O topo das montanhas altas é gelado porque o ar vai esfriando à medida que sobe. A temperatura do ar depende de dois fatores: a pressão sobre ele e a proximidade de superfícies horizontais. As moléculas próximas do nível do mar têm uma coluna enorme de ar em cima de si, pressionando. À medida que o ar sobe, o tamanho dessa coluna dominui e, conseqüentemente, o seu peso cai, fazendo com que o ar quente se expanda. Toda vez que um gás se espalha, ele libera calor, ou seja, se resfria. Com o ar não é diferente. Por isoo, ao chegarmos ao tpo da montanha encontramos a atmosfera gelada. Além do mais, como o ar não absorve bem os raios solares, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra. Ao absorver a luz do Sol ela emite calor e esquenta o ar que está por perto. E, apesar de os raios solares também atingirem a montanha, eles incidem ali de forma inclinada. Assim, a quantidade de energia absorvida é pequena e insuficiente para aquecer o ar ao seu redor. "Por isso, o ar próximo ao cume de montanhas altas, como o Everest, com 8.848 metros, é muito frio, 30 graus Celsius negativo".
Abraço!
2007-01-27 01:24:19
·
answer #1
·
answered by Marko 6
·
4⤊
0⤋
Amigo pense bem, quanto mais alto mais rarefeito é o ar, ou seja mais exparsas e menos densas são as partículas dos gases, de modo que não há aquecimento dos gases pelo calor do sol, além do mais a certa altura já não ocorre a influência significativa do efeito estufa que é a retenção do calor refletido do solo para a atmosfera, que é o que mantém aquecido o meio em que vivemos e possibilita a existência de vida.
2007-01-26 14:33:00
·
answer #2
·
answered by Raphael M 6
·
3⤊
1⤋
A atmosfera tem varias camadas e a medida que vão se afastando da litosfera(o solo) que aquese a atmosfera além de perder o controle da temperatura essas camadas cada vez diminuem a quantidade de oxigênio a medida que vão subindo e o topo das montanhas ficam nessas camadas que tem menos oxigênio para absorver o calor e la é aonde se localisão a formassâo das nuvens tornando o topo das montanhas mais frio.
2007-01-27 12:16:34
·
answer #3
·
answered by mixirico 3
·
1⤊
0⤋
o topo da montanha é frio por ela ser alta e fica escodida do sol se tona frio e venta muito .
2007-01-27 11:25:17
·
answer #4
·
answered by a deusa 2
·
1⤊
0⤋
1º) Quanto maior a altitude, o ar fica menos denso e mais rarefeito e a temperatura diminui porque o ar mais rarefeito absorve menos calor irradiado. Essa queda de temperatura chama-se gradiente vertical e varia de acordo com a latitude, hora do dia e a estação do ano.
2º) Também é possível que porções de ar se elevem, expandindo-se e resfriando-se a um gradiente diferente da atmosfera circundante, no processo conhecido como resfriamento adiabático. Assim, em uma coluna estável de ar, o topo será mais frio que a base segundo o gradiente vertical, mas, caso uma parcela do ar se eleve, sua temperatura diminuirá conforme o gradiente vertical adiabático. Por isso que os cumes das montanhas são frios.(este trecho foi retirado de um livro). Pronto! Espero que tenha esclarecido! Abraços.
2007-01-27 08:37:47
·
answer #5
·
answered by Natasha 6
·
1⤊
0⤋
Acontece que o ar não é aquecido diretamente pelo sol. O ar é aquecido pela radiação do calor absorvido pela terra. Em outras palavras o sol aquece a superfície da terra e o ar próximo a esta superfície é aquecido e começa a subir, na medida que sobe também se resfria. É por esta razão que quando o ar é úmido formam-se nuvens, porque a medida que o ar esfria a umidade se condensa, formando a nuvem.
O aquecimento da superfície terrestre não é homogêneo. Ou seja cada pedaço da terra (ou dos oceanos) são aquecidos de maneira irregular. Este fenômeno provoca a circulação do ar tanto na vertical quanto na horizontal. É a origem dos ventos e tempestades.
2007-01-26 23:51:29
·
answer #6
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Segundo as novas teorias modernas o fato de estarmos mais perto do Sol em nada aquece nossas vidas, dentro de um contexto maior poderíamos dizer que algo grande como uma montanha possa estar fria como o gelo polar sem nem mesmo perder seu pouco tempo abstrato e útil ao aquecer uma agua que possivelmente vai virar chuva e voltar ao seu precioso mar cheio de peixes e algas que um dia virarão alimento para diversos chineses famintos por um prato de Miojo bem passado e assado com um belo bife bovino.
2007-01-26 15:13:09
·
answer #7
·
answered by Conhecedor 5
·
0⤊
0⤋
Em regiões altas, a pressão atmosférica é menor do que ao nível do mar; devido a diminuição da camada de ar sobre o dado local. Por isso, os líquidos entram em ebulição mais facilmente em grandes altitudes. Quanto maior a altitude, menor será a temperatura de ebulição e menor será a pressão reinante.
De modo geral, a cada quilômetro acima do nível do mar, a temperatura de ebulição diminui 3°C. Assim, se numa dada altitude a água ferver a 66°C teremos 34/3 = 11km, ou seja, no alto de uma montanha de 11km de altura; o Everest está lá pelos 8,5 km logo 8,5x3 = 25,5; 100-25,5= 74,5°C (essa é aproximadamente a temperatura da água a ferver no alto do Everest)
. A temperatura mais alta já registrada no Arizona foi de 53°C, registrada em Lake Havasu City, em 29 de junho de 1994.
A ALTITUDE:
A altitude é outro fator que exerce influência na temperatura na temperatura do ar atmosférico, pois o aquecimento da atmosfera se faz por irradiação do calor absorvido pela Terra.
Quanto maior for a altitude, menor será a temperatura do ar atmosférico. Desse modo, a temperatura do ar atmosférico, nas altas montanhas, é menor do que nas áreas de baixa altitude. Em média, a cada 200m. de altitude, a temperatura do ar atmosférico diminui 1°C.
2007-01-26 15:03:58
·
answer #8
·
answered by Juma 6
·
0⤊
1⤋
Seu raciocínio é bem interessante,também tinha essa dúvida á 3 anos atrás,mas meu professor que tirou a dúvida me explicou da seguinte maneira:Oque aquece primeiro é a base,é a parte maior que recebe mais calor,como as montanhas são menores,elas não recebem calor quanto a terra que é a parte maior.Além disso o planeta é rodeado por oceanos,e a água absorve 90% dos raios solares,isso quer dizer que tudo que estiver mais perto da água é mais quente.As montanhas são feitas por rochas,que absorvem apenas 20% contra 90% da água.Já parou pra pensar pq Santos que é litoral sul,é mais quente que Bauru que é centro do estado e muitas vezes mais quente que São José do rio preto que é no noroeste de São Paulo?Pois é pq está mais perto da água que absorve 90% dos raios do Sol.O calor que o solo manda pra superfície vai perdendo calor á medida que vai subindo e se encontrando com o ar mais frio.E o frio da montanha gera mais frio,pq com o frio a precipitação cai em forma de gotas congeladas(neve),com o tempo vai formando várias camadas,o gelo reflete 90% dos raios do sol,como um quase espelho,resfriando ainda mais,por isso que existe a neve etarna,está presente nas montanhas da nova zelândia,nos apalaches dos Eua,nas montanhas rochosas do méxico,Eua e canadá,nos alpes que dividem a suíça,da itália,da áustria,da frança,no Tibet,etc.
Achei muito interessante sua pergunta e espero ter re ajudado.
abraços.
2007-01-26 14:41:28
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋