Fadinha, nos Mestrados das Federais funciona mais ou menos assim:
Você tem aulas por créditos, podendo cursar em média entre duas ou quatro disciplinas. Isto te tomaria o tempo de duas ou três manhãs (ou tardes; ou noites, depende do Centro de Estudos, da Universidade. do Curso) durante a semana. Isto sem contar com o outro tempo de estudo (o das leituras; ou das experiências nos laboratórios ou afins), que pede dois ou três turnos também. Claro que, no caso das leituras, isso varia muito dependendo da pesquisa. No meu caso, fiz tudo isso aí em ano e meio e ainda sobrou tempo.
Depois vieram os créditos da Dissertação (06 créditos) e a orientação. Mas isso é com o orientador. Ele define tudo, tudo, pois isso aí de 06 créditos não é praticamente uma disciplina...
Com bolsa, claro. O valor? Se não me engano, cerca de R$730,00, em UF, no tempo que fiz (1999-2000). As Federais têm algumas bolsas para M e D ainda (lutemos pelo ensino público, sempre, amigos).
As pagas? São as Especializações ( as chamamos de LATO SENSO). Existem muitas nas particulares. Cuidado com as que não têm qualidade, viu? Mas existe Mestrado tb pago, claro. Principalmente nas particulares. Cuidado com a qualidade deles tb, viu? (Mestrado é chamado de STRICTO SENSO).
Como você pode ver, nem toda pós graduação é paga, e ainda há muita gente que estuda com tudo pago pelo governo. Tudo depende de dedicação, estudo mesmo e tb estar no lugar certo na hora exata. Boa sorte!
2007-01-26 12:38:33
·
answer #1
·
answered by doutorzinho f 3
·
1⤊
0⤋
Cursar as matérias é o mais fácil, difícil é a seleção e a pesquisa. Estamos falando de instituições sérias.
2007-01-26 11:51:05
·
answer #2
·
answered by Genio 5
·
0⤊
0⤋
Não....
Há alguns mestrados só durante o período noturno e finais de semana.
Mestrados e doutorados em universidades públicas são inteiramente gratuitos, você só tem que pagar para participar da seleção.
2007-01-26 11:34:31
·
answer #3
·
answered by Strider 6
·
0⤊
0⤋