English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-26 08:31:49 · 17 respostas · perguntado por Boa garota 1 em Artes e Humanidades Filosofia

17 respostas

É o mesmo que repugnância ou dificuldade mental...

2007-01-26 08:43:28 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 3

Incapacidade de compreensão do que se lê, devida a lesão de sistema nervoso central

2007-01-30 16:19:03 · answer #2 · answered by Cássia L 1 · 0 0

Dislexia como todos já disseram é um disturbio que atinge boa parte das crianças em idade escolar.Esse disturbio acaba passando despercebido muitas vezes, pois muitos educadores e até a familia pensam que a criança não aprende por "burrice", vulgarmente falando, e na verdade a criança é dislexica.
Deve ser feito um diagnostico previamente para que possa ser tratado, verificar o comportamento da criança em presença a leitura e escrita, comportamento em sala de aula, porque muitas vezes a indisciplina começa porque a criança não consegue aprender devido seu problema.

2007-01-30 14:13:11 · answer #3 · answered by André Luiz T 1 · 0 0

sou eu em forma de gente
LEIAM MINHAS RESPOSTAS E OLHEM A ORTOGRAFIA

2007-01-30 11:55:03 · answer #4 · answered by hopihari 1 · 0 0

Pergunte ao OZZY....rsssssssssss
Brincadeirinha...
Mas creio ser uma dificuldade de leitura...Creio que uma psico-pedagoga ou fonoaudióloga estariam mais aptas a lhe responder.

2007-01-30 08:57:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

É a arte de ser desleixado...rsrsrsrsr

2007-01-27 13:01:22 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Olha,como naum coube td aki,mandei um pouco em fonte ok?
Dislexia ((do grego) dus = difícil, dificuldade; lexis = palavra.) é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10 a 15% da população mundial é disléxica.

Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela tem sido vista como uma condição hereditária devido a alterações genéticas mas tal só acontece numa pequena percentagem de casos. Ela também é caracterizada por apresentar alterações no padrão neurológico.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.

Sintomas

Haverá sempre:

* dificuldades com a linguagem e escrita ;
* dificuldades em escrever;
* dificuldades com a ortografia;
* lentidão na aprendizagem da leitura;

Haverá muitas vezes :

* disgrafia (letra feia);
* discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
* dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
* dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
* dificuldades para compreender textos escritos;
* dificuldades em aprender uma segunda língua.

Haverá às vezes:

* dificuldades com a linguagem falada;
* dificuldade com a percepção espacial;
* confusão entre direita e esquerda.
Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. E não pára por aí, os mesmos sintomas podem indicar outras situações, como lesões, síndromes e etc. Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.

Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicóloga(o), Fonoaudióloga(o) e Psicopedagoga(o) Clínica(o) deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso.

A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR e de EXCLUSÃO.

Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia).

Neste processo ainda é muito importante:

Tomar o parecer da escola, dos pais e levantar o histórico familiar e de evolução do paciente.

Essa avaliação não só identifica as causas das dificuldades apresentadas, assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso, por meio de um relatório por escrito.

Sendo diagnosticada a dislexia, o encaminhamento orienta o acompanhamento consoante às particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um tempo, para identificação do problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes.

2007-01-26 16:49:29 · answer #7 · answered by cris 7 · 1 1

Não sei

2007-01-26 16:48:32 · answer #8 · answered by martinmgo 1 · 0 0

É uma deficiência de aprendizado...
Muitas crianças tem isso... Não aprendem com facilidade.
Mas isso não quer dizer que as crianças disléxicas não são inteligentes. Sua inteligência é normal e, às vezes, até superior a uma criança de igual idade.
Um abraço.

2007-01-26 16:40:52 · answer #9 · answered by Roberto Moura 7 · 0 0

dificuldade patológica de ler

2007-01-26 16:39:58 · answer #10 · answered by Maharet ® 6 · 0 0

A dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizagem.
Segundo pesquisas realizadas, 20% das crianças sofre de dislexia- o que faz com que elas tenham grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar.
Pessoas disléxicas- e que nunca tenham feito tratamento - lêem com dificuldade, pois é difícil para elas assimilar palavras.
Isto não quer dizer que crianças disléxicas são menos inteligentes; aliás, muitas delas apresentam um grau de inteligência normal ou até superior ao da maioria.
A dislexia, quando tratada, não implica em falta de sucesso futuro.
Alguns exemplos de pessoas disléxicas são: Thomas Edison (inventor), Tom Cruise (actor), Walt Disney e Agatha Christie (autora).

2007-01-27 13:22:26 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers