English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No Brasil generalisou-se a idéia de que o ensino público é de péssima qualidade e de que o ensino particular é a garantia de um bom ensino. Mas, se atentarmos para um fato, podemos questionar tal máxima: Todo professor de ensino público passa por um processo seletivo rigoroso, de sorte que só os bem preparados tornam-se professores da rede pública. O que nem sempre ocorre com a rede privada de ensino. Então, por que o ensino público seria inferior ao ensino privado?

2007-01-26 11:54:49 · 13 respostas · perguntado por buscador 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

13 respostas

é sempre assim mesmo

2007-01-26 11:59:38 · answer #1 · answered by org. 5 · 0 2

Hoje em dia meu amigo, não existe ensino de qualidade, nem público e nem particular. Foi-se o tempo. rs

2007-01-30 15:28:42 · answer #2 · answered by Cristal 4 · 0 0

Ensino particular é pp(significado= pagou,passou...)Como em quase tudo neste país,quem tem dinheiro compra,quem não tem... é miserável !!!!

2007-01-30 14:58:09 · answer #3 · answered by morenorj_3 2 · 0 0

"Só existirá uma democracia no Brasil no dia em que se montar a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública. Mas não a escola pública sem prédios, sem asseio, sem higiene e sem mestres devidamente preparados, e, por conseguinte, sem eficiência e sem resultados. E sim a escola pública rica e eficiente, destinada a preparar o brasileiro para vencer e servir com eficiência dentro do país".
Anísio Teixeira

2007-01-27 18:29:53 · answer #4 · answered by aprendiz 4 · 0 0

Porque a capacidade de gerenciamento de uma escola particular é muito superior à de uma escola pública.
Um professor de escola privada pode ser demitido quando menos espera, basta dar um cochilo, enquanto que os professores da rede pública são funcionários públicos não demitíveis a não ser após um longo e demorado processo.
Essa história de processo seletivo rigoroso para professores de escola pública também é balela.

2007-01-27 10:29:20 · answer #5 · answered by fran 7 · 0 0

O processo de seleção do professor é rigoroso, mas o descaso na qualidade do ensino é patente.

Não existe fiscalização além da remuneração do professor ser péssima.

No particular os professores são obrigados a apresentarem um plano de ensino anual dentro das exigências curriculares e é cobrado ou rua.

No público o professor passa as matérias de qualquer jeito e quem aprendeu, aprendeu. E os que deveriam fiscalizar nem fiscalizam porque não fornecem equipamentos para aulas mais dinâmicas.

O ensino é realmente uma droga. E existe uma politicalha no ensino para aprovar mesmo que o aluno não tenha aptidão. Isso apenas para constar nas estatísticas que aumentaram o número dos que concluíram o ensino que deve ser metas dos governos.

É mais uma forma de enganar os trouxas.

Pesquise in loco e poderá comprovar o que estou afirmando aqui. Estou falando com conhecimento de causa. Pois já fiz essa verificação.

EB

2007-01-26 23:36:25 · answer #6 · answered by Elane B 4 · 0 0

Realmente é um fato interessante e contraditório como por exemplo em uma Universidade Federal e uma Particular a federal tem um peso bem maior no mercado de trabalho além do processo seletivo ser mais rígido.

2007-01-26 20:38:39 · answer #7 · answered by zizi 4 · 0 0

Nem sempre foi assim ...
Há menos de 20 anos atrás (na época da "ditadura" militar), era VERGONHOSO um aluno estudar nas escolas privadas!

Estudar nas escolas privadas significava que o aluno não conseguia acompanhar o ensino público! Exceto em alguns colégios tradicionais é claro como o Bandeirantes, Dante Aleghieri, São Luis entre outros em São Paulo e em todo o Brasil.

Ainda hoje, no ensino superior, as melhores faculdades e universidades são públicas para a maioria dos cursos mas isso está acabando.

Claro que cedo ou tarde, com esse descaso do governo, tanto as escolas primárias, secundárias e até de nível superior vão superar em muito as escolas públicas que estão sendo sucateadas ...

No caso das escolas primárias e secundárias, isso já é realidade.

2007-01-26 20:20:42 · answer #8 · answered by KMare 7 · 0 0

'Será verdade ? Qual o período de análise ?
Quem já está no mercado de trabalho, onde estudou ?
Outras variáveis influenciam, por exemplo, o grau de escolaridade dos pais.
Você está falando do ensino fundamental ( primeiro grau )?

Idem ensino médio ( segundo grau ) ?
fim
Idem terceiro grau ( graduação - faculdade ) ? Você quer comparar as universidades federais com qual universidade particular ?

Idem mestrado ? Qual a comparação ?

Idem doutorado ?
Favor ser mais específico(a) !
fim

A locomotiva do ensino é o ensino público.
No primeiro grau ( ensino fundamental ) - Como pode uma escolinha particular de suburbio ( ou da zona norte ) reprovar os seus alunos se o prefeito da cidade instituiu a "aprovação automática" e no ensino de segundo grau a governadora Rosinha instituiu a mesma coisa no ensino de segundo grau ( ensino médio ) ? Estas escolas tem que pagar luz, telefone, professores e embolsar a maior parte do dinheiro na conta do proprietário ?
Se essa escolinha particular reprovar os seus alunos os pais tiram os filhos desta escola e colocam na rede pública dizendo o seguinte : Se é para ficar reprovado ! é melhor ir para rede pública !
Os pis querem passar os seus filhos no grito !

Escola particular boas são poucas ( ORT, cruzeiro, Corcovado ), o resto é enganação.

A maioria chega a primeira série do segundo grau sem saber marcar um par ordenado, tipo : A(0,1) ; B(5,3). Isso é uma bobagem para aprender em 2 minutos e muitos vão terminar a última série sem saber !
Na escola pública é a "aprovação automática" e na escola particular 'a "necessidade de não perder alunos" e o aluno percebe e não estuda.
Essa criatura vai para a faculdade sem saber e se forma na mesma condição !
Brasil, meu Brasil varonil !
fim

Não me venha com essa balela que o ensino particular é melhor que o público.
Se você fala das escolas particulares Top , eu contraponho o Colégio militar ( sei que posso levar uma ligeira desvantagem ) !

Na verdade, o ensino é uma vergonha !

Falo do RJ capital !
fim

Nos parâmetros curriculares nacionais (PCN) editado e prefaciado pelo então digno e meio douto ( Fernando henrique cardoso - meio douto porque a sua amada esposa escreveu e revisou a maioria das suas obras; não se espantem, pois esse roubo é coisa de homem mesmo, parte da obra de Jorge amado tem muito de sua esposa Zélia Gatai, mas deixa isso para lá que ambos estão fora de cenário, mas a verdade tem que ser dita ) diz que não é o professor quem ensina e sim o aluno que aprende ! O aluno deve ser preparado para não depender de ninguém para aprender !nem do professor !

É muito cômodo e idiota colocar a culpa no professor, mas não esqueça que na hora de uma seleção de pessoal para certa empresa, não é válido dizer ao RH que você não domina certo conteúdo por culpa do professor ! Amigo , a fila anda ! O próximo !
rs rs rs
Ferre-se !
Você é o senhor do seu destino !
fim

A vida é cruel : A sua dor é apenas sua ! o máximo que você consegue é alguma solidariedade, mas a dor é só sua !
Só você sabe como está doendo !
fim

A vida é uma estrada, onde voce vai com algumas pessoas: irmãos, pais, amigos, etc.
Chega uma hora que só tem você na estrada !
Prepare-se !

2007-01-26 20:15:08 · answer #9 · answered by vitor m 6 · 0 0

Os professores da rede pública são geralmente funcionários públicos, eles não precisam ser exatamente o exemplo de qualidade e eficiência pra receber o dinheirinho deles certinho no final do mês, inclusive, vivem faltando e quando vão, dão aula de má vontade. Não estou generalizando, claro que tem os profissionais dedicados e tudo mais.

Já no ensino particular, existe uma maior rigidez, um maior controle do trabalho dos professores. Não está se enquadrando ao que é pedido pela escola, faltando muito, dando aula de qualquer forma, tá demitido.

E entre as escolas privadas existe uma competição pra ver quem fica com os alunos e tudo mais, já na pública não. A competição faz com que a escola se esforce mais. Claro que isso também não é nenhuma garantia de excelência de ensino.

2007-01-26 20:14:07 · answer #10 · answered by Juliana P 2 · 0 0

ledo engano meu caro. a grane diferença entre os dois ensinos é que no publico os governantes pensam em custo e no particular encaram como invetimentos. claro que par etabelecer um padrõ de pgamento que o publico não tm mas que em compensção não tem trambém material de apoio. o governo não eta nem ai pro ensino. nunca foi su prioridade a educação e si a repressão.
e não iluda os professores do ensino poublico normalmente são os mesmos do ensino particular, salvo rarissimas excessões.

2007-01-26 20:05:06 · answer #11 · answered by lcmvip 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers