English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1 respostas

Olá, Zira.
Em biologia, você deve escrever em português correto, e colocar entre parênteses todas os termos técnicos em latim. Isto acontece porque o portugês não representa diferenças ortográficas fundamentais para eliminar ambiguidades, como por exemplo utilizar Y, PH e CH em palavras gregas latiniazadas. Você escreveu de forma abreviada e incompreensível. Antes de estudar biologia, você deveria rever seu português. E para escrever bem português, é preciso aprender bem o latim. Além de ajudar no português, os conhecimentos de latim vão ser muito úteis na biologia (principalmente), na física (permitirá que você leia o Principia de Newton e os trabalhos de Oersted, Ampère e outros) e na matemática (obras de Gauss, Euler, Pascal, Peano e muitos outros). Quanto à sua pergunta, vou tentar adivinhar o que você quer, pois ela está completamente incompreensível.

Nas algas, a reprodução sexual varia de fusão de células idênticas (isogamia; a palavra vem do grego, onde isos significa igual e gamos significa casamento) até a fertilização de uma célula grande e imóvel por outra, menor e móvel (oogamia; em grego oon significa ovo).

Nas algas em que os spermatia (o plural de nomes neutros, em grego e em latim, forma-se com a) não se movem, como parece ser o caso de sua pergunta (como disse, não entendi o que você escreveu; adivinhei) a reprodução ocorre em conceptáculos, que são pequenas câmaras na superfície da alga. A fertilização da carpogonia feminina ocorre quando so spermatia não móveis são interceptados pelas trychogynae. Não sei se você sabe latim, mas é muito difícil entender biologia sem conhecer latim (além disso, é muito difícil escrever português corretamente sem saber latim). Em grego, thryx/trykos significa cabelo. Gyne/gynaikos significa mulher. Então, thrykogynae são cabelinhos na célula feminina que interceptam os spermatia. Note que, em grego, sperma/spermatos significa semente. Para formar o diminutivo, usa-se o sufixo ion; o plural é ia. Daí spermatia. O singular de spermatia é spermation.

Tenho um filho que está no segundo grau, que considero ser seu caso. Ele também pretende prestar vestibular em uma universidade federal e passar. Ele está se preparando da seguinte maneira: Aprendeu grego e latim bem. Aprendeu também chinês, porque a China vai dominar o mundo e inglês porque os Estados Unidos estão dominando agora. Após aprender bem o latim, ele começou a estudar biologia, física e matemática. Conhecendo latim, biologia tornou-se uma brincadeira. Quanto à física e à matemática, como os grandes físicos e matemáticos escreveram em latim, ele pode estudar por livros de gente como Newton, Gauss, Euler, Peano, Oersted e outros gênios da ciência. Aconselho que você faça o mesmo.

2007-01-28 13:15:08 · answer #1 · answered by Eduardo C 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers