Aquela refinaria quase não dava lucro para o Brasil... só foi feita para ajudar o povo boliviano a ter acesso a energia ... já que o governo de lá não tem muito dinheiro... Nós compramos o gás da Bolívia por que é vantajoso para nós, mas poderiamos comprar de outros que tbm podem nós dar vantagens ou ainda usar o nosso... Já a Bolívia tem poucas opções já que outras opções de venda do gás não são vantajosas para ela ... A Bolívia não tem "SAÍDA PARA O MAR" nós gentilmente emprestamos nossos portos e nossas estradas para que vocês possam importar e exportar seus produtos, já que os países vizinhos não querem ajudar a Bolívia...
O problema não é a estatização, mas sim a forma como foi feita... colocar o exército dentro da refinaria... e não deixar que as pessoas trabalhem ... o jeito que o Presidente bolíviano agil foi muito brutal e humilhante para nós... por que o Brasil ajuda muito a Bolívia e depois vem o presidente de vcs e diz que o Acre foi comprado em troca de um cavalo ! Ou outras coisas... inventando histórias sobre o nosso país...
Me desculpe... vcs tem seus direitos ... mas a forma como foi feito foi sacanagem ...
2007-01-26 06:07:17
·
answer #1
·
answered by Dan@ 6
·
0⤊
0⤋
Acho que a Bolívia demorou. O gás é basicamente o único bem que eles possuem, então devem nacionalizar.
Quem dera tivéssemos governos decentes que também nacionalizassem o que lhes pertence e não permitisse a exploração desenfreada, como no nosso país.... que é uma pouca vergonha!!!!!
2007-01-26 13:17:13
·
answer #2
·
answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6
·
2⤊
0⤋
Em nacionalizar o gás a Bolívia não está errada, o problema é que ela quer nacionalizar, sem pagar a conta, a propriedade alheia, ou seja, as refinarias da Petrobrás, Além disso, quer aumentar o preço, arbitrariamente, quando tem um contrato que estipula um prazo para reajustes. Isso não é nada "bueno" para nós brasileiros que depenemos do gás, principalmente as indústrias de São Paulo e a siderúrgica que estão instalando no Ceará.
2007-01-26 13:21:28
·
answer #3
·
answered by Dino 1
·
1⤊
0⤋
Nao esta errada nao .Brasileiro é simplorio demais para achar isso l.Para mim eles devem atuar por direito.
O governo tem atuar em melhorar outra forma para gerar energia sem achar que tudo é muito facil. Se fosse nos EU, eles tinham jogado uma bomba na Bolívia, mas, para o brasileiro com esse jeitinho e essa ginga tudo vira samba. É assim esse Brasil.
2007-01-26 18:50:42
·
answer #4
·
answered by ritinha 2
·
0⤊
0⤋
O problema não é ter... O problema é inteligência e dinheiro para extrair, e nenhum destes dois ítens os bolivianos tem.
Agora o que eles tem de sobra é a bandidagem em tomar as instalações de quem teve capacidade e dinheiro pra fazer, e estão fazendo com méritos...
2007-01-26 17:55:56
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu estive recentimente na Bolívia, mas precisamente em:
PURTO SOAREZ, onde fica as estalações da PETROBRAS, e te juro cara,nunca tinha visto tanta pobreza, como no Bolívia.
Eles não tem nem água tratada,quanto mais petrólio, tudo que você nas prateleiras de supermercado, tá escrito.
MEDE IN BRZIL.
2007-01-26 17:54:50
·
answer #6
·
answered by powerpoint 3
·
0⤊
0⤋
A Bolívia é um pais pobre ela tem todo o direito de fazer o que bem quizer.
Isto é:
dentro dos contratos que foram firmados pelo governo Boliviano.
O Brasil costumo dizer que é um pais rico.
Rico em muitas coisas que não podemos falar aqui.
Mas o considero rico.
Mas não é por este motivo que a Petrobras ou outra empresa deve sair no prejuizo.
Tudo porém deve ser feito com a mais perfeita diplomacia, eles são muito pobres mas existem contratos firmados.
2007-01-26 17:42:57
·
answer #7
·
answered by Cláudio 5
·
0⤊
0⤋
A ONU garante que cada país gere as suas reservas naturais do jeito que quer.
Depende, nacionalizando o país recebe menos investimentos externos e a empresa sendo estatal acaba tendo atraso tecnológico. Porém o lucro da venda do gás é inteiramente deles. A curto prazo é bom. A longo, não.
Acho que a nacionalização é mais ideológica do que pragmática.
Um abraço.
2007-01-26 17:07:30
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A idéia do povo, de forma geral, é que poços de petróleo e gás, são coisas infinitas. No maximo em 30 anos os estoques secam. Aí fica a pergunta: e os filhos vão viver de que?
Riqueza é a sabedoria de um povo, sua cultura e capacidade de absorver e transformar tecnologia. Desde quando Japão e Coréia, produzem petróleo , gás , comida? Compram tudo isso, às toneladas e trocam por algumas plaquinhas de computadores. Nunca precisaram ter riqueza natural.
Ou alguém acha que os poço do Brasil, o minério de ferro e bauxita ( alimínio) são infinitos?
Temos que investir na qualidade do povo. A Bolívia, é o país mais miserável da América do Sul. Agora, vai ficar triplicada sua miserabilidade, pois mesmo o Brasil, pretende ir cortando a importação do gás. Pelo menos, até a hora que o povo boliviano acordar e depor o Morales. Não vai demorar muito para isso.
2007-01-26 14:10:21
·
answer #9
·
answered by Gilberto C 5
·
0⤊
0⤋
A questão boliviana é complicada. Os bolivianos sempre estiveram atrás em se tratando de economia e outros fatores no continente. Vejo essa onda de nacionalização e essa declarada tendencia socialista como uma vontade q o povo daquele país tem de se fazer notar e "respeitar" na América do Sul e no mundo. É como um banho de auto-estima num povo q sempre foi categorizado de atrasado. Só acho que as partes devem entrar em acordo, do contrário o tiro boliviano pode sair errado e arranjar inimizades. E também... o governo brasileiro não é nada bobo. Se realmente o q tá acontecendo fosse tão prejudicial para a Petrobras certamente o governo já teria tomado uma providência mais rispida.
2007-01-26 14:08:22
·
answer #10
·
answered by Jureminha 2
·
0⤊
0⤋