English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Há pouco tempo atrás, duas décadas, bebíamos agua potável e não produzíamos poluição ambiental. Hoje, para bebermos água usa-se copo descartável de plástico que polui o meio ambiente, portanto os lençóis da água que amanhã vamos precisar beber.

2007-01-26 06:21:45 · 8 respostas · perguntado por gripsec 2 em Artes e Humanidades Filosofia

8 respostas

Os indios tem sabedoria para nao destruir a natureza. Respeitam o nosso planeta e sabem que "o que se faz para a terra se faz tambem aos filhos da terra".

Os homens ditos civilizados se julgam no direito de usufruir da terra sem se preocupar com as consequencias. Destroem e modificam a natureza: criamos o aço, o vidro, o plastico, derrubamos arvores, poluimos rios, desperdicamos agua, desviamos cursos dos rios, destruimos montanhas, nao nos preocupamos em evitar criar lixo que nao é consumivel pela terra.

Se nos recusarmos a comprar lixos (embalagens e produtos) que demoram para se desintegrar e serem reabsorvidos pela natureza, quem os produz devera ter de mudar! É uma pressao para que nos mesmos tenhamos um planeta habitavel ao inves de um inabitavel em curto espaco de tempo, em poucos anos.

2007-01-26 06:39:46 · answer #1 · answered by Margarida 3 · 0 0

Estou preocupado sim. Não com o que irá ocorrer muito futuramente, mas sim com os desastres escológicos que já estão ocorrendo e só tendem a piorar. Tenho, porém, esperança de que o homem aprenderá com seus erros (egoísmo, individualismo, arrogância etc) e comprrender a importância da seguinte frase:

"O destino ecológico comum deveria encher os habitantes do planeta com o sentimento de solidariedade próprio daqueles que estão num mesmo barco, e predispô-los a subordinar todos os interesses divergentes ao interesse comum pela sobrevivência".

2007-01-26 18:13:08 · answer #2 · answered by Mr. W. 2 · 0 0

E adiantaria preocupar-me?
Sinto muito ter que lhe dizer essa Verdade, amigo, mas saber o que se precisaria fazer, todo mundo sabe, porém fazer é outra coisa... e não farão, o que é pior.
Se for para discutirmos esse tema sem falsas pregações e sem ilusões, eu topo, mas só assim.
Você já viu aqueles bem intencionados programas da TV que mostram "o desastre natural" que será o Planeta se não fizermos nada para mudarmos o rumo que tomamos?
Pois é... alertam todo mundo, assustam, comovem, reativam nossas consciências, mas quando acabam todo volta "ao normal", ou seja, continuamos a poluir e a destruir e ninguém faz nada... nem fará, se você quer saber.
O grenn peace, por exemplo, vigia, policia, fiscaliza, contesta, briga e nunca plantou uma árvore sequer. O sertanejo que queima nossas florestas, à noite, enquanto descança, assiste aos mesmos programas... e no dia seguinte toca fogo de novo em tudo que vê. Os capitalistas que produzem toneladas de carbono, também assistem, mas não abrem mão dos lucros.
A BBC, o Discovery, a CNN, a Globo e todos que os produzem, também assistem (além de produzi-los), e também possuem frotas de veículos, andam de aviões, e produzem toneladas de lixo igual a todo mundo.
Tudo que dissermos, fizermos e esbravejarmos, nunca passará de pura utopia, de romantismo e boa intenção. Ma só isso.
hipocrisias à parte, se alguém quiser mesmo impedir a queima das florestas, só tem um jeito: se camuflando no mesmo mato e matando quem põe o fogo. Não existe outro. Se quiser preservar uma nascente, tem que comprar a propriedade ao redor da mesma, murá-la e ali deixar só o mato crescer, e nada mais.
As soluções existem, é claro, mas são totalmente inoperantes, impraticáveis e, o que é "pior", anti-capitalista, o que as torna irreversíveis.
Quer soluções profícuas e eficazes mesmo, sem erro, sem ficar só na "boa vontade", no "ora veja" e sem hipocrisia?
Então vamos lá:
- todo mundo terá que abrir mão de todos os veículos até que alguém invente um com poluição zero;
- todo mundo terá que tratar seu próprio esgoto já em casa antes mesmo de despejá-lo na rede de esgoto;
- todo mundo pode morrer de vontade e de tentação, mas não consumirá nem um produto que venha embalado em material não biodegradável, custe o que custar;
- ninguém mais irá consumir nenhum produto animal, nem que tenha sido tratado com agrotóxicos;
- Nenhum produto poderá ser resultante da queima de combustíveis, sejam naturais, orgânicos ou minerais, podendo apenas ser manufaturados com as próprias mãos dos operários (aliás, o termo manufaturado se refere à mão);
- todo o lixo e quaisquer formas de impurezas gerados por uma cidade terá que ficar na própria cidade;
- toda destruição da camada de ozônio ficará contida exclusivamente na faixa sobre a cidade que destruiu;
- toda pessoa que for pega, de alguma forma, destruindo a natureza, o meio ambiente ou prejudicando a vida animal, vegetal (fauna e flora) pagará com a própira vida ou se preferir, terá que pagar em dobro (reparar a destruição) durante dez anos. Ou seja, queimou um quilômetro de floresta, terá que pessoalmente plantar dois quilômetros no mínimo, ou o tanto que render durante dez anos de trabalhos forçados. Não cumpriu, morre.
- Jogou lixo no rio, terá que recolhê-lo e tratar daquele rio. A prova final de que o fez será ter que beber da água desse rio por um mês;
- Prendeu um pássaro ou um mico-leão-dourado: ficará preso pelo mesmo tempo e nas mesmas condições, além, é claro, de ser responsável pelo resto da vida dos animais que prendeu;
- e tantas outras coisas radicais que poderíamos fazer e que sem a mínima dúvida dariam certo.

É lógico que estou ironizando e exagerando, mas apenas para tentar mostrar que medidas suaves, leis fajutas, fiscalizações, campanhas de conscientização e tudo mais, não nos passa de uma forma "linda e colorida" de suavizarmos nossa culpa, mas não resultam em nada. Mas não precisaria dizer isso, todu mundo já sabe, inclusive você e eu.
O maior problema do meio ambiente é o ser humano, sem o qual ele iria de bom a melhor. Logo, não vejo nenhuma solução possível, na qual se inclua o ser humano como co-participante.
Sinto muito, meu amigo, sei que a verdade dói, mas vamos ser objetivos, sérios e verdadeiros: não há nada que se possa fazer realmente e que traga resultados. Mas podemos sim, continuarmos a fazer de conta que fazemos alguma coisa útil, e partciipar dessas tais campanhas de concientização e outras ong´s e coisas assim. Se não mudam as coisas, pelo menos mal não fazem. E até acredito que possam retardar um pouco o fim totral do meio ambiente.
Sei que ficará bravo comigo, mas não dá mais pra ficar mentindo e fingindo que estamos fazendo alguma coisa de verdade por aí.
No mais,
um abraço,
Guima Ubá

2007-01-26 15:41:03 · answer #3 · answered by Guima Ubá 2 · 0 0

Todos devemos nos preocupar com a poluição seja de que espécie for. O meio ambiente é o meio em que vivemos. e não é difícil perceber que ele sofreu transformações, para pior, a maioria delas causada pelos homens. São as queimadas, o desmatamento, a poluição sonora, do ar, dos rios. As indústrias lançam toneladas de produtos tóxicos na atmosfera, sem falar no monóxido de carbono, um veneno expelido pelas descargas dos veículos. Todos temos que ter uma consciência ambiental, cada qual fazendo a sua parte para não tornar o ar do nosso país irrespirável.

2007-01-26 15:25:04 · answer #4 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

sim, me preocupo. O meio ambiente é tudo que estar ao nosso redor

2007-01-26 15:21:50 · answer #5 · answered by erica_phs 2 · 0 0

Acho que todos estão preocupados, estamos sendo atacados pela natureza a todo instante. Só se houve tragédias.,mas,esquecemos que NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS POR TUDO ISTO.

2007-01-26 15:03:52 · answer #6 · answered by Lisete C 3 · 0 0

depende de qual meio ambiente....
pois o meu meio ambiente é feito de concreto, lajes, ruas pavimentadas, fumaça e poluição...rsrs

Mas por outro lado...penso no meio ambiente dos fazendeiros, dos índios, doas animais....
Sei que nós da cidade suportamos tal atrocidade que acontece...mas vai chegar uma hora que ninguém vai aguentar...

Acredito que essa desordem nos ecossistemas, acontecem Graças e PARA o homem...

Ele não costuma fazer as coisas em vão...

Tem um objetivo...

O problema mesmo é que um homem não passa de um animal que sabe usar melhor as mãos...e outras partes do corpo.....

Não usa bem o cérebro...
Não pensa nas consequências...

O resto que se dane??????

2007-01-26 14:49:11 · answer #7 · answered by Z@RKERO! 2 · 0 0

Estou muito preocupado. Vou fazer de td pra contribuir de alguma forma.

2007-01-26 14:36:14 · answer #8 · answered by osvaldo t 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers