English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Muitas vezes, mesmo sabendo que não podemos , acabamos fazendo coisas que não queremos e nos sentimos mal depois; as vezes alguém nos faz um pedido e agente mesmo sabendo que não pode atender, diz que sim, com o receio de dizer não, e nos sentimos mal depois também. E o pior: temos receio de pedir algo, expor o que pensamos e ,a droga ,é a preocupação com que as pessoas vão pensar da gente. Deve existir alguns principios que nos ajude a lidar com essas questões. Quem pode me ajudar?

2007-01-26 02:45:49 · 6 respostas · perguntado por Edivaldo n 1 em Ciências Sociais Psicologia

6 respostas

Simplesmente diga não. Dizer não só vai te gerar culpa se o que você estiver dizendo for um mentira, ou se você só estiver fazendo para agradar as outras pessoas. Dizer não é o mesmo que dizer sim. O seu não deve ser o mesmo que o seu sim. Simplesmente diga o que você quer dizer e que o seu sim seja sim e que o seu não seja não, sem culpa.

2007-01-26 02:59:25 · answer #1 · answered by EDSON 2 · 0 0

Nao sei, tenho o mesmo problema que o seu, precisamos nos unir

2007-01-26 11:53:03 · answer #2 · answered by frida 2 · 0 0

Li um livro algunds anos atrás muito bom , Chama´se
QUANDO DIGO NÃO ME SINTO CULPADO
Dr: MANUEL J. .SMITH
Me foi de grande auxilio, quem sabe possa ajuda-lo
boa sorte
Bjão baby

2007-01-26 11:33:58 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Todos temos dificuldade de dizer não a determinadas pessoas, mas parece que no seu caso isso é geral. Você tem que ser o que você pensa que é. Não deve tentar agradar os outros sem medir as possibilidades, seja material ou sentimentalmente. Fazendo assim você estará se comprometendo e prejudicando aquele a quem favorece.
Questionar antes de propor a ajudar é uma rega que temos que seguir. Avalie a pessoa antes de tudo. Não tenha medo de dizer não quando perceber certa dificuldade em ajudar e, se possível, sugira e tente elaborar com a pessoa uma outra maneira de contornar o problema. Se você age assim (ajudando sem poder) para não perder a amizade, tem que entender que aquele que ficar aborrecido por você não poder ajudar, não merece sua amizade. E essa colocação é uma coisa que deve ficar bem clara a todos aqueles com quem convive no dia-a-dia. Mesmo que as pessoas, hoje, já estejam acostumadas com a sua sempre providencial ajuda, comece fazendo-as entender as novas regras. Você pode até colocar a questão da amizade em cheque pois, uma amizade com interesse não é amizade. Seja claro.

2007-01-26 11:17:28 · answer #4 · answered by jp 7 · 0 0

Eu era assim, mas agora quando alguém vem me pedir alguma coisa eu falo logo um não, mas com jeitinho. Depois eu penso bem e se tiver ao meu alcance ajudar sem me prejudicar faço com a maior boa vontade se eu não puder o não já foi dito. Aqui em casa eu ensinei todos a fazer assim, dizer o não primeiro.
E não tem que se sentir culpado não, porque quando precisamos de ajuda são poucos que podem ajudar e eles não estão nem aí.

2007-01-26 10:59:55 · answer #5 · answered by RF 4 · 0 0

Fale não com os olhos fechados
Pq o q os olhos não ve o coração não sente
naum é

2007-01-26 10:52:22 · answer #6 · answered by Jhony 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers