Mais ou menos, Lisandro...
Os mitos revelam a essência do ser humano sem a pretensão de refletir os porquês.
Mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião.
Ao contrário da Filosofia, os mitos não explicam a realidade racionalmente. Eles procuram interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
O mito tem como finalidade de acomodar e tranquilizar o Homem, que vive num mundo inseguro, assustador e muitas vezes hóstil. Dá-lhe também confiança de quem, através das ações mágicas e da adoração de certos deuses, o mundo natural irá ter equilíbrio e irá auxiliar o Homem. Ele, de certo modo, fixa modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas.
O mito, portanto, é uma "primeira fala sobre o mundo", uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel, e cuja função principal não é explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo.
2007-01-25 00:54:58
·
answer #1
·
answered by Renata D 2
·
0⤊
0⤋
Para mim, são como devoções.
Mitos na história, nas artes, imagens de deuses coisas em que acreditamos, procuramos seguir.
Algumas pessoas exageram, é certo.
Para outras são o norte da bússola.
Saudável em alguns casos, maléficos em outros.
Pena que ultimamente, são mais criados por mídia, do que pelos próprios feitos.
Talvez por isto as pessoas mais esclarecidas tenham ídolos de gerações mais antigas.
Beijos
EXCELENTE DOMINGO.
2007-01-27 22:36:58
·
answer #2
·
answered by *Letå* 4
·
0⤊
0⤋
Lisandro,
Sabe que vc. descobriu a resposta?
Parabéns, gostei do conceito.
Um a!
2007-01-26 14:25:34
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
bem amigo, o mito é um tipo de narrativa fantástica que se confunde com a história na explicação dos fatos. como historiador e especialista em memória coletiva e mitos, acho que o mito nasce com carcteristicas peculiares de uma determinada cultura. ele não tenta explicar algo subtendido porque na trama do memo já existe uma explicação para sua orígem, e tanto faz vc acreditar ou não, jamais vai poder dar veracidade ou mentira ao mito co bases científicas. vc acha que o mito da criçaõ do mundo por Deus, e verdade ou mentira? agora que escolheu sua resposta prove sua versão! viu? no mito a nosso juízo de valor é irrelevante, ele continua lá!
2007-01-26 05:22:42
·
answer #4
·
answered by andryihatcliff 3
·
0⤊
0⤋
Com certeza. É muito fácil não enteder, achar que que é e sair dizendo asneira.
2007-01-25 08:27:24
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os mitos são para serem estudados e compreendidos.
Mesmo que se saiba tudo, ainda assim só se percorreu a metade do caminho.
2007-01-24 23:43:15
·
answer #6
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋
Sim, exceto um punhado de lendas urbanas, q nem a do Mac Donald's fazer hamburguer de carne de minhoca: isso aí foi estratégia de marketing de algum outro fast food.
Podemos pegar exemplos lá da Idade Média, quando o mundo era pouco compreendido, e as pessoas usavam qualquer argumento para justificar qualquer coisa q não se encaixava nos padrões de normalidade da época.
Por exemplo, quando uma porta ficava abrindo e fechando aparentemente sem motivo nenhum ou um vaso de flores caía de repente, dizia-se q tinha um poltergeist na casa. Hoje ninguém diria isso.
Tb se pensava q duendes faziam o leite azedar, pq ninguém sabia o q eram os microorganismos... Assim como os diversos mitos de criaturas fabulosas q possuíam poderes milagrosos de cura (como os chifres de unicórnio, q nada mais eram q chifres de narval), q aterrorizavam as pessoas (o basilisco, o dragão ocidental ou o barrete vermelho), q eram sábias (centauro) ou q eram, apesar de impetuosos, protetores (dragão oriental).
Todas essas criaturas nasceram da necessidade de se explicar o q existia em terras distantes e nunca exploradas, explicar os mistérios da criação do mundo.
Os europeus nunca haviam cruzado o Atlântico e por isso inventaram várias criaturas como sereias e dragões marinhos, e se baseavam nessas invenções para justificar seus medos. As várias epidemias da época levaram eles a criarem o unicórnio como uma santa cura para qualquer mal. E os chineses acreditam q os hexagramas do I Ching foram tirados das costas de um dragão, e q eles possuem os segredos da vida.
2007-01-24 23:37:03
·
answer #7
·
answered by BN_B0sta N'água 4
·
0⤊
0⤋