O Multimetro não deve ser usado para testar valores de resistência de terra de um para -raios.
Existe uma verdade sobre para-raios. " E MELHOR NÃO TER UM PARA-RAIOS QUE UM MAL INSTALADO "
Você deve usar um MAGÔMETRO e a resistência de terra deve estar em torno de 3 OHNS.
Esta medição deve ser feita em um ponto de medição e a haste de terra que deve ser batida de metro em metro ate encontrar este valor.
Qualquer duvida e você tiver interesse em saber detalhes sobre o para-raios de FRANKLIN, entre em contato comigo. Terei imenso prazer em ajuda-lo.
( val-ev-gui@yahoo.com.br )
2007-01-27 08:17:58
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Como a idéia é a dissipação de cargas eletro estáticas e sobrecargas para o solo, devemos medir a resistência elétrica entre o seu aterramento e o solo.
O correto é utilizar um "terrômetro" que utiliza tres terminais, sendo dois enterrados e um em seu para raio, formando a letra "Y".
Este aparelho mede a condutividade do seu aterramento e do solo devendo ser menor que 8 ohms.
Como o aparelho e caro e utilizado eventualmente, existem empresas que prestam este serviço com emissão de laudo assinado por engenheiro.
2007-01-26 23:58:39
·
answer #2
·
answered by Henry 4
·
1⤊
1⤋
O aterramento, isoladamente, pode ser testado: desligue-o do pára-raio e, com o multímetro numa escala de tensão maior que a da rede local, aplique a ponta de prova negativa (preta) no terra e a positiva (vermelha) no neutro da rede elétrica. Nesta escala, não deve haver deflexão do ponteiro (ou registro de tensão, se o multímetro for digital). Vá mudando para escalas menores até que haja indicação de tensão. O terra estará bom se for verificada uma tensão de 3 volts ou menos.
2007-01-27 03:11:39
·
answer #3
·
answered by Isso! 3
·
0⤊
3⤋