Só temos duas alternativas, parar com a emissão de gases poluentes e iniciar uma política de sequêstro de carbono da atmosfera.
Pelo proposto no protocolo de Kyoto os países terão que reduzir as emissões em 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990, ou seja, uma redução brutal, entretanto, mesmo as emissões de poluentes aos niveis de 1990 ainda são maiores que a capacidade de absorção do planeta, ai entra o sequêstro do carbono.
Neste caso, sequestrar significa remover o dioxido de carbono da atmosfera e a melhor forma de fazer isso é através da utilização de biocombustíveis e reflorestamento.
A introdução da utilização de biocombustíveis em larga escala, substituindo a queima de combustíveis fósseis contribuirá para o sequêstro do carbono em duas frentes, sendo a primeira a diminuição da queima de carvão e petróleo e consequentemente a redução da adição de carbono no sistema atmosférico e a segunda no aprisionamento do carbono já lançado na forma de biomassa.
Claro que tais soluções dependem muito dos governos e da visão das indústrias, pois mesmo o sequêstro de carbono é um processo muito lento e que tem que ser iniciado com imediatamente para surtir efeitos a longo prazo.
2007-01-26 10:49:24
·
answer #1
·
answered by Marcelo Ayatola 3
·
0⤊
0⤋
Trabalho nesta área e tenho grande interesse pelo assunto. Se não tomarmos providências, bilhões de pessoas vão morrer e a própria civilização está ameaçada. Talvez você não saiba, mas na África já estão morrendo milhões de pessoas devido a secas causadas pelo aquecimento global. O continente já perdeu 60% de suas reservas de água, as neves das montanhas da lua, responsável pela perenidade dos rios estão derretendo. O monte Kilimanjaro também está perdendo sua cobertura de neve. A Indonésia deve perder 2000 de suas ilhas até 2030. As estimativas mais otimistas calculam que 20% da humanidade perecerá (1 bilhão de pessoas mais ou menos). As mais pessimistas colocam esta porcentagem em 80%.
As principais causas do efeito estufa são (1) Criação de animais para consumo humano (2) Carros e veículos de transporte (3) Usinas termoelétricas para produção de energia. Os animais de corte contribuem de três maneiras: (a) Produzem gá metano, um dos principais gases do efeito estufa; a razão desta contribuição é que são 40 bilhões de animais; é muito animal produzindo metano. (b) A cobertura vegetal que sequestra carbono precisa ser removida, para criação de animais. (c) Os animais lançam dejetos nos lençóes aquíferos que matam algas sequestradoras de CO2, outro gá importante do efeito estufa. As contribuições de cada animal são aproximadamente: Gado bovino, caprino e ovino: 9.2%; perus e chester: 5.2%; suínos: 4.8%; outras aves: 4%. A contribuição dos carros é aproximadamente 20%. O total das duas principais causas é, então, pouco menos de 50%.
A única solução a curto prazo é parar de consumir carne e leite e parar de usar carros. Note que usar álcool como combustível não resolve o problema pois plantar cana e cereais para produzir álcool contribui para o efeito estufa. Para os amigos dos animais, uma notícia triste: Os animais teriam de ser sacrificados, para a solução surtir efeito. Ou seja, não basta parar de comer carne. É preciso eliminar os animais de corte.
Soluções paliativas são sequestro do CO2; substituição de combustíveis por fontes não poluentes (infelizmente a tecnologia não permite produção de energia não poluente em larga escala); desenvolvimento da fusão nuclear para produzir eletricidade em quantidade grande e sem poluir; produzir carne em tubos de ensaio, de modo a não precisar de criar animais para alimentar aqueles que se recusam a tornar-se vegetariano. Uma das últimas revistas Super Interessante discute a produção de carne em tudos de ensaio, pela multiplicação de células musculares, de modo a combater o efeito estufa.
A curto prazo, porém, devemos parar de consumir carne e de andar de carro. Ou ter a morte de bilhões em nossas consciências. Seria um crime que os nazistas não ousariam nem pensar. Já morreram milhões na África. Mais do que Hitler matou. Então, quem pergunta porque os alemães não fizeram nada contra o holocausto, deveria perguntar: Por que não estamos fazendo nada contra o aquecimento global.
A propósito, destruí meu carro e não comemos mais carne em nossa família.
2007-01-31 13:32:18
·
answer #2
·
answered by Eduardo C 3
·
0⤊
0⤋
Pergunta pro Leonardo de Caprio...
2007-01-29 21:22:41
·
answer #3
·
answered by Luís Pazeto 6
·
0⤊
0⤋
um solução mais radical seria todo mundo mudar para o Polo Norte ou a Antartica
2007-01-27 06:08:43
·
answer #4
·
answered by Diegão Quebra-OSSO 7
·
0⤊
0⤋
Somente um controle da natalidade rigoroso pode impedir o aquecimento do globo terrestre.
Enquanto houver programas de incentivo da natalidade ,como o fome zero e outros ,no Brasil e no Mundo,a sociedade tenderá a destruição de toda a natureza .
pois o aumento da população é o responsável pelo aumento da poluição ,que leva ao aquecimento do globo terrestre,
Desse modo esses programas de incentivo populacional, causãrão a extinção do homem e da natureza ,como é vista atualmente.
E provavelmente o LULA esta promovento a extinção da espécie humana na Terra.
2007-01-26 17:40:39
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋