English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

meus pais se separaram há 6 anos, desde então minha mãe tem apresentado comportamentos estranhos, tem bebido de mais e fumado tb, além de ter se tornado cada vez mais agressiva com todos. ontem ela deu uma surra (pois ele a desobedeceu) no meu irmão caçula e tentou enforcá-lo, eu tive q separar. estou preocupada com isso, o q eu faço para ajudá-la?

2007-01-25 03:36:07 · 7 respostas · perguntado por Desenhista Técnica 1 em Família e Relacionamentos Família

7 respostas

Os Alcoólicos Anônimos têm um questionário de 12 perguntas que podem ser respondidas por quem quer saber se está perdendo o controle sobre o álcool e deve procurar ajuda. A partir de quatro respostas positivas são um sinal de alerta:

1. Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo?

2. Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?

3. Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra?

4. Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses?

5. Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?

6. Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?

7. A bebida já criou problemas no seu lar?

8. Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?

9. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer?

10. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?
11.Já experimentou alguma vez 'apagamento' durante uma bebedeira?

12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?

__________________________________________________________
Efeitos emocionais e sobre o comportamento:

*
Pode levar uma pessoa a fazer coisas que não faria se não estivesse sob o efeito do álcool, como dirigir em velocidade perigosa ou realizar atos atrevidos.
*
Pode causar agressividade, raiva, comportamento violento ou depressão, que podem se intensificar se a pessoa consumir mais álcool. Pode resultar em suicídio.
*
Pode causar perda de memória, dificuldade de concentração e problemas em outras funções intelectuais.
*
Pode tornar caótica a vida da família. A taxa de divórcio entre os alcoólatras é 7 vezes maior. Além disso, filhos de alcoólatras geralmente têm problemas emocionais que permanecem na vida adulta.
*
Resulta geralmente em menor atenção e produtividade no trabalho, além de dificuldade de relacionamento com empregados e colegas de trabalho.

Tratamento

É muito importante tratar o alcoolismo como uma doença. A recuperação exige mudanças para toda a vida. Tipos de tratamento:

*
Grupos de auto-ajuda como Alcoólicos Anônimos
*
Terapia individual
*
Programas de tratamento para alcoólatras. Existem vários tipos:
*
Tratamentos em hospitais, clínicas e centros de reabilitação para alcoólatras, em regime de paciente externo. Enfoca a educação e geralmente é oferecido na forma de grupos.
*
O tratamento é feito sob acompanhamentos de psicólogos, médicos, psiquiatras e assistentes sociais, com duração entre 6 a 10 semanas. Programas de tratamento em que a pessoa se "interna" em uma clínica ou centro de reabilitação durante o dia e volta para casa à noite. Há acompanhamento individual e em grupo. Esse tipo de tratamento é mais indicado a pessoas com problemas mais graves do que os pacientes externos. É mais econômico do que o tratamento com internação completa.
*
Internação em clínica ou centro de reabilitação, geralmente por período de 14 a 28 dias. O alcoólatra pode necessitar de tratamento de desintoxicação. O foco do tratamento é reabilitar a pessoa para não usar o álcool, o que é feito através de educação individual e terapia em grupo.
*
"Cuidados pós-tratamento" ajudam a pessoa a voltar ao "mundo real" através de aconselhamento individual, terapia em grupo e apoio em encontros como os dos Alcoólicos Anônimos.

_______________________________

Como vc pode ter percebido, não são palavras minhas... mas eu pesquisei pra vc!
Ajude sua Mãe... com ctz ela tah precisando de ajuda!

Boa sorte!

Bjinhus =***

2007-01-25 04:04:07 · answer #1 · answered by ~*KeyzinI-la*~ 3 · 0 1

Menina,

Pode ocorrer com pessoas que passam por grandes e difíceis mudanças na vida, uma situação de inadequação, uma incapacidade de administrar os problemas e questões do dia a dia. Isto pode ser fruto da criação que se recebeu e da vida que se levou. Somos todos resultados de toda esta complexidade que é existir.
A bebida e o fumo são os mecanismos de fuga mais comuns. O problema é quando a psiquê adoece. Então, sem assistência especializada, não há muito o que se fazer.
O episódio da surra e tentativa de enforcamento é uma evidência de que a coisa está muito séria. Lamento dizer que você precisa tomar atitudes mais positivas diante disso. Comunicar a família dela, buscar ajuda do Estado. Existem delegacias especializadas em direito da mulher e da família que podem lhe orientar e encaminhar sua mãe para tratamento psiquiátrico. Com certeza, ela irá precisar de medicamentos, etc.
O que não vale é deixar que o barco corra do jeito que vai. Vocês literalmente correm risco de vida e ela não demonstra estrutura para racionalizar da maneira esperada. Ela está doente e precisa de ajuda.
Não ignore as necessidades dela, ajude-a. Boa sorte para vocês.

2007-01-28 18:13:35 · answer #2 · answered by Morganadeavalon 2 · 0 0

procure ajuda dos parentes mais chegados.
ou pessoas de confiança da sua mãe.
mas com muito jeito.
ela precisa de atenção.

2007-01-28 16:08:55 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Primeiro vc tem que se preparar muito bem emocionalmente e depois chame ela para uma conversa e tente descobrir o que realmente está acontecendo,eu não confio muito em psícólogos mas nunca fui em um, então acredito que vc mesma possa ajudar ela, só precisa fazer ela sentir que não está sozinha e que existem pessoas que a amam.

2007-01-27 19:39:10 · answer #4 · answered by morcegonauta 2 · 0 0

So levando ao psicologo

2007-01-25 12:31:49 · answer #5 · answered by JoSiMaR 5 · 0 0

antes de ajudá-la a melhor coisa é vc conversar com ela e expor sobre a sua mudança de comportamento e seus novos hábitos e se colocar a sua disposição para qualquer situação , pois ela vai precisar de alguém para falar e desabafar ; Sevc não conseguir êxito , a melhor coisa é que ela procure ajuda psicológica e se possivel que todos vcs participem , ok.

2007-01-25 12:01:34 · answer #6 · answered by canadoce1000 2 · 0 0

Veja se está faltando espiritualidade na família. Se estiver, procuro envolver sua mãe e quem mais vive com vocês em grupos de oração e reflexão. Se próximo à sua casa ou paróquia da Igreja Católica tiver Oficina de Oração e Vida, freqüente. Os grupos vão começar na primeira semana de março. Procure saber na paróquia mais próxima.
É bom você levar sua mãe ao psicólogo sim. Ela pode estar sofrendo por causa da separação e outros problemas. Em todo caso, procure perceber os problemas antes de eles acontecerem, e aja tentando evitar o pior. Exemplo: sua mãe precisa de companhia. Como oferecer mais isso à ela? Pois se ela ficar só, a bebida e o cigarro serão atrativos. Procure levá-la para passear a lugares bonitos, agradáveis. Enfim, procure alegrar sua mãe.

2007-01-25 11:45:03 · answer #7 · answered by Clóvis Moreira Santos 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers