English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na literatura, a designação "gótico" associa-se ao universo decadente, mórbido e satânico introduzido na 2ª fase do Romantismo (ultra romantismo)...mais e na arte? essa designação tb é válida?..

2007-01-25 17:47:52 · 9 respostas · perguntado por milla 1 em Artes e Humanidades História

9 respostas

É engraçado, né? A arquitetura nas igrejas, nas catedrais, o gótico não é sinônimo positivo.

2007-01-26 10:15:25 · answer #1 · answered by Poison 3 · 0 0

Milla,

O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.

Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e estende-se ao momento do advento do Renascimento Italiano em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.

Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitectura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
A arquitectura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.


1 O termo
2 Contexto e primeiros passos
2.1 A Filosofia da Luz e a Abadia de Saint-Denis
3 Expansão, ramificação e uniformização
4 Expressões
4.1 Arquitectura
4.1.1 Características gerais
4.2 Escultura
4.3 Pintura
5 Gótico português
5.1 Arquitetura
5.2 Outras artes
5.3 O gótico e os descobrimentos
6 Neo-gótico
6.1 Neo-gótico no Brasil
7 Ligações externas
8 Bibliografia

Leia aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico

♫ Um abraço! ♫

2007-01-30 07:13:41 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 1 0

Me desculpe, mas o estilo gótico não tem nada de satânico.
O nome gótico vem de uma expressão pejorativa contra os godos que não tinham nada a ver com a cultura gótica.
O estilo gótico nasceu na idade média e expressava um sentimento de vazio interior, de depressão, de melancolia. Isso se reflete tanto na literatura quanto na arquitetura e nas artes.
E só pra esclarecer, o goticismo, como cultura também não tem nada de satânico. Na verdade, góticos em sua síntese não acreditam em nada, nem Deus, nem Diabo, apenas no bem e no mal existentes no coração do homem e se sentem deprimidos por verem como o ser humano está se auto-destruindo. Mas existem góticos cristãos. Eu não gosto muito de rótulos, mas tenho muitas afinidades com o goticismo. Aprecio a cultura obscura, a melancolia, dias nublados, poemas que analisam a alma humana, a dor, o sofrimento. Uso só preto já há 5 anos, porque me sinto bem assim, mas não ando com um grupo de góticos, nem costumo frequentar cemitérios. Eu respeito essa cultura, pois sinto que minha alma é gótica e acho que niguém deveria jamais ser julgado ou discriminado pelas coisas em que acredita ou que sente.
Todos os góticos (e fique claro que não me refiro àqueles adolescentes vândalos que ainda ganham mesada e juram por Deus que são ateus) são muito cultos e são profundos admiradores de todos os tipos de arte, principalmente as criadas durante a Idade Média.
Excelente pergunta!
Beijos!

2007-02-02 20:47:37 · answer #3 · answered by Joyce 3 · 0 0

estilo gótico nas igrejas tem um logo amendoado principalmente nas janelas e portas e há uma certa teoria ligada a mulher -mãe- cujo orgão feminino de procriação também é amendoado

2007-01-29 06:09:18 · answer #4 · answered by didi_767 6 · 0 0

Na Itália do séc.XVI e sob a fascinação pela glória e cânones da antiguidade clássica, otermo gótico vai serreferido pela primeira vez por Giorgio Vasalli, que foi o fundador da história da arte. Aos olhos dele, a arte da Idade Média, é o oposto da perfeição,é o obscuro e o negativo.É criado assim, o termo gótico com fortes conotações prejurativas.
Somente alguns séculos mais tarde, durante o Romantismo nas primeiras décadas de séc. XIX, vai ser valorizada a filosofia estética do gótico. A arte volta-se para um periodo misterioso e deconhecido da Idade Média. Nasce assim o Neo-Gótico.

2007-01-27 19:02:36 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Seguinte: o que hoje chamamos de "arte gótica" era conhecido na Idade Média como "opus francigenum", obra francesa, porque o estilo se desenvolveu principalmente na França.

Os renascentistas procuravam se associar à Antiguidade clássica e fizeram questão de desvalorizar a arte medieval. Então chamaram as catedrais de "góticas", ou seja, dos godos, querendo dizer que eram coisas de bárbaros. Em contraponto, o novo estilo seria um resgate do equilíbrio greco-romano.

Por extensão, "gótico" ficou sendo o obscuro e místico, o oposto do racional e humanístico.

A ironia é que a arquitetura gótica foi criada para iluminar as catedrais, e não para ser tenebrosa. As estruturas pesadas existiam justamente para sustentar os enormes vitrais que aproveitavam ao máximo a luz solar.

2007-01-27 02:19:56 · answer #6 · answered by marquito_70 2 · 0 0

O sentido dessa designação é que o sujeito adore a matéria morta, esquecendo-se que a vida é o mais importante que Deus nos deixou. Eu tinha um amigo gótico, me livrei, ele chegava com um pedaço do corpo de um defunto, arrancava dos cemitérios e ficava fumando maconha e dizendo que tudo aquilo era bonito, Deus me livre.

2007-01-26 05:02:05 · answer #7 · answered by Erivan Tomaz 1 · 0 0

Estlo renacentista nascido na França, o termo "gótico" passou a ser usado na Itália do Séc.XVI por Giorgio Vasari, considerado pai da História da Arte. É um estilo completamente oposto ao clássico, « é o oposto da perfeição, é o obscuro e o negativo, relacionando-a neste ponto com os Godos, povo que semeou a destruição na Roma antiga em 410. Vasari cria assim o termo gótico com fortes conotações pejorativas, designando um estilo somente digno de bárbaros e vândalos, mas que nada tem a ver com os antigos povos germânicos (visigodos e ostrogodos).

Somente alguns séculos mais tarde, durante o Romantismo nas primeiras décadas do século XIX, vai ser valorizada a filosofia estética do gótico. A arte volta-se novamente para o passado, mas agora para o período misterioso e desconhecido da Idade Média. Goethe, também fascinado pela imponência das grandes catedrais góticas na Alemanha, vai acabar por ajudar ao impulso desta redescoberta da originalidade do período gótico, exprimindo as emoções que lhe são despertas ao admirar os gigantes edifícios de pedra.
Neste momento nasce o Neo-gótico que define e expande o gosto pela utilização de elementos decorativos góticos e que reconhece pela primeira vez as diferenças artísticas que separam o estilo românico do gótico.»

Então, penso que sim! Mas tire suas próprias conclusões.

2007-01-26 02:37:41 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Ham... depende, em literatura aprendemos q gótico era uma escola literária um "estilo" ou forma de compor poesias e sonetos. ^^"

2007-01-26 02:21:35 · answer #9 · answered by Elessar Elendil 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers