English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-25 02:27:14 · 7 respostas · perguntado por Clóvis Moreira Santos 4 em Ciências Sociais Economia

7 respostas

Por dois motivos:

1) A economia hoje, está diretamente relacionada com tudo no mundo. Exemplos:

. como o mega prejuizo da Ford Americana de mais de US$ 12 bi, pode afetar o vendedor de balas que trabalha em frente a montadora em São Paulo.
. como o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento anunciado pelo desGoverno Mula, irá afetar a vida das empresas e dos trabalhadores brasileiros (geração de empregos, por exemplo).
. como a privatização de empresas pode ser benéfica para o Governo (vide o exemplo da CVRD em que governo ganhou através da venda de parte de sua participação, através do aumento do lucro, afinal o Governo ainda é Acionista da Vale, através do aumento no pagamento de impostos e através da desoneração administrativa).
. como o crescimento da China pode gerar inflação no Brasil (através de um aumento na demanda e um direcionamento da produção nacional para o mercado externo).
. como o furacão Katrina afetou o preço do petróleo.
. como nossos trabalhadores agricolas podem ficar felizes com as geadas na Flórida (aumento das exportações de cítricos).
. como as atitudes de Hugo Chaves pode favorecer o Brasil (via redirecionamento dos investimentos na America Latina).
. como a violência no Rio impacta a industria da segurança privada e o cotidiano naquela cidade (afinal, os comerciante não devem gostar de ter seus estabelecimentos fechados ou por tiroteios ou por ordem de traficantes).
. como a morosidade de nossa justiça pode impactar negativamente na geração de empregos no pais.
. como a preservação ambiental pode gerar lucros bilionários através do turismo na Amazônia.
. como a redução de 0,25% na taxa Selic pode afetar seu almoço de amanhã, seus planos de viajar nas férias, seu emprego, o lucro de sua empresa, etc.

Enfim poderia passar a noite citando exemplos de interação econômica que na maioria das vezes as pessoas não levam em conta. Nada, nenhum projeto segue adiante se não for viável do ponto de vista econômico. Nenhuma atitude do Governo é tomada sem uma prévia análise dos impactos econômicos na sociedade. Tais impactos levam a perdas por parte de certos grupos e a ganhos por outros. Cabe o governo decidir qual é o melhor para a sociedade no longo prazo.

Ajudar um banco prestes a quebrar pode ser algo condenável para a maioria das pessoas, mas permitir que isso aconteça, posso garantir, seria imensamente mais cataclísmico para a sociedade. (Claro que situações como a do Banco Nacional não deveria ter chegado aos níveis que chegaram, mas já que chegaram, não fazer nada geraria um erro ainda maior - Cabe o Governo, através de suas agências reguladoras, fiscalizar e se manter sempre presente para que a situação não se torne grande demais, neste sentido a atitude do desGoverno atual em relação ao Banco Santos foi louvável e digna de elogio).

Portanto enquanto mais você tiver consciência de tais interações, e principalmente, como tais interações lhe afetam, poderá se antecipar e direcionar melhor suas atitudes evitando perdas e prejuizos, ou simplesmente lucrar com tais mecanismos. Em economia uns ganham outros perdem, enquanto a Ford amarga um prejuizo e ameaça fechar 16 fábricas, a FIAT aqui em Betim já anunciou mais contratações para 2007. Resta saber de que lado você estará, e para isso tens que conhecer o sistema.

2) Sou economista se não tiver conhecimento algum, pega mal.

Valeu?

Barbosa.

2007-01-25 12:10:27 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 0 0

Com certeza, uma vez que praticamente tudo o que fazemos está diretamente relacionado com economia é muito importante que tenhamos ao menos uma noção básica sobre a mesma.
Até mesmo por que, esta é uma forma muito eficaz de aprendermos a administrar bem nossa vida financeira.

2007-01-26 06:45:38 · answer #2 · answered by Chrystinne 1 · 1 0

ter conhecimentos em uma determinada área pode ser muito complexo, economia é uma ciência vc pode adquirir conhecimentos básicos sobre economia. Se quiser mais vc pode fazer um bacharelado em economia, depois disso uma dissertação de mestrado pode abrir as portas para um doutorado na área e posteriormente uma livre docência pode torna-lo um especialista em um ramo da economia.

2007-01-25 12:27:34 · answer #3 · answered by master 4 · 1 0

É bom ter noções de oferta e procura, investimentos, custo de vida, tributos, desemprego, juros, valorização de moedas, etc... Hoje, quem não tem noção do que gasta, ou têm demais ou já teve...

2007-01-25 12:21:56 · answer #4 · answered by frankestein 6 · 1 0

com certeza. pra nao ter q contratar um picareta pra resolver seus problemas. além disso, acho q deviamos todos ter conhecimentos em direito, pra nao ter q depender de advogados numa necessidade...

2007-01-25 10:44:54 · answer #5 · answered by Yellow Submarina 7 · 1 0

Adoro economia... considero importante esses conhecimentos não só para administrar melhor as suas coisas mas também por que a economia é uma das coisas que mais mexe com o mundo!

2007-01-25 10:37:57 · answer #6 · answered by Dan@ 6 · 1 0

Claro, eu detesto matemática e números e tão sempre me passando a perna. Dinheiro na minha mão é vendaval, gasto até a última moedinha do bolso.
Sou completamente compulsivo e descontrolado. Se eu tivesse noções de economia usaria o dinheiro racionalmente e não teria essa relação de amor e ódio com ele.

2007-01-25 10:35:56 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers