O fim das guerras de conquistas foi o fator determinante que iria lentamente minando o poderio romano. As guerras eram a fonte de fornecimento de escravos, base econômica do império. Essa base foi golpeada de morte com o fim das conquistas.
Outro fator foi a disputa do poder pelos generais, que provocou a desmoralização política.
Enfraquecida economica e politicamente, Roma não teve como evitar o avanço dos povos chamados por eles de bárbaros.
2007-01-25 11:20:46
·
answer #1
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
0⤋
O Império já começou a declinar quando começou, na transição da república para o império. O fim das instituições republicanas trouxe como consequências o desinteresse dos cidadãos pelos negócios públicos de Roma, que, então, passou a ter como única razão de ser a sua própria sobrevivência.
Os imperadores governavam, na maioria das vezes, visando seu próprio interesse. Apesar de um breve período de revigoramento, durante o período dos Antoninos, a sina di Império já estava lançada, sendoi uma questão de tempo seu desparecimento (observando-se, claro, as diferenças entre os ramos ocidental e oriental do império, este último dando origem ao império bizantino).
2007-01-25 21:40:42
·
answer #2
·
answered by Santana 2
·
0⤊
0⤋
O declínio iniciou no século III, a economia ficou abalada pela diminuição no número de escravos, pois acabaram as guerras de conquista. Ocorreu um aumento do êxodo urbano e aumento de invasões de povos bárbaros.
Existem algumas controvérsias em relação à religião, se teria influenciado ou não o declínio romano a introdução do Cristianismo.
A divisão de Roma foi o ponto final do Império, o que resultou na dominação germânica da parte ocidental, no século V.
2007-01-25 06:59:26
·
answer #3
·
answered by Little L 2
·
0⤊
0⤋
resposta
declinio do império romano=O declínio parece haver começado dentro do próprio Império no século IV a.C. A cada dia, ficava mais difícil proteger o imenso território e o exército tinha de utilizar seus recursos para conter as invasões bárbaras nos séculos III e V d.C. A economia começou a sofrer os efeitos das invasões, pois o dinheiro para as construções públicas e cerimônias era desviado para o exército.
O aumento do cristianismo também teve um impacto semelhante. Os aristocratas e pessoas cultas optavam pela igreja no lugar da política, debilitando assim a liderança romana. As pessoas abandonaram os templos e foros de Roma e começaram a migrar para novas igrejas nas saídas da cidade.
No século V d.C. o Império estava em pedaços. Em 455 d.C, os vândalos saquearam Roma. E em 476 d.C, o último Imperador, Romulus Augustulus, abdicou ao trono. O Império Romano chegava ao fim no oeste, mas continuou no leste até o século XV.
2007-01-25 05:43:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Do oriente ou do ocidente????!!!
2007-01-25 05:46:16
·
answer #5
·
answered by Ivana 5
·
0⤊
1⤋