English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

QUANDO VOCE FAZ UMA PERGUNATA OU QUESTIONA ALGUMA COISA A POSSIBILIDADE REAL DE VOCE OUVIR UM A "NAO" E UM "SIM" É IGUAL. MAS O MEDO FAZ COM QUE O "NAO LEVE VANTAGEM SOBRE O SIM.

2007-01-24 22:57:42 · 10 respostas · perguntado por regina cellis f 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

10 respostas

Cara Regina,
houve um período na história do homem em que um; o primeiro; tendo cercado um terreno disse: "-Isto é meu!". Assim, segundo Kant, teria nascido a sociedade.
Mas houve um outro momento na história deste mesmo homem em que ele perplexo indaga: "-E quem disse que isto não é meu?". Assim teria surgido o medo de "não ser".
Medo de não ser...
...aceito;
...compreendido;
...respeitado;
...amado.
Medo de falar, de ouvir...
De falar muito e muito pouco, de ouvir o que não se quer, ou o que se queria ouvir, mas imaginava que jamais ouviria.
O medo faz com que o "não" leve vantagem sobre o "sim" por que não acreditamos em nós mesmos; estamos bitolados pela massificação da necessidade do sucesso; estamos acorrentados aos nossos egos que dizem que o "não" é sempre ruim... O Não está associado a idéia de negação; negativo; negativismo. Mas nem sempre é assim. Precisamos virar o disco, e olhar o "não" apenas como uma das faces de uma mesma moeda, que apresenta o mesmo valor, independente se é "cara" ou "coroa", "sim" ou "não". E dependendo do contexto, o não é bem vindo. Pergunte a alguém que espera o resultado de um exame sobre uma doença potencialmente letal. Qual resposta você acredita que ele quer ouvir ao indagar ao médico:
"-Afinal Dr., estou doente?"
O medo, a primeira causa principal da atitude negativa, e a baixa auto-estima; a segunda; se interligam. Pessoas que não se consideram capazes de alcançar o sucesso tornam-se obcecadas pelo fracasso. Acreditam que não há nada que possam fazer para evitar que algo ruim aconteça. E também não reconhecem seu mérito por nada de bom que façam ou que lhes aconteça.
Portanto Regina, ao invés de termos medo de ouvir "não", digamos "não" ao jugo do medo, da insegurança. Sejamos mais confiantes em nós mesmos e acreditemos que ainda que "não", somos potecialmente fortes para aprendermos a superar os medos. E isto significa aprendizagem. Os atos inconseqüentes e a falta de objetivos poderão nos assaltar facilmente se não houver o medo como algo a ser compreendido e superado.
No fundo de cada um de nossos medos há simplesmente o medo de não poder enfrentar qualquer coisa que a vida possa nos apresentar, assim como pensar que não conseguimos enfrentar uma doença, nossos erros, a velhice, a solidão, a perda de um amor e assim por diante. A verdade é que se tivermos certeza de que podemos enfrentar qualquer coisa, não teremos medo de nada. Nem do "não"...
Sundartará, uma bailarina indiana, disse que “...somos espíritos imortais e divinos. Fortes e inalteráveis. Sempre tendentes a melhorar, a aperfeiçoar, a apurar as nossas qualidades. A nossa missão, uma só: evoluir”.
Um grande abraço, Moran

2007-01-25 00:31:28 · answer #1 · answered by Moran 5 · 1 0

Por nunca queremos ouvir não! Sempre queremos ouvir sim na maioria dos aspectos.

2007-01-29 06:49:24 · answer #2 · answered by A Tolerância é uma religião. 4 · 0 0

Porque ninguém gosta de ser contrariado.
Na verdade ao questionarmos alguma coisa, já temos o "não" como resposta, e caso não façamos nenhuma pergunta ficaremos sempre com aquela resposta, porém na dúvida. A partir do momento que perguntamos esperamos sempre ouvir um "sim" (na maioria das vezes) e quando isso não acontece nos sentimos "frustrados" e/ou "contrariados".
Mas é preciso aprender a ouvir e a dizer "nãos", pois são neles que, na maioria das vezes, aprendemos.

2007-01-25 07:23:21 · answer #3 · answered by Line 2 · 0 0

Na maioria das vezes, não queremos saber a opinião alheia quando perguntamos, mas apenas uma confirmação de nossa propria opinião. Por isso quando vamos questionar opiniões a respeito de determinados assuntos, primeiro expomos nossa propria visão do problema. Na verdade não queremos ouvir uma contradição. E por isso o NAO às nossas opiniões é sempre mais difícil de ouvir, embora provoque no intimo uma revolução. Quando muitas vezes o SIM, ou a concordância com nossa opinião, não raras as veze, causa um profundo vazio em nós mesmos e não a satisfação que as vezes esperamos.
APRENDA A OUVIR O NÃO, não como negativa, mas como forma de desenvolver sua consciencia critica.

2007-01-25 07:12:12 · answer #4 · answered by Marilac 1 · 1 1

Existe um fator determinante em nosso cérebro, diretamente relacionado a isso, que se chama memória ativa inconsciente. Alguns psicólogos explicam que desde que nascemos recebemos milhares de informações. entre elas as de vitória, conquista, sucesso, acerto, etc...
O sim está diretamente relacionado a esses conceitos, portanto quando ouvimos um não, não por questão de medo, mas sim de frustração, o nosso cérebro processa tudo isso negativamente, já que desde que nascemos fomos constatemente programados para ouvir sim, portanto, não fomos bem programados e praparados para ouvir não.

2007-01-25 07:11:34 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

É verdade!
Acho que um "não" nos faz sentir humilhados, sem esperança, sem perspectiva... sei lá!
Geralmente eu preparo meu espírito para uma resposta negativa, porque do contrário é lucro!

2007-01-25 07:02:50 · answer #6 · answered by ۼรρәяαฑçล ɷ("ړ)ɷ 7 · 0 0

No meu caso não é medo e sim compaixão.

2007-01-25 07:44:20 · answer #7 · answered by Satori 6 · 0 1

por acreditar que tudo que faz ou pensa vai agradar em gerla , ou seja são convencidos

2007-01-25 07:06:59 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

Porque o "não" joga na cara da pessoa que ela está errada, quando ela espera estar certa... Levanta uma certa insegurança na pessoa...

2007-01-25 07:03:41 · answer #9 · answered by Imperatriz 4 · 0 1

PORQUE SÓ ESTAS PESSOAS SE ACHAM QUE ESTÃO CERTAS

2007-01-25 07:01:54 · answer #10 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers