English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-25 13:12:33 · 3 respostas · perguntado por Tricolor Flu 4 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

3 respostas

O Volapuque, Esperanto, o Ido, o Novial, são línguas mortas, mais mortas do que antigas línguas sem uso, porque seus inventores jamais criaram lendas para acompanhá-las.

2007-01-29 12:49:06 · answer #1 · answered by adericleverson 7 · 0 0

Volapuk foi a primeira língua artificial para uso na comunicação internacional. Ela foi criada por um padre alemão chamado Schleyer. Mas este padre imaginou que a língua devia ser precisa como o grego; o resultado foi uma língua precisa como o grego, com dezenas de formas verbais, mas complicada como o grego. Mas as pessoas aprendem grego, porque esta língua possui a maior literatura de todos os tempos. Ora, Volapuk não tinha literatura nenuma. Assim, ninguém se interessou por esta língua.

Logo depois do Volapuk, outras pessoas tiveram a idéia de criar línguas fáceis de se aprender. O raciocínio era o seguinte: Se a língua for simples, mesmo não tendo uma grande literatura, todos vão aprender. Desta idéia nasceram o novial e o esperanto. Acontece que nenhuma das duas línguas eram simples o bastante. O esperanto foi a língua artificial de maior sucesso. Conta hoje com pouco mais de cinco milhões de falantes. A língua é realmente útil, pois os falantes estão bem espalhados pelo mundo, e são muito prestativos. Mas esperanto não é fácil. Também o esperanto utiliza uma gramática baseada no grego, com formas verbais precisas, acusativo como o do grego, uma sintaxe tão complexa quanto a do grego, concordância de gênero e número. Acredite em mim, é mais fácil encontrar uma pessoa que fale chinês bem em uma escola de chinês do que alguém que fale esperanto bem em um clube de esperanto.

Depois das experiências do Volapuk e do Esperanto, alguém conseguiu fazer uma língua artificial realmente fácil. O matemático Peano criou o Latino Sine Flexione. Nada de sistema verbal grego. No LSF, a gramática é a mesma do chinês escrito: Nenhuma gramática. Eis o que está escrito na lista de discussão de LSF:

Europeano - lista et gruppo pro Latino sine Flexione, aut Interlingua de Peano, usato quomo lingua auxiliare inter populos de differente linguas nationale per multo membros de Academia pro Interlingua.

Quanto tempo você precisa de estudar para entender isto? A propósito, o endereço da lista é

http://groups.yahoo.com/group/europeano/

Antes que eu me esqueça. Apesar de fácil, o Latino Sine Flexione não pegou. Ninguém usa esta joça. Se você quiser comunicar-se internacionalmente, aprenda a língua da nova superpotência. Aprenda chinês. Aliás, a gramática do chinês é tão simples quanto a do Latino Sine Flexione. Afinal, o criador do Latino Sine Flexione baseou-se no chinês.

2007-01-29 15:45:37 · answer #2 · answered by Eduardo C 3 · 0 0

Nada, com certeza vou ficar sabendo agora. Com as respostas dos participantes.

2007-01-25 21:23:17 · answer #3 · answered by Antonio A 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers