English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem inventou o carnaval? Afinal, estamos comemorando o que?

2007-01-24 20:54:57 · 40 respostas · perguntado por Gy 4 em Artes e Humanidades Filosofia

40 respostas

s. m.,
tempo de folia que precede a Quarta-feira de Cinzas;

folguedo;

orgia;

Entrudo.

Espero que ajudasse!)

2007-02-01 12:11:04 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Significa "FESTA DA CARNE", antigamente apos a quaresma, faziam uma festa e tinham como proposito saborear carne, e ficou assim tendo diversas mudanças até chegar a CARNAVAL, e hoje comemora-se aqui no Brasil com escolas de samba, bem diferente como a festa de comer carne, e daqui alguns séculos vai ainda ser mais diferentes ainda, talves comemorado com escolas de rap. abraços

2007-01-30 11:16:07 · answer #2 · answered by Eloirmac 4 · 1 0

Li em algum lugar (não me pergunte onde e não sei a verassidade disso).
A festa popular da carne
Se vem do deus grego do prazer Dionysius e as festas da fertilidade, pode ser. Se é a celebração da carne para confirmar ou perder o espírito, pouco importa. Se vem do Entrudo, de 1641, — a primeira forma bruta de brincar na rua que acabava em pancadaria, quando seringas cheias de urina, bacias com água suja, limões de cheiro, cera e papel picado ajudava no desabafo geral. Talvez. Até que Entrudo signifique Introito como lembrança profana das festas pagãs quando no final todos renascerão na quaresma católica. Pouco importa se tudo começou com um Zé, tambem Pereira, em 1846. O sapateiro, José Nogueira de Azevedo Paredes que saía ás ruas com patrícios portugueses e zabumbas nas esbórnias do: ‘‘e viva o zé pereira/ pois que a ninguém faz mal/ e viva a bebedeira nos dias de carnaval’’. O Zé Pereira começou a dar uma cara de carnaval de rua sob um ritmo específico.
Paz

2007-01-30 00:14:30 · answer #3 · answered by Linda 3 · 1 0

NAO É UMA IVENÇÃO, NAUM É UMA IMPORTAÇÃO

E A FORMA MAIS PRECIOSA DE O SAMBA SE MANIFESTAR ATRAVES DA ARTE, O CARNAVAL COMO FOI NO PASSADO E AINDA O E EM MUITOS LUGARES É IMPRESSÃO DISSO.

CHIQUINHA GONZAGA CANTOU O ABRE ALAS E DEU INICIO A FESTA QUE CARACTERIZA O POVO BRASILEIRO, A FORMA DE FAZER A FESTA QUE NENHUM POVO DO MUNDO IMITA E TEM TODO O PARALELO E CONSONANCIA COM NOSSA MISSEGENAÇÃO.

NO ENTANTO, A MIDIA, O MUNDO ARTISTICO E O CAPITALISMO, A POLITICA TEM USADO O CARNAVAL PARA OUTROS FINS.

APESAR DISSO, REPITO O REFRAO DE CHIQUINHA:

OOOO ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR....NAO POSSO NEGAR.

CARNAVAL É A FORMA MAIS BRASILEIRA DE EXPRESSAO
POPULAR.

2007-01-28 11:50:31 · answer #4 · answered by ÍNDIO 7 · 1 0

Carnaval é a festa desenfreada dos instintos carnais que tomam proporções cada vez mais avassaladoras.
O interessante é que algumas artistas ( cantoras e atrizes)
que vivem dizendo que são evangélicas e acabam participando dessa "festa da carne".
É DE RIR , NÃO É ....

2007-01-24 22:13:21 · answer #5 · answered by Índião 6 · 1 0

Dizem que é a festa da carne e acho que faz sentido, porque a única coisa que vemos é prostituição, droga, bebidas, mulheres peladas, etc. Acho que o carnaval é uma festa que não deveria existir.

2007-01-24 22:10:09 · answer #6 · answered by ioneidesena 6 · 1 0

resposta
carnaval=O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza serão os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.

Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos.
História e etimologia=Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egito antigo. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.

Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceite é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.

Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como Inocêncio II.

À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França (ver Mardi Gras), Itália e Espanha.

2007-01-24 21:36:25 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Apesar das respostas anteriores terem sido dadas com base na história, a meu ver, o carnaval perdeu sua essêcia e tornou-se uma festa pagã, onde a dissiminaçao da sensualidade, sexualidade, latrocínio etc, a cada ano vêm aumentando, para comprovar basta dar uma olhada nos balanços após a festa: acidentes, brigas, mortes, gavidez precoce, gasto exacerbado etc.

2007-01-24 21:23:42 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Carnaval é uma festa pagã. Simboliza os três dias em que Jesus esteve morto. Então durante três dias se comemorou a morte de Cristo, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou e vive à destra de Deus. CARNA= carne VAL= festa CARNAVAL= Festa da carne.

2007-01-24 21:09:34 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 1

Carnaval é essa bagunça toda desde os primeiros anos de sua existência. Depois do carnaval vem a quaresma, que são quarenta dias de privações e penitencias. Então antes de começar a quaresma eles aproveitavam o máximo possível com muita bebida, dança... Como se fossem os últimos dias...
Apesar de saber a origem e o motivo das comemorações no início de tudo, hoje não sei o que comemoramos. Exageramos ao máximo, fazemos coisas que nunca faríamos em dias normais; E na quaresma ... Continuamos, com uma certa moderação, mas nunca mais paramos de extravasar...

2007-01-29 22:57:44 · answer #10 · answered by ana 1 · 0 0

uma fest criada que o propio nome ja dis carnal, carnalidade , criada para o propio ego da ser humano, foi criada em tempos atingos biblicamnete ela era uma festa pagã

2007-01-25 05:15:25 · answer #11 · answered by marci marci 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers