English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ouvi falar que já produzíamos 100% do petróleo que consumimos, faz pouco tempo. É verdade?
Uma pergunta mais burra ainda: por q a gente tem q acompanhar os preços do mercado internacional nas coisas q não importamos nem exportamos?

2007-01-26 03:51:53 · 7 respostas · perguntado por Melissa *aka Memê 6 em Ciências Sociais Economia

7 respostas

Memê,

Uma das bandeiras do atual desGoverno Mula é justamente alardear para os quatro cantos que o Brasil se tornou auto-suficiente em petróleo. De fato no ano passado pela primeira vez na história a demanda igualou a oferta o que nos tornou "teoricamente" auto-suficiente.

Mas a história é um pouco mais complexa e requer uma análise mais aprofundada:

Se você acompanhar o preço dos combustíveis em paises como Venezuela, Arabia Saudita, e até mesmo o Iraque, notará que lá seus preços são realmente muito baixos se comparado com os cobrados no Brasil ou EUA. Isso acontece porque são paises realmente auto-suficientes, seus preços independem do mercado externo.

No Brasil a pseudo auto-suficiência é mantida graças ao atrelamento dos preços do petróleo produzido aqui aos preços internacionais. Porque? Simples, dessa forma a demanda se mantém reduzida e a auto-suficiência é mantida. Se os preços não fossem atrelados aos preços internacionais a demanda por combustíveis aumentaria e a auto-suficiência deixaria de existir.

Portanto sua pergunta não foi "burra" e sim pertinente por basear-se numa percepção que poucos teêm.

Outro fato que não é muito divulgado e que ratifica o atrelamento de nossos preços aos internacionais, é o fato de o petróleo produzido no Brasil ser diferente do petróleo que nossas refinarias processam. Nossas refinarias estão preparadas para processarem um petróleo mais leve e fino (light), diferente do petróleo que produzimos (brent). Esse descompasso se deve ao fato de nossas refinarias terem sido construídas em época que não se acreditava em produção de petróleo em larga escala no Brasil e, consequentemente, todo o petróleo era importado.

Diante disso exportamos a maior parte de nossa produção (a qual não estamos aptos a refinar), e importamos um petròleo mais leve a qual nossas refinarias estão aptas a refinar. E esse cenário deve perdurar por mais alguns anos até que novos projetos de refinarias sejam concluidas e/ou novos combustíveis alternativos sejam desenvolvidos e postos em prática.

Portanto Memê, a auto-suficiência é muito mais uma jogada política do que um efeito prático propriamente dito. Mas ainda assim devo reconhecer que há méritos no atual desGovernos Mula, principalmente no que tange ao apoio a pesquisas de combustíveis alternativos.

Valeu?

Barbosa.

2007-01-26 05:02:22 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 1 0

É mentira. Temos capacidade de produção igual ao consumo. É diferente. Não há um tipo único de petróleo, o nosso não é o mais indicado p/ a produção de gasolina, então vendemos nosso petróleo barato e compramos petróleo caro.
Podia ser pior. O petróleo da Venezuela é 90% piche

2007-01-26 12:00:32 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Brasil será auto-suficiente em petróleo até 2020, diz estudo

A produção de petróleo no Brasil deve dobrar até 2010, atingindo 2,8 milhões de barris diários. Em 2020, a produção do país deve atingir 4,1 milhões de barris diários. A estimativa consta do estudo ´Perspectiva para Energia Internacional 2002´, realizado pela Energy Information Admistration (EIA), que é a agência de análises e estatísticas do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Com isso, segundo o estudo, o Brasil poderá se tornar quase que auto-suficiente em petróleo. "Espera-se que a totalidade da produção petrolífera brasileira venha a ser consumida no mercado doméstico, deixando apenas espaço para uma modesta necessidade de importações", disse a EIA.

Segundo a agência, o consumo de petróleo no Brasil deve registrar uma taxa de crescimento médio anual de 3,3% nas próximas duas décadas, atingindo 3,9 milhões de barris por dia em 2020. O consumo diário de petróleo no país em 1999 foi estimado em 2 milhões de barris.

A EIA salientou que as mudanças na legislação brasileira em 1997, que permitiram a participação do setor privado na exploração, produção, refino e distribuição de petróleo criaram um ambiente favorável ao país. "Como resultado dessa mudança e a conseqüente diversidade e interesse dos investidores no setor petrolífero brasileiro, a perspectiva de exploração e produção no país no longo prazo é vista com otimismo."

Segundo a agência, boa parte do interesse no setor de exportação da América Latina está concentrado no Brasil. Estima-se que 75% das reservas totais do país poderão vir dos projetos de exploração de águas profundas, que excedam mil metros. "Especialistas do setor esperam que profundidades que excedam 2500 metros poderão serem viabilizadas para produção dentro de cinco anos."

A EIA, ao avaliar as perspectivas do aumento do consumo de gás Brasil frizou que o país está fazendo um esforço para diversificar a sua plataforma de geração elétrica, que ainda é quase totalmente baseada em recursos hídricos. "A crise energética tornou mais urgentes os planos para a construção de usinas termoelétricas."

bom fim de semana e não se esqueça dos meus 10 pontos rsrsrsrsrsrsrs.....

2007-01-26 12:04:48 · answer #3 · answered by Ricardão 7 · 0 0

O Brasil importa óleo diesel, pois o petróleo brasileiro não presta para fazer esse produto e nem as refinarias brasileiras têm tecnologia para processar o petróleo grosso para fazer diesel. As reservas brasileiras são de 20 bilhões de metros cúbicos, incluindo a plataforma continental. Isso dará para mais 20 anos e o custo de extração irá ficando cada vez mais alto. Como DEUS é brasileiro, temos condições de ser o maior exportador de diesel do mundo, a partir de óleos vegetais, aproveitando a biomassa, situação privilegiada onde nenhum País tem as condições brasileiras. Também temos água à vontade, para explorar combustíveis à base de hidrogênio.

2007-01-26 12:01:46 · answer #4 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

o Brasil é sim auto suficiente em petróleo, mas apesar disso continuamos comprando e vendendo. É uma maneira de controlar a balança comercial

2007-01-26 12:01:20 · answer #5 · answered by caramacho 2 · 0 0

Na verdade, o Brasil ainda não tem capacidade para refinar o óleo daqui retirado, que é muito denso, então ele exporta a grande maioria do óleo retirado daqui e importa óleo mais "aguado", que é mais fácil de ser refinado...
O preço acompanha o mercado internacional pois o país também é exportador e importador, e para não ter prejuízos ou sobrecarregar a produção, o preço acompanha o rítmo dos outros países!!!

2007-01-26 11:58:07 · answer #6 · answered by Elio 5 · 0 0

não o petroleo que produzimos é bruto, serve para asfaltos, borrachas entres outras coisas e é mais barato que o petroleo fino para combustiveis por exemplo.

pergunta burra: como é que eu vou saber???

2007-01-26 12:00:56 · answer #7 · answered by Yuri A 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers