English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nunca se viu tantas consequências desastrosas da má administração do dinheiro público. Será que a responsabilidade é culpa apenas dos corruptos do alto escalão? Ou será que existe toda uma rede de corrupção (da recepcionista ao professor ou enfermeiro ou outros...) que usufruem dos benefícios de uma estabilidade salarial sem dar a mínima para as prioridades do povo? Onde está a consciência de cada um como cidadão para fiscalizar e denunciar os abusos no seu meio?

2007-01-26 07:20:57 · 28 respostas · perguntado por regina_teixeiracosta 1 em Governo e Política Lei e Ética

28 respostas

Você não pode confundir uma pessoa corrupta, com outra honesta, mas que trabalha dentro de um sistema corrupto.
Se eu faço um concurso público, e cumpro com minha obrigação da melhor forma possível, obedecendo às normas , pagando os impostos sou um exemplo de cidadão.
Ou será que os excelentes médicos, professores, secretárias, contínuos, etc, são todos corruptos?
Se, dentro do Plano de Cargos e Salários , votado e aprovado pelo governo, existem vantagens funcionais, quem seria eu ou você, para denunciar alguma coisa? Você faria isso? Colocaria em risco seu emprego e sustento de sua família? Iria abrir mão de seu salário?
Hipocrisia tem limite.Até porque, quando você fez o Concurso Público sabia das normas.
Não confunda funcionário público comum, com outros que são partidários, de carteirinha, que assumem altos cargos, com salários de marajás, sem concurso. Aí é outra conversa.

2007-01-26 07:35:36 · answer #1 · answered by Gilberto C 5 · 2 0

Bom, Regina, acho que vc mesma respondeu a sua pergunta quando falou sobre a consciência de cada um como cidadão para fiscalizar.

Quero deixar claro que a corrupção não provém de uma classe.
Sou servidor público. E posso lhe afirmar que assim como em qualquer outro lugar existe corrupção no serviço público. Veja bem...
Eu disse em qualquer lugar pois essa é a verdade. A corrupção não é uma doença que se adquire ao ser empossado pelo estado, mas uma falha de caráter do ser humano.

Que ela existe massivamente no serviço público não é nenhuma novidade, mas o grande apoio a corrupção pública é a descrença do cidadão no sistema. A falta de respeito com uma profissão que deveria ser motivo de orgulho e não vergonha. Só quem serve, sabe a dificuldade de servir com o mínimo de condições. A negligência do cidadão que esquece o estado como uma coisa velha e inoperante é o pano quente em cima das coisas erradas.
Não feche os olhos para as coisas erradas na sua casa, na sua rua, na sua cidade.

Onde está o direito em cobrar de um cidadão que igualmente é corrupto dentro de casa, dando maus exemplos aos filhos? Daquele pedestre que joga lixo no chão?
Do comerciante que tenta comprar um fiscal?
Onde está o direito em querer justiça de um eleitor que coloca figuras como malufs, ACMs, mensalistas, como seus representantes?

2007-01-26 07:57:03 · answer #2 · answered by Algorítmico (Cavaleiro Marginal) 2 · 2 0

Não se pode generalizar, há funcionários ótimos,bons,regulares e maus,mas as redes de corrupção existem, a toda hora estamos vendo isso na mídia, não ocorre só na esfera púbica,mas também na "privada".
Isso vem da cultura ,da educação do ser humano,e não é só no Brasil.
O cidadão comum deixa de fiscalizar muitas vezes pois inconscientes entendem que os fatos não estão ligados a ele,que não estão afetando a sua vidinha.Outros por estarem carregado de corrupçõezinhas no seu dia a dia,tipo furar o sinal,entrar na fila dos idosos e estacionando em vagas para pessoas especiais,não o sendo,sabe,tentando levar vantagem...é da educação do ser.

2007-01-26 07:47:05 · answer #3 · answered by vitor 2 · 2 0

Não.
O funcionário publico é o grande prejudicado com o mau uso do dinheiro público, tendo por isto seu salário achatado, sem correções da inflação.

2007-01-26 07:42:25 · answer #4 · answered by FAROFA 7 · 2 0

Se cada um de nós fizer BEM a sua parte,não haverá lacunas para que outros tenham que preenche-las e assim trabalhar mais por outros que trabalham menos.
Isto é equilíbrio e harmonia....assim prosperidade e justiça.

2007-01-26 07:38:33 · answer #5 · answered by arquiteta 1 · 2 0

Política futebol e religião é cada um com a sua.
Agora o servidor não tem culpa.
Culpa é do sistema que criou esses monte de burocracia.
Os partidos este presidente atual não tem culpa.
Isto vem de anos.
Por isto as coisas no Brasil deveriam ser mais claras.
Nos que somos a população temos grande culpa nisto pois não fiscalizamos.

2007-01-26 08:17:53 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Só os servidores públicos incompetentes, que fazem o trabalho na maior má vontade na esperança de que aquele que precisa do serviço vá embora;mas nem todos são assim, felizmente.

2007-01-26 08:00:54 · answer #7 · answered by Aline 3 · 1 0

Regina, não generalize. Sou funcionário público de baixo escalão, devidamente concursado a uma prefeitura. Com função de escriturário, também atendo balcão e posso dizer, pelo menos no departamento onde trabalho, que não vejo corrupção, desde estagiários até chefia e, no momento, não há má administração, se não a falta de recursos; mas, no alto escalão, esteja certa de que há maiores poderes, portanto maior possibilidade de que ocorram a má administração, existe ingerência e, infelizmente, pode haver a corrupção. Mas nem assim podemos generalizar; há grandes pessoas que não são susceptíveis a essas imoralidades no serviço público, como também podem haver pequenas pessoas que cometem as suas, nas devidas proporções, como um "roubo de caneta". O recepcionista é anti-ético ao se apropriar de muitas canetas, deixando que elas faltem. Porém, imagine um grande político, que trabalha com outras proporções de recursos, não seria mais anti-ético que o recepcionista? E o povo, ou você, quando é favorecido pelo serviço público, como a "prestação de um favor especial" (um exemplo: fala com um recepcionista para encaixar aquele exame ou consulta difícil, passando na frente dos outros), não estaria também sendo anti-ético?

Portanto, Regina, concluí que não devemos apontar responsáveis por problemas, antes de fazer a sua parte para a sua solução; e pessoa ou nível de cargo não quer dizer fazer valer direitos a interesses pessoais, todos somos indispensáveis para o funcionamento do conjunto.

Felicidades!

2007-01-26 07:57:22 · answer #8 · answered by FeRaFa. Prazer! 6 · 1 0

Quem promove a farra com o dinheiro público são os dirigentes do País. Servidor de carreira só cumpre ordem e tem uma Lei para DEMITIR o funcionário se ele falar sobre algo do trabalho que ele sabe por causa do cargo. Portanto, mesmo que ele saiba de alguma coisa, é obrigado a ficar calado, senão pode ser demitido por justa causa. Se quer acabar com a roubalheira, não vote em LADRÃO.

2007-01-26 07:37:41 · answer #9 · answered by Antônio Gouveia 7 · 1 0

Depende de quais funcionários públicos... as coisas podres geralmente são do alto escalão mesmo, até porque se os funcionários pobres fossem corruptos, não seriam mais pobres... agora acessores, esses sim são cúmplices a as vezes são até eles que planejam os esquemas fortes para os políticos, que também não são santos!!! Tem funcionário público que trabalha duro!!

falow

2007-01-26 07:29:02 · answer #10 · answered by Elio 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers