English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-26 07:56:11 · 10 respostas · perguntado por diego d 1 em Ciências Sociais Economia

10 respostas

É complicado definir isso Adam Smith dizia que pra você manter o capitalismo tem que ter no mínimo 7% de miséria no mundo e no máximo 15% para a população não se voltar contra você....
Portanto, este modeli para a cultura ocidental estpá adequado, apesar de tantas desigualdades e injustiças...
Na cultura chinesa, uma das maiores potencias mundiais, onde o que prevalece é o Socialismo, através do Partido Comunista, já está se esgueirando um pouco para o Capitalismo...
Acredito que só quando nós seres humanos percebermos que é injusto a exploração do homem pelo homem é que acabaremos com esse sistema econômico e construiremos um mais igualitario, não dando a todos as mesmas coisas, mas sim as mesmas oportunidades de desenvolvimento.

2007-01-26 08:02:50 · answer #1 · answered by Bruno B 3 · 0 0

Quando a humanidade se extinguir.

2007-01-26 11:19:49 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Espero que nunca.

Porem é plausivel que haja mudanças ao decorrer dos anos (como a terceira via, por exemplo).

Barbosa.

2007-01-26 10:23:08 · answer #3 · answered by BARBOSA® 7 · 0 0

"O capitalismo acabará por um dia se auto-destruir" já o tinha dito Karl Marx muito antes e é verdade. Nenhum sistema económico dura para sempre. Este vai ter um fim, lógico. Pode ser a qualquer momento desde que reunidas as condições propícias.
A particularidade do fim do Capitalismo está em que, como alguém disse, os capitalistas irão vender a própria corda que os enforcará.

O que virá depois é ainda uma incógnita mas provavelmente uma de duas: Socialismo ou Barbárie. A última não carece de caracterização, todo o mundo entende bem o que será. O primeiro necessita matizar para que se compreenda.
Não será o "Socialismo" ou "Comunismo" de modelo soviético estalinista ou chinês e nem sequer qualquer uma das suas variantes históricas mas sim a verdadeira sociedade sem classes e sem mitos "produtivistas ".

Esse conceito de "Comunismo" - estalinismo - que o ocidente "democrático" durante décadas tratou de inculcar em mentes desatentas como "o inferno na Terra" é efectivamente uma perversão sórdida. Nas sábias palavras de Trosky - assassinado por esse mesmo regime estalinista - se retirarmos a base social da produção em tudo o mais não se distingue do nazismo. Concordo plenamente. Nunca defendi este modelo mas sim lutei contra ele na medida das minhas possibilidades.
Mas também pergunto... Qual a moral desse ocidente auto-proclamado democrático e de "liberberdade" para falar do que quer que seja? A liberdade para os capitalistas é a de comprar e vender. Toda a liberdade que atrapalhe o negócio eles combatem feroz e desumanamente.

Veja-se os EUA hoje - já nem falo do passado recente - com a sua guerra infinita, com o seu imperialismo desenfreado e predador. A liberdade e a vida humana já nada valem, somente o lucro.

Freitas do Amaral, ex-ministro português e fundador do CDS/PP (direita bem assumida), não teve dúvidas em classificar a actual administração Bush de NEO-FASCISTA e explicou-o em 10 razões, algumas delas brilhantes comparações com o regime nazi de Hitler. É tenebroso quando a própria direita conservadora dá um "chega para lá" nesse regime. Freitas foi mais longe na caracterização do que qualquer partido de esquerda na Europa. No Brasil creio que só o PST(U) tem caracterização parecida.

Vamos dar tempo ao tempo e esperar que as vanguardas revolucionárias se possam organizar a tempo de impedir a barbárie e construir uma sociedade nova sem a exploração do homem pelo homem.

Esta é mais uma declaração de fé que quero ter do que propriamente algo com fundamentação científica. Analisando friamente ambos os cenários são possíveis.

2007-01-26 10:22:52 · answer #4 · answered by Alban C 6 · 0 0

O capitalismo pode-se extinguir a qualquer momento!
Trata-se de uma estratégia económica que permite a livre concorrência e sem intervenção do estado, ou seja o poder economico está nas mãos do povo e pode cair a qualquer momento, mesmo em situações de prosperidade económica.
Basta recordar a crise dos Estados Unidos em 1920, quando se deu o Crash da bolsa. Nessa altura os estados Unidos eram a maior potencia economica do mundo!

Já Carls Marxs dizia: "O capitalismo acabará por um dia se auto-destruir"

2007-01-26 08:19:35 · answer #5 · answered by André S 2 · 0 0

Acho muito dificil.. com uma democracia completa as diferenças sociais diminuiriam, mas o capitalismo veio para ficar.. porque sem a "mola" do interesse em desenvolver visando o lucro, este mundo não vai para a frente...

O fracasso do comunismo já mostrou isso..

Veja que até atletas competem por um prémio e por um salário.. soldados recebem salário; sacerdotes são pagos...

Um abraço

2007-01-26 08:10:17 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Nunca...

Já existem nos dias de hoje exemplos claros de reunião de capitalismo e socialismo, em uma mesma sociedade e pais:

China x Hong-Kong
China x Macau
Malasia x Worder

E esse é o futuro do sistema, a conciliação dos dois "sistemas" a ideologia socialista com os planos capitalistas, isso tmb é chamado de "Terceira Via", vale lembrar que a União Europeia é toda baseada no sistema da terceira via, e é hoje o melhor lugar do mundo pra se viver...

2007-01-26 08:07:47 · answer #7 · answered by RMM 3 · 0 0

Quando o dinheiro perder a importância... talvez depois de uma Terceira Guerra Mundial, se voltamos a estaca zero, voltaremos as trocas naturais ... :-)

2007-01-26 08:05:33 · answer #8 · answered by KMare 7 · 0 0

Quando galinha criar dente e ciscar para frente!!!

2007-01-26 08:01:37 · answer #9 · answered by Sly 3 · 0 0

Dia de são Nunca às 25 horas.

2007-01-26 08:01:09 · answer #10 · answered by ygorusan 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers