A suástica é o símbolo em cima da porta de entrada do templo Lakshmi Marayan em Nova Délhi, Índia. E, também, sobre a entrada de um templo bali na Indonésia.
Ela aparece em pesos do povo ashanti na África. Também a encontrará nas correntes mágicas dos índios norte-americanos. Pode-se vê-la numa representação das pegadas de Buda.
E um abade católico-romano a usou como seu brasão pessoal. E Adolf Hitler constituiu-a o emblema do Terceiro Reich da Alemanha.
Conforme Hitler escreveu em seu livro Mein Kampf (Minha Luta), apresentou a bandeira suástica diante do público pela primeira vez no verão de 1920.
Ele e seus associados ficaram muito entusiasmados com sua nova bandeira dotada de seu tema antigo. Disse ele: Seu efeito foi como o de um agitador.
Hitler viu primeiro este símbolo em sua infância. Naquele tempo, vivia num pequeno povoado perto do mosteiro beneditino em Lambach, Áustria Superior. Por algum tempo, era um cantor do coro de lá e morou no mosteiro durante o inverno de 1897-1898. Ali, esculpido no muro acima da gruta da fonte no pátio, achava-se a data de 1860 junto com a suástica
No livro Aus Adolf Hitlers Jugendland und Jugendzeit (O Período e a Terra da Juventude de Adolf Hitler), diz-se o seguinte sobre o mosteiro beneditino em Lambach: “Foi aqui que Adolf Hitler entrou pela primeira vez em contato com a suástica.
Muito embora Adolf Hitler mais tarde talvez tenha tido motivos inteiramente diferentes para adotar este símbolo, não se pode obliterar o fato de que passou parte de sua infância sob esse símbolo.” — Págs. 14-16.
Para muitos, talvez pareça estranho que o símbolo político de Hitler também fosse encontrado num ambiente religioso.
Não entanto, se examinarmos casos adicionais do uso da suástica através do mundo, vamos verificar que o significado mais comum da suástica é decididamente religioso antes que político.
2007-01-26 22:20:15
·
answer #1
·
answered by Herman 6
·
2⤊
2⤋
Sugestão de Joseph Goebels, o mago nazista da propaganda. Ele cria no poder dos símbolos. Hoje estaria na MacCann-Erickson ou coisa parecida, bolando slogans p/a Coca-Cola, escrevendo bíblias" da propaganda e dando palestras (por cachês milionários) pelo mundo inteiro
2007-01-26 12:50:57
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Oi Zodiaco,
A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras.
Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços indo para a esquerda e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas.
Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. China : Símbolo da orientação quádrupla que segue os pontos cardeais. Desde 700 d.C., ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica (卍manji) é usada para representar templos e santuários em mapas.
A suástica usada como símbolo do Budismo e que significa "bons ventos", foi utilizada por Adolf Hitler, devido à sua aparência como uma engrenagem, supostamente para simbolizar sua intenção de uma Revolução Industrial na Alemanha.
Outro significado atribuído à suástica é "boa sorte", do sânscrito. Em 1957, o governo alemão criou uma lei pela qual a exibição da suástica em bandeiras, documentos e pinturas é expressamente proibida; leis similares foram adotadas em alguns países. Isso aconteceu para inibir qualquer tipo de adoração ao regime nazista.
O polêmico psicanalista Wilhelm Reich (ucraniano de origem germânica), em "Die Massenpsychologie des Faschismus, Frankfurt 1974, S. 102-107", faz a seguinte leitura do efeito psicológico da suástica:
O Nazismo serviu-se da simbologia para atrair sobretudo a massa de trabalhadores alemães, enganando-os com a promessa de que Hitler seria um Lênin para a Alemanha;
"sob o simbolismo da propaganda, a bandeira era o que primeiro chama a atenção (cantando:).
Nós somos o exército da suástica,
Erguemos as bandeiras vermelhas
O trabalhador alemão nós queremos
Assim trazer para a liberdade."
Usando músicas que claramente pareciam comunistas, e com a bandeira habilmente composta, passava o Nazismo um caráter revolucionário para as massas.
Reich atesta que a "teoria irracional" da superioridade racial, tinha apelos ao subconsciente, através das formas da suástica e dos contrastes oferecidos pelas cores utilizadas (vermelho, preto e branco), chegando mesmo Hitler a afirmar que esta cruz era um símbolo anti-semita, em sua origem.
E, indo mais longe, faz a leitura de que a suástica esquerda tem nítido apelo sexual:
"Se olharmos detidamente para as suásticas no lado direito, vemos que elas claramente revelam formas humanas esquematizadas. Já a suástica voltada para a esquerda, mostra um ato sexual...".
Conclui, assim, que o símbolo representou importante fator de atração para as massas, em torno de uma ideologia falaciosa.
O Partido Nazista ( Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ou NSDAP ) formalmente adotou a suástica ou 'Hakenkreuz ' (cruz curva, numa versão literal) em 1920.
O símbolo era usado na bandeira do partido, distintivos e braçadeiras - embora tenha sido não oficialmente usado pelo NSDAP e seu antecessor: o Partido dos Trabalhadores da Alemanha (Deutsche Arbeiteerpartei - DAP
♫ Um abraço! ♫
2007-01-28 21:31:18
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
A chegada das tropas de Napoleão em Viena em 1806, trazendo na mochila manifestos irreventes e igualitários, desativou a cruz gamada. Tornaram anacrônico o ícone dos racistas. Mesmo os mais empedernidos conservadores como o príncipe Metternich - o arquiteto da reacionária Santa Aliança, a coligação dos reis que perdurou de 1815 a 1848 - sabiam que travavam uma batalha defensiva contra o liberalismo democratizante que difundiu-se pela Europa ao longo do século 19.
O racismo dos austro-germanos porém não deu-se por vencido. Se a nobreza do Império dos Habsburgo , abalada pela Revolução de 1848, não tinha mais fibra para exibir ares de casta, o mesmo não se deu com os líderes populistas que proliferaram no final do século 19. A fobia deles não eram somente os eslavos, mas também os judeus.
Acusando a decadente monarquia austríaca de ser "pró-eslava" e "protetora dos semitas", Georg Ritter von Schönerer, um demagogo racista anunciou em 1882 um programa em Linz (cidade onde na adolescência Hitler irá passar uns anos) em favor do trabalho artesão e da pequena propriedade, ameaçados pelo "dinheiro judeu". Defendia até uma Lei de Exclusão para isolá-los. Schönerer, proclamando-se Führer, tentou fazer do anti-semitismo e do ódio ao eslavo um movimento popular, de massas.Com ele o preconceito deixou os salões da nobreza e ganhou as tavernas do suburbio. Resultou que o primeiro prefeito de Viena eleito por voto direto em 1897, foi o popularíssimo anti-semita Karl Lueger que fez campanha "para liberar o povo cristão da opressão judaica"
Em 1905 a suástica voltara à moda na Áustria. A Revista Ostara dirigida por um excêntrico monge chamado Jörg von Liebensfelds colocou-a permanentemente na capa. O conteudo era xenofobia pura. Em meio a delírios de superioridade racial ariana, mesclado à fobias aos casamentos mistos, o periódico pregava a esterilização e até o exterminio em massa de eslavos e de judeus. Virou uma das preferidas do jovem Hitler em Viena, que procurou Liebensfelds no seu bizarro castelo de Burg Werfenstein atrás de números atrasados.Deu no que deu.
2007-01-26 12:02:48
·
answer #4
·
answered by euemore 1
·
2⤊
1⤋
Um dia ele tava passeando na Índia, viu a suástica e achou bunitinho, dai resolveu encher a Alemanha de cruzezinhas que nem aquela...
2007-01-26 12:00:12
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A resposta a esta pergunta é que se trata de uma cabala. Porém,vim aqui porque só agora vi sua pergunta dizendo da dúvida sobre meu nick, tenho andado super ocupada e realmente não tinha visto. Me sinto honrada com isto e com sua lista na outra onde estou incluída. Bem,como esta é uma coisa que muita gente vem perguntando, e não somente um, mas vários já disseram que até pesquisaram na net nada encontrando, responderei à você,pois sei que sabe de quem se tratam. Meu nick á a junção dos nomes Nefertiti e Ísis,em outro lugar sou Nefertiti e um número,mas como aqui há havia trocentas,resolvi fazer esta junção, o bom é que para a maioria que digo o significado,continuam sem entender chongas!!! kkkkk!! Um grande abraço, um beijo no coração e obrigada!
2007-01-26 11:57:10
·
answer #6
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
1⤊
1⤋
tem haver com cabalas, alias a suastica é uma cabala, foi por influencia de varias coisas inclusive da Helena Blavastski, tipo isso ..não me lembro agora.
2007-01-26 11:06:31
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
A suástica é um simbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos Indios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus.
A suástica usada como simbolo do Budismo e que significa "bons ventos", foi utilizada por Adolf Hitler, devido à sua aparência como uma engrenagem, supostamente para simbolizar sua intenção de uma Revolução Industrial na Alemanha.
Em 1957, o governo alemão criou uma lei pela qual a exibição da suástica em bandeiras, documentos e pinturas é expressamente proibida; leis similares foram adoptadas em alguns países. Isso aconteceu para inibir qualquer tipo de adoração ao regime nazista.
2007-01-27 18:42:57
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Veja o que Hitler afirmou no seu livro, Mein Kampf acerca da adoção da simbologia nazi:
" Em pleno verão de 1920 nosso pavilhão apareceu pela primeira vez [...] Como nacionais-socialistas, costumamos ver na nossa bandeira o nosso programa. No vermelho vemos a idéia socialista do movimento, no branco, a idéia nacional, na cruz suástica a missão da luta e a vitória do homem ariano, simultaneamente com a vitória da nossa missão renovadora que foi e será eternamente anti-semítica."
Hitler foi sagaz ao descobrir o apelo que as imagens exercem sobre as massas; percebendo como a militância comunista, com suas bandeiras vermelhas e "foices e martelos" douradas causava impacto visual tratou ele próprio de elaborar a bandeira do N.S.D.A.P ( o partido Nazi).
O emprego da suástica como emblema nazi foi uma decisão pessoal de Hitler quando este era apenas o "chefe-de-propaganda", embora não sem algumas sugestões de seus simpatizantes, por exemplo, consta que um "dentista de Stanrberg" produziu uma suástica com ganchos curvos, que foi posteriormente rejeitada. Tudo indica que a escolha da suástica se deu por sua relação com a raça ariana, os hindus também são arianos. Ao que parece Hitler quis identificar na sua suástica inclinada a renovação da luta da civilização ariana, por isso o recurso a um símbolo hindu.
Tudo de bom,
Clayton.
2007-01-27 05:38:33
·
answer #9
·
answered by Lavs Deo! 7
·
0⤊
1⤋
O símbolo Nazista é um antigo símbolo fenício que significa conduta do bem--estar.Que ironia.Um membro do partido Nazista sugeriu a Hitler e ele acatou.O significado conduta do bem-estar é para representar que o nazismo era a salvação para a Alemanha após a primeira guerra.Para isso deveria ser eliminadas as raças inferiores
2007-01-26 19:01:19
·
answer #10
·
answered by rogerio m 2
·
1⤊
2⤋