Uma vez sendo a Maçonaria uma ordem MUITO antiga, eu acho impossivel responder de forma concisa sua pergunta. Mas vou me permitir uma pequena explanação sobre o tema.
A Maçonaria MEDIEVAL, uma ordem CONSTRUTORA no sentido LITERAL pode muito bem ter admitido mulheres a iniciação, DESDE QUE essas oferecessem meios de trabalhar em pé de igualdade com um homem.
O mais antigo manuscrito encontrado a respeito da Maçonaria, o Poema Regio (Ou manuscrito de Halliwell) datado de 1730, em seu décimo artigo atesta de forma simples que existia igualdade entre homens e mulheres enquanto construtores.
Segue parte do texto
"There shall no master supplant another,
But be together as sister and brother,"
(fonte - http://br.geocities.com/solabif/halliwell.html)
Seguindo este manuscrito como ponto de partida é possivel supor que homens e mulheres eram iniciados na Maçonaria, sendo é claro, a maioria de homens. Uma vez o trabalho duro de pedreiro.
De lá, até o que conheçemos hoje por Maçonaria a coisa mudou consideravelmente.
Hoje a Maçonaria não é mais 'operativa' (significa que não ensina a arquitetura) e sim ESPECULATIVA, passando os ensinamentos recolhidos da construção de diversos templos para diversas culturas (contato com monges, padres, etc) e tornando isso para a CONSTRUÇÃO SOCIAL (dai, especulativa).
É do conhecimento de todos que a cultura Catolica Ortodoxica Romana se espandiu por todo o mundo, de forma brusca depois de Constantino.
Sendo a cultura Catolica a mais influente desde os tempos de Roma, e sendo a mulher portadora do famoso 'Pecado Original' a mulher é subjulgada na sociedade.
Imaginando dessa forma, e tendo perdido muitos preceitos no tempo a Maçonaria 'tradicional' (ou, massificada) não admite iniciações de mulheres.
Mas, na França, em plena revolução Francesa a Grande Loja da França mudou tudo isso, admitindo mulheres em seus quadros.
É interessante constatar que Dom Pedro Primeiro nomeu sua amante como Gran Mestre da Maçonaria no Brasil. Se você pesquisar pode descobrir quem ^^.
Mais interessante é constatar que existem alguns Ritos, praticados no Brasil inclusive, que permitem a iniciação de mulheres. É o caso do Rito Egipcio (apesar de ser Frances haha), e essas lojas que aceitam mulheres no Brasil se reportam unicamente a Grande Loja da França.
As potencias tradicionais brasileiras (GLESP, GOB, GOI, etc) não aceitam e condenam a iniciação de mulheres.
No mais, é essa minha pequena contribuição.
2007-01-27 19:17:01
·
answer #1
·
answered by Lillo Cobra 1
·
1⤊
0⤋
não existe mulher na maçonaria, só na rosa cruz do oriente
2007-01-26 20:37:43
·
answer #2
·
answered by kari.rj 2
·
0⤊
0⤋