English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No meu entendimento, Immanuel Kant foi o mais extraordinário filósofo em virtude de sua reviravolta copernicana no âmbito do conhecimento racional e, inclusive, no âmbito da moral e do Direito. Apesar de suas idéias serem insuficientes para oferecerem respostas para os dias de hoje, elas foram fundamentais para o pensamento humano. E então, quem vocês acham ser o maior filósofo? Façamos uma espécie de rol da fama "hall of fame".

2007-01-25 10:12:29 · 14 respostas · perguntado por Mr. W. 2 em Artes e Humanidades Filosofia

14 respostas

Karl Marx, foi eleito o mais importante filósofo da história. Nada mais justo, pois realmente Marx superou, de uma forma geral, todos os filósofos da humanidade.

Karl Marx fez além do que os filósofos costumeiramente fazem: “interpretar o mundo de diferentes maneiras”. Para Marx o que realmente importa é “transformar o mundo”. Sua filosofia é revolucionária por ter a dialética como método de análise dos fenômenos sociais. É a dialética que faz o pensamento de Marx atual. É o método dialético que pode explicar que o discurso do “fim da história”, que o pretenso triunfo do capitalismo como única possibilidade de organização da sociedade não passa de uma falácia.

Podemos afirmar que Marx foi um filósofo de vários tempos. Foi conhecedor excepcional da história, um intelectual formidável e radical e um incomparável analista das lutas políticas e da economia a ponto dos seus ensinamentos serem comprovados em pleno século XXI, em plena globalização dos mercados. Aliás, as análises de Marx expostas, não digo nem na sua obra mais rica e complexa que é “O Capital”, mas mesmo no “Manifesto Comunista”, de 1848, são tão atuais que quando o autor fala das características internacionais do capital vemos exatamente o que ocorre hoje em pleno século XXI na globalização. Vejamos alguns trechos da obra que prodizida em co-autoria com Fredreich Engels:

“Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo. Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vínculos em toda, parte.” O que é isso se não a tal “globalização dos mercados? Tem mais: “Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. São suplantadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas, indústrias que não empregam mais matérias-primas autóctones, mas sim matérias-primas vindas das regiões mais distantes, e cujos produtos se consomem não somente no próprio país mas em todas as partes do globo”.

E para finalizar com chave de ouro, olhem só o que o maior filósofo de todos os tempos afirmou há mais de 157 anos: “ A burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população. Aglomerou as populações, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. A conseqüência necessária dessas transformações foi a centralização política. Províncias independentes, apenas ligadas por débeis laços federativos, possuindo interesses, leis, governos e tarifas aduaneiras diferentes, foram reunidas em uma só nação, com um só governo, uma só lei, um só interesse nacional de classe, uma só barreira alfandegária (...) Sob pena de morte, ela obriga todas as nações a adotarem o modo burguês de produção, constrange-as a abraçar o que ela chama civilização, isto é, a se tornarem burguesas. Em uma palavra, cria um mundo à sua imagem e semelhança”.

É impressionante a capacidade de análise de Marx a ponto de ser praticamente um profeta se admitirmos que é exatamente como descreveu, há um século e meio, que opera hoje o grande capital, principalmente o financeiro.

Outra obra de fundamental importância para certificarmos o gênio de Karl Marx, data 1844. Trata-se, na minha opinião, da sua melhor obra: Os Manuscritos Econômicos e Filosóficos. Essa uma obra do jovem Marx, onde há um claro interesse na análise do homem a partir de uma visão humanista, não um humanismo ingênuo, romântico, mas um humanismo onde a principal preocupação do filósofo alemão é ser radical, “ir à raiz do problema”.

Diferentemente de “O Capital”, uma obra de visão mais ecomiscista ou cienticista, nos Manuscritos Marx está pouco preocupado com o rigor científico ou não da obra, embora muitos dos temas abordados nela são hoje objetos de estudos científicos por várias áreas do conhecimento como a Psicologia, por exemplo.

É através dos Manuscritos que Marx nos revela a alienação profunda do homem moderno, criada pela propriedade privada e pelo regime de trabalho assalariado. Assim, a relação do trabalhador moderno com seu trabalho se configura ''''como atividade estranha não pertencente a ele, a atividade como miséria, a força como impotência, a procriação como castração''''.

Por tudo isso é que Karl Marx foi elevado a categoria de o maior Filósofo da história pela insuspeita BBC de Londres. Ou seja, não foi nenhum partido comunista ou outra organização de esquerda que organizou a eleição onde Marx recebeu 28% dos 30.000 votos.

Em meio a tantas notícias de guerra e corrupção no Brasil e no mundo, nada como ficar sabendo que com tudo isso ainda há quem reconheça Marx e seu pensamento como algo imortal. Imortal no sentido de que não é simples, como acham os neoliberais, enterrar no cemitério da história um sistema de pensamento e de prática política que inspirou revoluções pelos quatro cantos do planeta.

Penso que a eternidade do pensamento marxista reside no fato de ser um instrumento para a práxis política de setores da sociedade esquecidos ou enganados pelo maior engodo de todos os tempos que é o sistema capitalista. Enquanto houver injustiça social e econômica no mundo; enquanto poucos milhares continuarem a ser sustentados a partir da exploração de bilhões; enquanto continuar a vileza imperialista de uma única nação que em nome da liberdade e da democracia oprime e domina, enfim, enquanto existirem dominados e dominadores, exploradores e explorados, permanecerá vivo o pensamento de Karl Marx.

“Tudo que é sólido se perde no ar”. Essa frase de Marx, contida no Manifesto Comunista, serve para nós marxistas não dogmatizarmos o marxismo. A imortalidade do pensamento marxista está na sua contínua reflexão crítica e no seu enriquecimento através da contribuição de outros intelectuais de formação marxista. Devemos lembrar sempre que “a dialética é a lei que rege todos os movimentos da natureza. Por conseguinte, no seu aspecto efêmero não se deixar impor por nada, porque que é essencialmente crítica e revolucionária”. Vida longa ao marxismo! Viva Marx, o maior filósofo da história!

2007-01-25 10:21:10 · answer #1 · answered by Forç@ Vit@l 3 · 7 7

SÓCRATES : pq nunca exerceu magistério regular, e nunca escreveu livro algum. Era hostil a todo ensinamento dogmático, e seu método consistia em levar seus interlocutores a descobrir a verdade, interrogando-os sem cessar e obrigando-os a verificar suas próprias contradiçôes ( dialética). E pq foi também, o primeiro homem da humanidade a demonstrar genialmente e incontestavelmente, em seus discursos a veracidade da imortalidade da alma, (registrado depois no Fédon, de Platâo). Explicou tb, em seus discursos, no que realmente consistia o amor : "O AMOR, É O GÊNIO QUE UNE O HUMANO AO DIVINO, E O DIVINO AO HUMANO." ( tb registrado por Platâo, em O Banquete ). E pq é dele a seguinte frase : "SÓ SEI QUE DE NADA SEI."
Um verdadeiro Gênio, que deixou um legado de humildade, e nos tornou cônscios de nossos deveres com relaçâo à prática do bem, e da incansável busca pela verdade.
É principalmente por isso, e por muito mais, que o considero, o maior filósofo de todos os tempos.
A leitura de seus diálogos ( escritos por Platâo ), é fundamental para quem anseia por conhecimentos, e pela verdadeira busca da evoluçâo espiritual.

2007-01-25 12:12:12 · answer #2 · answered by Fidalgo 4 · 4 1

Seus ignorantes, só podem ser evangélicos!
O maior filósofo da terra chama-se Jesus Cristo, o princípio da criação. Toda sabedoria espalhada pelo mundo vem de Jesus Cristo, embora ele não tenha ensinado nada sobre filosofia ao seus seguidores quando estava em sua forma carnal.

Obs: eu não tenho religião nenhuma, sou apenas um pensador. ABRAÇOS!

2016-08-07 01:21:02 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

Socrate.

Se conhecer é fundamental.

2007-01-25 10:24:24 · answer #4 · answered by Pour la Paix. 6 · 3 2

Esse conceito de melhor deveria ser abandonado...
Vou citar Sócrates, nem o melhor nem opior, mas um grande filósofo.

2007-01-25 10:18:36 · answer #5 · answered by Ladrão de vaca 5 · 2 1

FLAVIO SOARDI DE CAMARGO
com toda a certeza um dos maiores pensadores!!!

2015-04-17 14:43:04 · answer #6 · answered by Flavio soardi de Camargo 1 · 1 1

Nietzsche... Aff, Espirrei!

2014-04-01 07:53:42 · answer #7 · answered by Wolverine 1 · 1 1

Jesus , Socrates, Snt Agostinho, Platão e daqui alguns anos Eu

2007-01-25 12:12:56 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 3

1º Jesus Cristo (pena que semrpe foi tão incompreendido)
2º (bem atrás) Rousseau...
3º John Locke
4º Platão
5º Santo Agostinho

2007-01-25 10:40:32 · answer #9 · answered by Advicer 7 · 3 4

Para mim foi Nagarjuna, o Segundo Buda, que com sua crítica radical mostrou a falácia de todos os discursos . Foi o pioneiro da Filsofia da Desconstrução.

2007-01-25 10:25:18 · answer #10 · answered by tubalcain1733 7 · 1 2

fedest.com, questions and answers