English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

q voce acha...naum estamos na bola de nove desses acontecimentos? crescemos a taxas exorbitantes na epoca da ditadura, mas na base do endividamento externo e interno...coisa q era necessaria papassamos a sustentar o crescimento mesmo depois da segunda crise do petroleo, epoca q o brasil produzia pouco petroleo e tinha q importar o barril a 33 dolares (saudades), coisa q antes se fazia com 18 dolares, deram dinheiro de mao beijada pros empresarios atraves do bndes a taxas ridiculas...depois dessas e de tantas outras q naum se podia reclamar e nem denunciar, quando viram a conta se assustaram, sairam rapido d cena e ate pediram pra q nos os esquecessemos (figueiredo) ai depois veio o sarney com o seu sexto ano comprado por muita grana e concessoes de meios de comunicaçao dando prosseguimento ao continuismo da ditadura com vestes civis, depois o collor...agora estamos no quarto mandato e a conta esta aparecendo na sua integra ja q foram feitas com bonus d longo prazo....verifiquem isso..

2007-01-25 00:23:11 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Outras - Governo e Política

3 respostas

O Brasil perdeu muito com a ditadura militar, em face ao bloqueio das instituições democráticas, dificultando o relacionamento com outros países, principalmente os que já vinham avançando em desenvolvimento.

2007-01-25 00:30:46 · answer #1 · answered by badoso5 6 · 1 0

Não concordo inteiramente com vc, muito embora reconheça que os governos militares erraram, e muito, particularmente por não terem tirado o devido proveito das crises do petróleo que, na sua primeira etapa elevou o preço de 1 dólar para 3 dólares por barril. Alguns países, como França e Japão, conseguiram expressivos aumentos do PIB "per capita" apesar da redução do consumo "per capita" de combustíveis. Ora, o Brasil, que à época já produzia metade do petróleo que consumia, a par de contar com enorme potencial de energia alternativa, especialmente bio-massa e hidro-eletricidade, poderia, sem muito esforço, reduzir o consumo de derivados de petróleo e aumentar a produção de outras formas de energia, a ponto de, em termos globais, ser exportador de energia.

Também não há como refutar críticas a outros grandes projetos dos militares, comoTransamazônica, Ferrovia do aço e Acordo nuclear com Alemanha.

Tal não bastasse, a grande maioria das iniciativas dos governos militares apresenta falhas e imperfeições. Uma das maiores falhas dos militares foi a estatização da economia, com a criação de cerca de 300 empresas estatais.

Por outro lado, os militares também acertaram. Não se valeram do poder para se encher de privilégios, aumentar seus salários, ocupar cargos de direção. Nada disso, não se enriqueceram no poder, o provimento de cargos de direção e chefia era feito por critérios de competência.

Deve-se aos militares a infraestrutura que hoje ainda sustenta o pais, hidrelétricas, telecomunicações, geração de energia hidroelétrica, aeroportos, saneamento básico, etc.

Para não mais me alongar, e bem resumindo, somando e subtraindo acertos e erros dos governos militares e dos civis subsequëntes, tenho a impressão de que a balança pende, e muito, a favor dos militares.

2007-01-25 10:11:08 · answer #2 · answered by podocarpo 7 · 1 0

Estamos pagando pela nossa covardia. Até hoje, todos se calam, ante os desmandos do governo.

2007-01-25 08:38:21 · answer #3 · answered by poeta 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers