STEVE MORSE, , (Tommy Bolin, o segundo guitarrista do Deep Purple, tocou em um disco do baterista Billy Cobham, que tocou com Miles Davis).
Deep Purple
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deep Purple
O Deep Purple em 2004
Origem
País Inglaterra, Reino Unido
Período 1968 - 1976
1984 - atualmente
Gênero(s) Hard rock
Heavy metal
Gravadora(s) Edel Records
Integrantes ver todas as formações abaixo
Ex-Integrantes ver todas as formações abaixo
Sítio oficial www.Deep-Purple.com
O Deep Purple é uma banda de rock da Inglaterra, Reino Unido, surgida em 1968 e considerada uma das criadoras do heavy metal e do hard rock, embora o próprio conjunto rejeite qualquer rótulo. Contemporânea de grupos como Led Zeppelin, Black Sabbath e Uriah Heep, a marca da banda sempre foi a mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. Sua canção mais conhecida é Smoke on the Water, gravada em 1972.
Para quem não é exatamente um fã do Deep Purple parece complicado acompanhar as formações da banda. Vários dos mais talentosos músicos do rock passaram pelo grupo, e, por causa disso, cada formação tem elementos distintos em sua sonoridade. A árvore genealógica do conjunto alcança as principais bandas do rock inglês dos anos 60 e 70 e, com poucos passos, chega ao jazz (Tommy Bolin, o segundo guitarrista do Deep Purple, tocou em um disco do baterista Billy Cobham, que tocou com Miles Davis).
2007-01-26 05:51:31
·
answer #5
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
0⤋
Havia três bandas, Led Zeppelin, Black Sabbath e é claro o Deep Purple. Essas três bandas eram as mais quentes da época (ou as menos, dependendo da década de que as ouviam). As três possuem uma grande história que vale a pena ser contada, porém Zeppelin e Sabbath mantiveram uma formação relativamente igual. mas o Deep Purple teve várias formações digas de sua própria novela ou de um filme. As três bandas eram britânicas, começaram de brincadeira e se tornaram o maior dos shows nos dois lados do atlântico.
A primeira formação do Deep Purple foi: Ritchie Blackmore - Guitarra; Rod Evans - Vocal; Nick Simper - Baixo; Jon Lord - Teclado; Ian Paice - Bateria. Um dos aliados da banda, no seu começo, foi ganhar o suporte de freelance da produtora Derek Lawrence, contato feito por Blackmore que tinha conhecido Lawrence como membro do The Out Laws. Lawrence foi um instrumento para o desenvolvimento da banda apresentando - os à Ben Nisbet, a cabeça da divulgação de música da Feldman. A banda foi apresentada para a América do Norte, Japão, Reino Unido, Europa e para o resto do mundo. Com o auxilio de Lawrence a banda gravou seu álbum de estréia após dois dias no estúdio Pye, num sábado no dia 11maio de 1968. O álbum foi mixado na segunda seguinte."Shades of Deep Purple" foi lançado em julho de 68 dentro do estado, e em setembro, no Reino Unido.
A banda estava entusiasmada com seu álbum de estréia mas a gravadora estava interessada para relançar o single Hush. Isso foi uma sábia escolha pois a música fez com que a banda subisse para a quarta posição de bandas na américa. Com o sucesso do primeiro álbum foi feito o segundo: "Book of Taliesyn". A banda lançou um segundo single dessa vez uma versão de Neil Diamonds "Kentucky Woman" obtendo a segunda posição americana. No entanto, Deep Purple teve preocupações com o desenvolvimento da banda, Jon Lord e Ritchie Blackmore estavam mais do que felizes com seu próprio desempenho mas odiavam o jovem Ian Paice como baterista e achavam que Nick Simper tinha o tradicional rock estilo no baixo e não servia para o jeito que eles queriam pois igualava - se ao jeito de Evils tocar, fazendo com que a banda, parecesse um pouco com um Cabaret, e não com o rock progressivo que os dois queriam.
Distorções na guitarra e baterias eram a moda dos últimos tempos e o que a juventude dos dois lados do atlântico estavam levando para seus corações. Tudo isso seria completado por um cantor bonito e que gritasse. Ian Gillan pareceu ser o candidato ideal para o trabalho. Quando Gillan foi ver Lord, ele convenceu seu amigo e baixista Roger Glover para ir com ele e mostrar algumas de suas idéias. Para a surpresa de Glover, Lord foi muito receptivo para o que ele tinha a oferecer e fez do ao jovem Glover uma oferta para juntar - se ao Deep Purple. Tudo isso foi executado em segredo pois Nick Simper e Rod Evans não tinham conhecimento do que estava acontecendo. O terceiro e último álbum foi lançado, marcando a primeira formação "Deep Purple". Foi o álbum que menos fez sucesso na américa até então. Deep Purple tocou sua última música com rod Evans e Nick Simper em 4 de julho de 1969, três semanas depois a nova formação com Gillan e Glover fazia sua primeira gravação "Halleluyah" que foi lançado como um single em julho.
A segunda formação do Deep Purple fez sua estréia no Speakeasy Club em Londres no dia 10 de julho do mesmo ano. Nos próximos 4 anos, A segunda formação do Deep Purple foi: Ian Gillan - Vocal; Roger Glover - Baixo; Ritchie Blackmore - Guitarra; Jon Lord - Teclado; Ian Paice - Bateria. Que proporcionou a mais estável formação de seus trinta anos de carreira, e plantou a fundação para o futuro, riqueza e lenda do Deep Purple. Em setembro de 1969, Jon Lord, conseguiu a oportunidade de realizar seu um grande sonho do Deep Purple apresentando um concerto para grupo e orquestra no Hall Albert Royal em Londres. Essa foi a era da banda rock - progressista e dos artistas Keith Emerson, depois Elp, Yes, no formato de rock tradicional.
O evento televisionado teve 110 membros da orquestra e foi conduzido por Malcolm, e foi triunfante no crescimento do Purple no Reino Unido, mesmo que a audiência não estava certa de como reagir ao tipo de música. A banda retornou pra um calendário pesado, que se tornou o primeiro de vários clássicos do Rock. O mês de Junho de 1970 foi muito importante para sua história. Eles foram apresentados para um jovem engenheiro chamado Martin Birch. Deep Purple em rock foi a verdadeira virada em suas carreiras entrando nos gráficos em 27 e chegando ao quarto nas paradas do Reino Unido, a primeira colocação em seu país de origem continuando nos gráficos por um ano. Eles construíram sólidas raízes e base de fans club antes de lançarem seu primeiro Álbum da segunda formação.
Cada música é um clássico da introdução de "Speed King", "Blood Sucker" (ressucitada no álbum Abandon em 1998) e a obra central de Ian Gillan "Child in Time". A banda produziu o que eles consideraram uma composição que talvez fosse válida de inclusão em um lado B. Com um riff emprestado de Ricky Nelson chamado "SummerTime", "Black Night" fez com que a banda atingisse os topos da música no Reino Unido. "Strange Kind Of Woman" deu a eles o segundo Hit no Reino Unido, coincidentemente com seu primeiro tour em fevereiro e março de 1971. A música não foi incluida em seu próximo álbum, o qual por motivos de taxa teve gravaçÃo na Inglaterra."Fireball" foi lançado em setembro de 1971 e foi o priomeiro álbum nº 1 e ajudou a recussitar a imagem do grupo na América. eles inventaram "Speed Metal" que foi lançado como um single, logo depois do álbum, acoplado "Demo's Eye". em dezembro a banda gravou o que se tornaria seu mais famoso álbum "Machine Head", na Suíça, usando o estúdio móvel dos Rolling Stones. A banda tinha intenção de gravar a música "The Casino", mas um outro lugar teve que ser encontrado pois o estúdio onde eles iriam grava - la foi queimado por um fã com um Lança - Chamas. O evento inspirou o Purple, a seu mais famoso tema "Smoke On The Water". Blackmore construiu um riff acoplado com um letra explicatória de Gillan e um título de Glover. O álbum foi completado perto do Grande Hotel. Assim com "Smoke On The Water", "Machine Head" proporcionou a banda lugares favoritos no palco, a música "Highway Star" se tornou a abertura "Space Truckin' ", "Lazy" e "Never Before" foram feitos como single e adicionado a um álbum sem cortes que é "When a Blind Man Cries". "Machine Head" foi lançado em 1972 sendo um dos tops no Reino Unido e alcançando o sexto lugar na América. "Machine Head" se tornou o primeiro lançamento em seu próprio laboratório de gravação.
Uma apresentação, em junho, no teatro Rainbow, coincidiu com o lançamento do novo álbum fazendo o grupo entrar no livro de recordes "Guinnes" como o mais alto concerto do mundo. Três datas no Japão foram marcadas inicialmente só para o lançamento japonês, mas o potencial comercial de um álbum como este acabou sendo lançado para todo o mundo. "Made In Japan" foi feito em dezembro de 1972, o primeiro de vários lançamentos oficias. Ian Gillan tinha propagado sua demissão em dezembro de 1972 mas foi persoadido a ficar no grupo pelos próximos seis meses para poder cumprir o calendário do Tour e promoveram o álbum "Who do We Think We Are". As sessões de gravação foram feitas em Roma em julho de 1972, mas teve somente uma música produzida "Woman From Tokio". O álbum foi completado usando o móvel dos Rolling Stones novamente. O potencial comercial de "Woman From Tokio" foi inegável no entanto as faixas não foram feitas como o single no Reino Unido. O incessante trabalho de Tour - Gravação sem paradas levou a conflitos internos particularmente entre Blackmore e Gillan. Glover, que foi ajeitado pelo resto da banda ficou infeliz quando descobriu que Balckmore queria desistir. Ele não podia entender o que o guitarrista tinha contra ele. Gillan, Glover, Lord, Paice e Blackmore tiveram sua última apresentação juntos em 29 de Agosto de 1973 em Osako, Japão e posaram para fotos do lado de fora do hotel. Tudo era silêncio no Deep Purple até setembro, e uma nova era em sua história. O trio remanescente de Blackmore, Lord, Paice, já tinha uma substituição para Glover antes de acharem um novo cantor. Eles ficaram impressionados com o baixista e cantor Glenn Hughes. Um bom cantor e escritor como Hughes insistiu que ele podia ser mais que uma mão escondida, queria contribuir com a criatividade da banda musical e vocal. Deep Purple ainda precisava de um vocalista um tipo aparentemente servia para o trabalho, ele tocava na banda "The Fabulosa Brothers" chamando a atenção de Paice, assim o vocalista foi convocado para uma audição. O extremamente nervoso David Coverdale até ai trabalhando em uma loja em Redcar, fez uma viajem até Londres para a audição com a Banda em agosto. Uma semana depois foi informado que o desconhecido teria o trabalho. A Banda foi a Montreal em novembro para gravar Burn lançado no próximo fevereiro. O mais forte álbum desde "Machine Head".
O entusiasmo do grupo em relação aos novos obviamente destruiu os velhos membros e o forte companheirismo entre Blackmore e Coverdale se formou particularmente no show "Mistreated". Black ore produziu um fantástico riff nas faixas, oconceito de dois vocalistas pareceu funcionar melhor, a música se tornou a nova abertura do show: "Might Just Take Your Life" foi feito como próximo single em março. Antes do final do ano, a terceira formação do Deep Purple garvou e lançou o segundo álbum. A opinião ficou dividida sobre "Stormbringer". O álbum foi gravado em Munique em agosto de 1974 e lançado em dezembro. o título da faixa é um clássico de Purple e mais forte do que os anteriores, mas se tornou claro o pequeno envolvimento de Blackmore com sua fabricação. Alguns atritos foram criados ente ele e Coverdale e teve ganhado a confiança para liderar a banda, e Glenn Hughes que queria compartilhação igual no vocal. Glenn Hughes que amava funk e Coverdale, Blues, não agradaram a Banda com a saida de Blackmore. Deep Purple fez sua última apresentação com Blackmore no dia 7 de Abril de 1975 no Olympia, Paris. Seus diretores tinham o pensamento de alugar o móvel em função de gravar os últimos shows que foram lançados em 1976 como "Made In Europe". Na realidade Jon Lord e Ian Paice estavam convencidos em achar um novo guitarrista. Hughes e Coverdale só se aproveitaram da banda pela fama e fortuna. Foi Coverdale que sugeriu um jovem americano chamado Tommy Bolin para substituir Blackmore. "Come Tast The Band" foi lançado em dezembro de 1975 com adição de Bolin, a Banda não teve somente o terceiro melhor vocalista que também fez uma enorme contribuição para o processo escrito, mas como obteve também um ótimo guitarrista compleamente diferente e novo do que se aproximou seu precedente. Problemas só surgiram quando a quarta formação do Deep Purple pegou a estrada, ficou aparentemente que Tommy Bolin era um usuário de drogas.
Drogas nunca fizeram parte da colorida história do Deep Purple. Como alguém poderia imaginar Ritchie Blackmore, Jon Lord, ou qualquer outro membro, tocando ou cantando em deploráveis condições. Os concertos do Deep Purple se tornara, dependentes do estado de saúde do novo guitarrista. Uma gravação do grupo feita em Tóquio foi eventualmente lançada como "Last Concert In Japan" em 1976. A quarta formação do Deep Purple fez sua última apresentação no teatro Empire Liverpool em 15 de Março de 1976 no final de uma pequena turnê no Reino Unido. Os hábitos pessoais de Hughes e Bolin afetaram a Banda no último Tour. A gravação do "You Keep On Moving" foi lançada. Nenhum anunciado oficial foi feito imediatamente mas Bolin deixou claro que ele estaria disponível se houvesse um novo álbum do Deep Purple. Tristemente Bolin morreu de overdose de heroína em Miami em 4 de dezembro de 1976. Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Roger Glover, Jon Lord e Ian Paice tiveram todos alcançado um nível de sucesso no Purple, mas nenhum tinha alcançado o que os cinco tinham produzidos juntos com o Deep Purple. Em 1984 foi anunciado que a segunda formação clássica do Deep Purple estava se unindo para gravar um novo álbum e querendo continuar de onde "Machine Head" havia parado. O álbum "Perfect Strangers" foi lançado em novembro e ninguém podia negar a força e qualidade das músicas como as das faixas, que estavam com um novo censo de intusiasmo e compromisso entre os membros. O álbum foi inevitavelmente seguido por um Tour e um novo álbum "House of Blue Light", o título foi tirado de uma linha da música "Speed King" e foi lançado em janeiro de 1987. Outro álbum foi lançado, "Nobody's Perfect", estranhamente incluindo uma nova versão do hit Hush, que foi feito disponivelmente em single. Os anos 90 provaram que a tensão e conflito que Deep Purple teve aparentemente travado durante sua carreira foi não menos aparente como eles entraram na quarta década. Gillan anunciou que ele estaria deixando o grupo para começar sua carreira solo e que seria substituido por Joe Lynn Turner. "Slaves & Masters" álbum de 1991 do Deep Purple teve uma sortuda recepcão, a Banda estava orgulhosa da produção. "The Battle Rages On" foi feito no tempo de seu vigésimo quinto aniversário e as duas últimas faixas gravadas com Turner foram apagadas para a volta de Gillan em 1993. Apesar da triunfante volta, mais uma vez Blackmore inacreditávelmente anunciou a sua partida da Banda, dando sua última apresentação com o Purple em 17 de novembro de 1993. Blackmore disse que já estava suficientemente cheio e naum podia mais trabalhar com Ian Gillan.
Esta última turnê com Blackmore foi comemorada com um vídeo filmado em Birmingham e outro álbum: "Come Hell Or High Water". Inicialmene Joe Satriani foi sorteado para preencher o calendário do Tour, depois de acharem um permanente substituto o respeitado americano maestro Steve Morse. Purple caracterizando os talentos de Morse, lançou o álbum Purpendicular incluindo a faixa Ted The Mechanic em 1996, achando tempo para lançar outro álbum para celebrar a nova formação com "Live at The Olympia" em 1997. Abandon foi o seguinte em 1998 como seu décimo sétimo álbum de estúdio, no qual "Any Fule Kno' That". Mais uma vez a Banda clássica vai para as estradas para mostrar o poder dinâmico de uma nova geração do Rock que foi uma inspiração para muitos jovens. . . . . .
2007-01-26 05:32:43
·
answer #8
·
answered by Noiva do Kurt Cobain 1
·
0⤊
0⤋