Não. As palavras são fruto da necessidade e capacidade de o ser humano se comunicar, mas elas não expressam verdadeiramente a realidade. Aliás, até a palavra realidade não corresponde à essa idéia.
Apesar disso, as palavras servem para anunciar e ratificar alguma realidade que admitimos ou desejamos. Aqui entra a grande diferença entre as pessoas: o ponto de vista. Você pensa uma coisa, eu penso outra, outras pessoas pensam diferentemente de nós dois, embora tratemos do mesmo assunto.
Para você ter uma idéia de como as palavras não expressam verdadeiramente a realidade, vou tomar como exemplo a palavra GATO.
Elimine da sua mente tudo que possa simbolizar um gato, como as palavras mamífero, bicho, animal, coisa, vida e até mesmo a palavra gato. Agora visualize um GATO e responda a essa pergunta: O que é isto?
Simplesmente não sabemos o que é um gato, assim como não sabemos o significado de nada nesta vida, portanto, as realidades que conhecemos e com as quais lidamos não expressam verdadeiramente o que elas são, mas são frutos da nossa mente. As palavras nos ajudam a viver com mais segurança e sentido nesse mundo; sem elas, ficaríamos confusos. Sem as palavras, como eu iria pedir a você um livro, se nem eu nem você sabemos a que se refere a palavra livro? Você poderia me dar uma cadeira, não é mesmo?
2007-01-25 02:09:48
·
answer #1
·
answered by Clóvis Moreira Santos 4
·
0⤊
0⤋
As palavras, assim como qualquer outro artefato simbólico que possua significado e que seja capaz de expressar sentido, podem ser consideradas "expressões da realidade". Mas as palavras sozinhas (e os agentes que as proferem) não constróem realidades; Depende do grupo para quem elas estão referidas. O sentido que elas ganharão ali, no encontro (miraculoso, algumas vezes...vide Hitler e o povo alemão naquela época) entre o emissor e o receptor, fornecerá o julgamento da pretensa "verdade" que a palavra carrega consigo. Não podemos nos esquecer ainda dos tipos de expressões conexas utilizadas pelo agente emissor da palavra, como os sentimentos expressos em determinado momento, a verborragia, os gestos, a adequação de determinadas palavras para determinados públicos etc. Tudo isso faz parte e tem o seu papel no jogo da verdade que vai se estabelecendo por meio das palavras...
2007-01-25 13:32:17
·
answer #2
·
answered by Cau Marcs 2
·
0⤊
0⤋
Immanuel Kant propôs que a realidade é "construída" por nós, haja vista que jamais conhecemos as "coisas-em-si", mas somente o que podemos perceber sobre elas. No decorrer de três séculos, Kant vem sendo desmentido e ratificado por inúmeros pensadores. Se Kant estiver certo, e há quem ache que esteja, minhas palavras poderiam apenas refletir a minha percepção da realidade. Basta olharmos a quantidade enorme de seitas, ideologicamente diferentes, que derivam de um único livro: a Bíblia Sagrada. As palavras são invariavelmente as mesmas, mas a percepção de realidade muda de acordo com quem lê.
Mas, segundo meu entendimento, as palavras refletem a realidade enquanto expressam dúvidas, ou seja, enquanto pergunta. Tornam-se, porém, perigosas na medida que expressam afirmações, pois nesse caso ganham ar de verdade absoluta, o que nem sempre reflete a realidade.
As perguntas costumam ser bem mais interessantes que as respostas.
Felicidades.
2007-01-25 11:30:59
·
answer #3
·
answered by Chester 6
·
0⤊
0⤋
A essência do Real é inefável, está além da palavra e do pensamento.
2007-01-25 11:11:39
·
answer #4
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Jamais!
Até mesmo o que vemos e tocamos, o gosto que sentimos, são levados a nossa consciência pelo processamento de informações em nossos cérebros. Assim nem tdos concordam com o que vêem e sentem.
As palavras que são nada mais que codificação de nossas idéias, para transmiti-las a outro ser, pela sua imaterialidade e necessidade de abstração, são mais distantes ainda da realidade.
Seria belamente poética uma realidade emanada de palavras, mas não seria verdadeira, e vice versa!
2007-01-25 10:12:24
·
answer #5
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
Depende do ponto de vista de quem analisa tais palavras, pois, muitas das vezes, uma palavra pode absolver um culpado, como pode, condenar um inocênte, é apenas uma questão de ponto de vista de quem as aprecia. Além do mais não existe verdade soberana, o que é verdade para mim não pode se-la para outrem e, assim sucessivamente.
2007-01-25 10:11:15
·
answer #6
·
answered by Viver é ser feliz! 1
·
0⤊
0⤋
OLHA EXATAMENTE COMO MEU AMIGO JACARÉ DISSE TUDO DEPENDE DO SEU PONTO DE VISTA, O QUE PARA MIM PODERIA SER PALAVRAS VERDADEIRAS TALVEZ PARA VOCE PODERIA SER EXPRESSÃO DA REALIDADE, TUDO VAI DE CULTURA PARA CULTURA OU DE EDUCAÇÃO PARA EDUCAÇÃO, TALVEZ EU TENHA APRENDIDO QUE SERIA PALAVRAS VERDADEIRAS E TALVEZ OUTRA PESSOA TENHA APRENDIDO QUE SERI EXPRESSÃO DA VERDADE, MAS O MAIS IMPORTANTE QUE INDEPEDENTE DO CORRETO O QUE VC FALAR AS PESSOAS VÃO ENTENDER, NO FUNDO NO FUNDO NÃO TEM DIFERENÇA NENHUMA.
2007-01-25 10:05:31
·
answer #7
·
answered by M Tiger 4
·
0⤊
0⤋
OLHA DEPENDE DO SEU PONTO DE VISTA!!!!!!!!!!!!!!
2007-01-25 10:00:54
·
answer #8
·
answered by jacare 1
·
1⤊
1⤋
Não.
2007-01-25 10:18:33
·
answer #9
·
answered by duque 4
·
0⤊
1⤋
Acho que as palavras fazem parte da realidade, a realidade não é só palavras
O que é a realidade?
s. f., qualidade do que é real;
o que existe de facto; objectividade; certeza; Inform.,
- virtual: sistema construído através de modelos matemáticos e programas de computador que criam mundos simulados e que criam igualmente no utilizador, através de dispositivos especiais dinterface experiências ilusórias de ver, caminhar, tocar, comunicar e interagir com objectos ou figuras virtuais (incluindo as próprias imagens, movimentos e vozes do ou dos utilizadores).
Acho que as palavras fazem parte da realidade, a realidade não é só palavras.
2007-01-25 10:01:15
·
answer #10
·
answered by olhos cor de mel 3
·
0⤊
1⤋