a noite vem ninguém trabalha". Jesus ao morrer salvou a todos os seres humanos, mas a condição é crer em Jesus Cristo como seu salvador e ser batizado. Crer em Jesus é em essência, praticar o bem e as virudes e amar a seu próximo como a si mesmo. Se você ou eu fizermos isto seremos salvos e iremos para o céu. Isto nós fazemos por nossa escolha e por nosso livre arbítrio. Ninguém nem Deus nos obriga a isto. Essas Doutrinas que você citou se falam assim eles respondem pelo que dizem. Eu não entendo assim! Ninguém irá a força para lugar nenhum, por causa do livre árbírio que Deus nos legou desde a criação de Adão. Conheça a verdade é a verdade vos libertará. A verdade está com Deus. Apologal. pratique o bem e as vitudes que você estará salva. Se errar, peça perdão à Deus enquanto há tempo. Ele está de braços abertos para nos perdoar sempre. Espero tê-la feito entender essa verdade.Paz do Senhor !

2007-01-27 07:40:27 · answer #5 · answered by Spider Man 5 · 0 0

Porque nãoé satisfatória?É aí que mora o livre arbítrio- que não nada mais nada menoe que uma Escolha pessoal! A criança "merece o céu", porque não teve a livre escolha. Quando há o arrependimento real e esse só pode ser feito através da aceitação de Jesus como Seu Salvador-PESSOAL-mesmo com a idade de 100 anos, vivendo no pecado, ele é redimido pelo Sangue derramado no Calvário por Cristo Jesus! Quem O rejeita, já está condenado para o fogo eterno, e ninguem vai à força para o Céu!`´E feita uma escolha: o livre arbitrio!! Amada, leia a Palavra do Senhor, que Ela te dará conhecimento. Estou à sua disposição para andar junto com você!Que Ele te dê entendimento e sabedoria sobre as coisas espirituais!Silvia

2007-01-27 07:10:05 · answer #6 · answered by Silvia C 1 · 0 0

Acredito na lei de causa e efeito. Se você faz algo bom ou ruim, isso se refletirá na sua vida. De acordo com o que eu acredito, não existe inferno. A alma não morre e, até que evoluamos o suficiente, voltaremos, ou seja, reencarnaremos, neste mundo ou em outro, e nossos erros deverão ser reparados e, isso é determinado por nós mesmos.

2007-01-27 06:55:05 · answer #7 · answered by Dani 2 · 0 0

O perdão é a razão de tudo. Sem ele não existe salvação. Não acredito em reencarnação: porque está escrito na Biblia que o ser humano terá direito de morrer uma só vez.Cada um tem o seu tempo marcado e o tempo de Deus é diferente do nosso tempo.Se houvesse reencarnação porque não lembramos do nosso passado e o que temos ainda para cumprir????Não tem nexo.

2007-01-27 06:40:01 · answer #8 · answered by Lisete C 3 · 0 0

Do ponto de vista budista, ambos são pesadelos ilusórios dos quais cumpre despertar o mais depressa possível.

2007-01-27 06:36:44 · answer #9 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

O que você disse a respeito do Kardecismo não é correto. Além disso, kardecismo não existe. O correto é Espiritismo.
E para o Espiritismo não existe "céu" nos moldes bíblicos. Portanto é sempre necessário ter conhecimento (pelo menos, básico) de uma doutrina ou religião antes de se fazerem afirmações a respeito delas.

2007-01-27 06:35:48 · answer #10 · answered by ? 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers