Quem viaja pelo interior de qualquer estado da Amazônia já ouviu falar da lenda de um belo rapaz desconhecido, de roupas brancas, sapatos brancos e o característico chapéu branco que busca encobrir parte do rosto e o buraco que traz no alto da cabeça: é o boto!
Nas festas ou à beira de trapiches, sempre haverá, segundo a crendice popular, um boto a espreitar alguma moça ingênua e, de preferência, virgem ou menstruada. Alguns descrevem até o andar da visagem: dizem que é meio desajeitado e que muitas vezes locomove-se com certa dificuldade pelo pouco hábito em terra firme. Outros já o descrevem como alguém muito alinhado, porém calado demais para os costumes da região. Por isso, logo se desconfia de que é algo sinistro.
No entanto, para as moças novas que porventura estejam a olhar alguma festa de interior, nada de estranho o boto lhe parece. Muito pelo contrário! A paixão é à primeira vista! Quando se dão conta já foram conquistadas.
Contam os caboclos que depois que o Boto consegue o que quer, ou seja, conquistar a moça escolhida, sai na carreira e se joga no primeiro braço de rio ou igarapé. Nessa hora é que todos se dão conta de que não era um rapaz qualquer, mas o boto!
2007-01-26 09:26:25
·
answer #1
·
answered by Vini 5
·
0⤊
0⤋
e um boto que se transforma num homem.
2007-01-27 05:04:58
·
answer #2
·
answered by aninha 1
·
0⤊
0⤋
Lendas da Amazônia
A Lenda do Boto
Existem dois tipos de botos na Amazonia, o rosado e o preto, sendo cada um de diferente espécie com diferentes hábitos e envolvidos em diferentes tradições.
Viajando ao longo dos rios é comum ver um boto mergulhando ou ondulando as águas a distância. Se diz que o boto preto ou tucuxi é amigável e ajuda a salvar as pessoas de afogamentos, mas o rosado é perigoso.
Sendo de visão ineficiente, os botos possuem um sofisticado sistema sonar que os ajuda a navegar nas águas barrentas do Rio Amazonas. Depois dos humanos eles são os maiores predatores de peixes.
A Lenda
A lenda do boto é mais uma crença que o povo costumava lembrar ou dizer como piada quando uma moça encontrava um novo namorado nas festas de junho.
É tradição junina do povo da Amazônia festejar o nascimento de Santo Antonio, São João e São Pedro. Em estas noites se fazem fogueiras, se atiram foguetes enquanto se desfrutam de comidas típicas e se dançam quadrilhas e outras danças ao som alegre das sanfonas.
As lendas contam que em estas noites, quando as pessoas estão distraídas celebrando, o boto rosado aparece transformado em um bonito e elegante rapaz mas sempre usando um chapéu, porque sua transformação nao é completa, pois suas narinas se encontram no topo de sua cabeça fazendo um buraco.
Como um cavalheiro, ele conquista e encanta a primeira jovem bonita que ele encontra e a leva para o fundo do rio.
Durante estas festividades, quando um homem aparece usando um chapéu, as pessoas pedem para que ele o retire para que não pensem que ele é um boto.
um abraço!
2007-01-26 14:38:04
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
É uma lenda amazônica, na qual o boto se tranforma em um belo rapaz, charmoso e bom dançarino. Ele usa sempre chapéu pelo fato de ter um furo em sua cabeça (narinas do boto). É um grande conquistador. Aparece normalmente à noite, durante as festas. Sua bebida preferida é a cachaça. Só há um jeito de matar um boto: um filho seu deve enfiar uma estaca em seu peito.
2007-01-26 05:18:16
·
answer #4
·
answered by Kizy D. 2
·
0⤊
0⤋
É uma tradicional lenda amazonica, q. conta que em certas noites de festas juninas , quando as pessoas estão distraídas celebrando, o boto rosado aparece transformado em um bonito e elegante rapaz mas sempre usando um chapéu, porque sua transformação nao é completa, pois suas narinas se encontram no topo de sua cabeça fazendo um buraco.
Como um cavalheiro, ele conquista e encanta a primeira jovem bonita que ele encontra e a leva para o fundo do rio.
Durante estas festividades, quando um homem aparece usando um chapéu, as pessoas pedem para que ele o retire para que não pensem que ele é um boto.
2007-01-26 04:50:24
·
answer #5
·
answered by ♥ 7
·
0⤊
0⤋
O BOTO
Conta a lenda que no início da noite, o Boto transforma-se em um belo rapaz forte, alto , bronzeado, vestido de branco e muito perfumado .
Com um jeito misterioso , o rapaz ( Boto )chega nos bailes, dança , bebe, encanta as moças e escolhe a mais bonita . De madrugada ele desaparece misteriosamente.
Dizem que quando desaparece é porque ganhou novamente sua forma de Boto e mergulhou profundamente
Quando está na forma humana usa sempre um chapéu para que ninguém veja sua cabeça, comum aos botos.
Trabalho de : Max Roni Chagas Fragali
Ajudante: Liara Rodrigues da Silva
2007-01-26 04:27:46
·
answer #6
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋
Assiste a miniserie q está passando na globo,é essa historia,e acreditem se quiser é veridica.
2007-01-26 04:27:45
·
answer #7
·
answered by Samantha 2
·
0⤊
0⤋
Boto cor de rosa que é muito macho mesmo sendo rosa , à noite vira homem e engravida as mocinhas , mas de manhãzinha volta a ser boto . Assista Amazônia da globo e vc vai ver aquela fulana que disse que angravidou do boto , pra não confessar que deu uma chifrada no noivo .
bjnhuss
2007-01-26 04:22:57
·
answer #8
·
answered by ♥ Nathy♥ 6
·
0⤊
0⤋
Diz uma lenda amazônica que o boto se transforma num rapaz formoso, hábil dançarino, que tem um buraco em sua cabeça que é sempre coberto por um chapéu, e conquista mulheres para levá-las consigo ao rio. A lenda serve como pretexto para moças justificarem a gravidez sem casamento. "Foi o boto", dizem.
2007-01-26 04:21:42
·
answer #9
·
answered by WebMaster 7
·
0⤊
0⤋
Se vc gosta de música, procura no emule uma que se chama "foi boto sinhá", uma musiquinha legal que conta a história de modo poético.... falow
2007-01-26 04:21:32
·
answer #10
·
answered by Elio 5
·
0⤊
0⤋