Essa pergunta conseguiu tocar em um ponto que eu considero um dos maiores erros dessa igreja.... acontece que Deus é uma coisa, Jesus é outra e Cristo é ainda outra... Deus é meio difícil para explicar o que é aqui, Jesus é um homem como qualquer outro, sem nenhuma aura luminosa como aparece nas figuras religiosas, é alguém como eu ou você, e Cristo é um estagio da evolução entre homem e Deus. Jesus, assim como Buda e outros personagens de diversas religiões, conseguiu atingir esse estagio de evolução encarnado... O que a igreja erra é que ela se esquece que Jesus era judeu e provavelmente teve contato com a cabala, nessa ciência mística a expressão Eu Sou se refere a um Eu Superior, nesse caso o próprio Cristo. A frase é "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém chega ao pai (Deus) sem antes passar por mim (Cristo)." Ou seja, ninguém pode conhecer a Deus sem se tornar um Cristo, porem seguir Jesus não é o único caminho para se tornar um Cristo, cada povo acaba desenvolvendo uma maneira própria de chegar a esse objetivo.
Obs.: não pretendo ser o dono da verdade, essa é a resposta que acredito baseado em estudos e experiências, mas pode estar errada...
2007-01-26 05:00:55
·
answer #1
·
answered by Rafael 1
·
0⤊
0⤋
Quando Jesus pronuncia essas palavras refere-se àqueles que tomaram conhecimento dela e não a rejeitaram e não aqueles onde a Boa Nova não foi anunciada. Esses são inocentes perante Deus. Mas antes que o mundo acabe a Palavra chegará ao mais distante rincão do planeta e todos conhecerão Jesus. Aceitar a sua proposta é outra coisa. Como se vê muitos que receberam a Palavra de Deus a rejeitaram. Por isso a frase de Jesus : Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por mim".
2007-01-26 15:56:55
·
answer #2
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
Vamos lá: já me fiz essa pergunta e procurei resposta. Sim Jesus Cristo ("o" Cristo") é o caminho a verdade e a vida, e ninguém vai ao pai se não por Ele. Eu me perguntei a mesma coisa: será que um indiozinho lá no fim do mundo que não ouviu falar de Jesus vai pro inferno? Se ele foi bom, se ele cumpriu a lei, etc... Ele será julgado pela lei. Deus nos criou a sua imagem e semelhança, nos deu consciência e nós acabamos descobrindo (por um infortúnio de Adão e Eva) o que é moral ou não. O povo sabia o que fazia de errado, tanto que muitas vezes se escondia de Deus, se envergonhava mesmo sem Deus vir dando reclamação (se lembra de Caim? Ele já sabia o que tinha feito de errado antes mesmo de Deus dizer e ali nem tinhas os 10 mandamentos e etc,e ele até foi punido por Deus). Eu não acredito que Abrãao, Moisés, Isaque, José, Daniel, Isaías, Oséias e etc estejam ardendo no inferno, e eles NÃO ouviram falar de Jesus, até pelo óbvio de que Jesus nem tinha nascido. O versículo diz Ele é o caminho? Ele quem? Jesus, porque na época e ainda hoje, muitos não acreditam que Ele é o messias, filho de Deus, cordeiro de Deus, Emanuel. Por isso que aceitar que Jesus é o messias, é o caminho para a Salvação, o verdadeiro, que só com Ele temos vida e muuuita vida é o principal para se obter a salvação, ou seja, ir ao Pai. Deus ama tanto a humanidade que deu seu único filho para nos salvar, não iria deixar de olhar por aqueles que não puderam ouvir as boas novas e aceitar a Jesus Cristo como único e verdadeiro salvador. Mas àqueles que ouviram e não aceitaram... esses irão prestar contas com Deus um dia...
2007-01-26 15:06:40
·
answer #3
·
answered by Clarisse S 1
·
0⤊
0⤋
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..." e você ainda esqueceu-se do mais importante, a continuação dessa frase: "... e ninguém chega ao Pai a não ser por Mim!".
Quanto aos mulçumanos, budistas e, principalmente, os judeus, ele sabem sim, e muito bem, sobre Jesus. Quanto a não aceitá-lo como O Messias é algo pelo qual terão que responder um dia. Alguns (privilegiados entre esses) ainda nessa mesma vida. Outros, em outras vidas, por aqui mesmo, onde terão nova oportunidade.
Se pode lhe parecer injusto que nem todos sejam cristãos ou saibam sobre Jesus Cristo, saiba que todos terão, em algum momemento de suas vidas, ou de uma de suas muitas vidas, pelo menos uma oportunidade para saber sobre Ele. E aí, se souber aproveitá-la, estará salvo. Assim fica mais justo, não é mesmo?
Você mesmo sabe alguma coisa sobre Buda, sobre os Mulçumanos, sobre Moisés e os Judeus, e sobre um monte de outras coisas, não é mesmo?
Pois é... eles também sabem sobre Jesus. E em algum momento são por Ele tocados. Não se preocupe com isso ou com eles. Procure você mesmo saber o máximo que puder sobre Jesus e, se puder, fale Dele para alguém que não O conheça, independente da sua ou da religião dele.
Quanto ao que Ele disse, e você pede explicação, penso que posso clarear alguns pontos para você:
"Eu sou o Caminho...":Jesus é o Caminho, o Único que leva ao Pai. É Ele A Estrada de Luz que nos levará ao Seu Pai, Nosso Pai. Não só porque já Esteve aqui para nos dizer isso, como também pelo fato de já estar sentado à Sua Direita.
"... a Verdade...": É Ele a Verdade em sua mais absoluta condição de ser. Todas as outras verdades são relativas, mas Essa é absoluta. Deus Pai, e todas as Coisas à Sua Volta e relativas a Ele são Absolutas. Portanto, ao saber Dessa Verdade, você sabera "A Verdade" que mais lhe interessa saber.
"... e a Vida...": É Ele a expressão Maior do significado Vida, pois Vida é Aquela que Ele pregou e nos prometeu: a Eterna, junto ao Pai. E Essa não é "uma vida", como a sua, ou tal qual a minha, ou a de um mulçumano, budista ou judeu, mas "A Vida" em sua essência maior.
"... e ninguém chega ao Pai, a não ser por Mim.".: significa que para chegar ao Pai é preciso um Caminho para tal; uma Verdade Maior e sobre todas as outras; e uma Vida que valha mais que o melhor de todas as outras quanto possa você imaginar.
E Jesus, o Cristo, em sua condição única de O Primogênito, de O Enviado pelo Próprio Pai; de Espírito cuja essência é a própria Luz; de uma Vida terrena a qual sacrificou por todos nós; e de cuja Presença pode ser sentida agora mesmo nesse exato momento em que lhe escrevo, como o fora há mais de dois mil anos como se tudo tivesse ocorrido a dois minutos; é Ele o único capaz de sitentizar em Si essa condição de ser ao mesmo temo: "Caminho, Verda e a Vida".
Se você, assim como os mulçumanos, budistas, judeus e todos os outros a que você se refere, conseguir um dia entender O Porque, Como e Para Que, Ele é e Sintetiza essa condição e essência suprema de Ser em Si Memso "O Caminho, A Verdade e A Vida", você terá então achado o seu "Caminho", conhecido a sua "Verdade" (a única que lhe interessará realmente) e ganho finalmente a verdadeira oportunidade de vir a ter uma "Vida" em sua ascepção Maior.
Quanto às aldeias que você se refere com cabida e louvável preocupação, não se preocupe tanto, pois como ficariam também todos aqules que viveram antes da chegada de Jesus à Terra? Todos eles já tiveram, têm ou terão essa oportunidade de conhecê-Lo. Pode ter certeza disso. E lembre-se: "Felizes os que crêem sem ter visto!...".
Quanto "ao Jesus" Homem, que por 33 anos viveu aqui na Terra entre nós, não se importe com a a leitura "histórica" que historiadores e pesquisadores fazem sobre Ele. Não há pecado nenhum nisso. Só que O Jessus Espírito, Filho de Deus Pai Todo Poderoso, Está para muito além disso e de tudo que se possa apurar sobre sua Vida como Homem naqueles tempos.
Se você quiser conhecer Esse Outro, O Jesus Espírito, vê-Lo, saber como Ele é, senti-Lo, tocá-Lo, falar-Lhe e ouvi-Lo, não pesquise nem leia livros, busque-O à sua volta e acima de você. Ele sempre está por perto e não Se econde. Ao contrário até, sempre facilita Seu encontro. Porém há que se saber buscá-Lo, encontrá-Lo e enxergá-Lo. E como diria uma canção do Milton Nascimento (Coração de Estudante): "está bem mais perto que pensamos...".
Sou Cristão sim, e infelizmente ainda não sou nenhum profundo conhecedor de toda a História de Jesus. Gostaria até de ser. Mas algumas das muitas iluminadas Coisas que Ele nos deixou eu tenho conhecimento e, entre Elas, uma que lembro agora posso lhe dizer para servir-lhe de luz: "Conhecereis a Verdade e Ela vos libertará!". Não pertenço a nenhuma religião radical nem sou nenhum desses que ficam pregando por aí, contra os quais eu nada tenho, apenas não sou um deles, mas posso lhe dizer com a mais absoluta certeza de que sou e me sinto um privilegiado por ter podido conhecer Essa Verdade de que nos fala o Senhor.
É uma oportunidade única, individual e intransferível: você tem, ou não tem. Se não tem não poderá entender nem que o melhor tradutor, ou o homem mais culto ou mais iluminado dos religiosos tente lhe dizer e explicar com palavras. Se tem, não conseguirá nunca mostrá-la, prová-la ou retransmiti-la com a mesma convicção, sensação ou poder de senti-la. Logo, e por isso mesmo, é um privilégio: você saber de Jesus, ter podido ter uma prova incontestável de Sua existência; crer Nele mais que em si memso; senti-Lo a ponto de quase vê-Lo; sonhar com Ele e ter a mais absoluta certeza de Ser Ele Mesmo e não uma ilusão honírica; falar com Ele e saber no âmago que Ele lhe escuta, e não num sentido simbólico ou figurado, mas plenamente real mesmo; entender na mais profunda essência do sentir, o que Ele quis nos dizer quando nos disse "Eu sou a Paz, eu vos dou a Paz... e minha Paz vos deixo!".
Este não é só um privilégio, é o maior de todos eles: beber Dessa Fonte de Luz e ter fé, para além da fé no sentido do querer acreditar, mas tê-la por ter podido ter provas e sem tê-la pedido para esse fim.
Em decorrência disso posso até perdoar os ateus e aos descrentes, pois se não tiveram tal privilégio, nunca poderão entender aos que crêem e que ainda por cima crêem dessa forma. Se pudesse, se tivesse esse poder, eu daria a cada um deles um segundinho apenas desse prazer, da prova inconteste dessa Verdade tão absoluta, depois da qual tudo é tão pequeno... até mesmo o Universo, e que dirá a contestação e a descrença deles.
Espero, sinceramente, que em algum momento de sua tão preciosa vida, pois todas o são, venha a ter, nem que seja por um segundo, essa sensação impagável, indescritível, inenarrável, de se conhecer a Vertdade, o Caminho e a perspectiva absoluta de uma Vida.
Um abraço,
Guima Ubá.
2007-01-26 14:43:29
·
answer #4
·
answered by Guima Ubá 2
·
0⤊
0⤋
O Cristo nasce da união dos 5 espíritos.
Para que esses espíritos se unam é preciso trabalhar com a pedra filosofal.
Todos podem fazê-lo independente de Jesus, porém não desalinhado do Cristo.
Como você pode seguir um caminho?
Somente trilhando o próprio caminho e não apenas o intelectualizando.
Jesus=Homem
Cristo=caminho.
2007-01-26 14:21:12
·
answer #5
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋
Deus é tudo, quem não crer em Jesus não tem salvação, se uma pessoa não acredita em Jesus como ele quer Justiça?? A comunicação somos nos que fazemos com muito Amor e compreensão. Por isso eu peço a todos que dêem Amor, carinho, solidariedade....
2007-01-26 13:10:22
·
answer #6
·
answered by brucearuk 4
·
0⤊
0⤋
Hum.. ok
Existem milhares de missionários por todo o mundo, eles pregam a boa nova de Cristo aos lugares mais distantes e pouco habitados, mas infelizmente são poucos e nem todos tem ajuda financeira, por isso é o dever de todos que conhecem Cristo orar por akeles que o desconhecem.
Na Bíblia tem uma passagem que fala sobre akeles que não conhecem a Cristo...
2007-01-26 13:00:03
·
answer #7
·
answered by TURISTA 2
·
0⤊
0⤋
Deus é o criador de todos os homens . É o amor eterno. Mesmo os budistas, muçulmanos acreditam em Deus. Todos possuem religião. Mesmo sendo deferenciadas. As religiões vem de Deus. De um único Deus.
Em termo de religião, Jesus foi o maior acontecimento da história da humanidade. Ele era simples. Não podia sair voando por todo mundo dizendo que era o Salvador. Por isso mesmo que ele adotou 12 Apóstolos para que quando ele partisse, continuassem a espalhar o Seu Amor. Muitas pessoas dizem não conhecer Jesus, mas é porque não querem conhecer. Endurecem seus corações.
Quando a comunicação entre povos e aldeias, muitos estão ilhados por incompetência dos chefes de estados, que não dão a mínima para eles (estão morrendo de fome). Outras são rebeldes demais. Jesus não ensinou isso e nem quiz que fosse assim. Se assim estão é por nossas culpa. NÃO ASSIMILAMOS DIREITO O QUE CRISTO VEIO NOS ENSINAR.
2007-01-26 12:59:29
·
answer #8
·
answered by Jibim_Jr 1
·
0⤊
0⤋
Quem te garante que eles não tiveram a oportunidade de ouvir falar sobre Jesus, vc tem certeza disto, sei que vc esta curiosa sim em relação a este fato, então se existe mesmo esta necessidade de conhecimento, procure em sua biblia qual foi a mensagem de Jesus sobre isto e tiraras as tuas duvidas.Ele fala que não haveria o fim enquanto todos sem excecão tivessem oportunidade de conhecer a palavra.
O caminho....somente Jesus pode nos levar a DEUS.
A verdade....Jesus falou sobre a verdade de DEUS em seu ministerio, portanto ele é a palavra=VERDADE.
A vida...somente ele pode nos dar VIDA eterna.
2007-01-26 12:53:42
·
answer #9
·
answered by Ivana 5
·
0⤊
0⤋
Claro, (João 14:6) a palavra de Deus fala claramente para você e para nós que Jesus é o caminho ou seja, Ele é o único caminho para a nossa vidas, não são mais de um caminho é o caminho no singular, Ele é a verdade que é a palavra, e a vida pois é Ele quem nos dá vida e vida com abundância. Agora só depende das pessoas acreditarem que não são mais de um caminho, pois mais tarde vão ter pessoas que se não acreditarem nesse versículo levarão muita gente há lugares ninguém querem ir, pois estão em outros caminhos vivendo na mentira e vivendo uma vida que não agrada os olhos de DEUS.
2007-01-26 12:52:05
·
answer #10
·
answered by Tiago M 1
·
0⤊
0⤋