Um foguete, quando está com o motor ligado, se movimenta no vácuo pelo princípio de ação-reação. Ele ejeta matéria para um lado e esta o empurra para o outro. Não há nenhuma necessidade de algo mais em que o foguete possa se apoiar para fazer seu movimento.
Uma vez que o foguete tenha atingido a velocidade desejada, pode-se desligar o motor. O movimento dele, quando está com o motor desligado, ocorre em função da direção e sentido iniciais e da gravidade que existe no espaço. Se não existisse gravidade no espaço, fora da Terra, como a Lua poderia girar em torno da Terra? Como Plutão poderia girar em torno do Sol? Se giram é porque a gravidade vai longe. Ela é importante para determinar a trajetória de um foguete.
.
2007-01-24 11:26:40
·
answer #1
·
answered by Tau Ceti 5
·
1⤊
2⤋
Na verdade é impossível se movimentar no espaço se não houver alguma força que tire o objeto da inércia. Dizer que a espaçonave se movimenta expelindo sua massa e empurrando a si mesma é como afirmar que é possível voar se erguendo pelos cadarços do próprio sapato. Caso uma espaçonave começasse seu vou a partira do momento que deixasse a orbita da terra ela nunca mais mudaria de direção, nem seria possível desacelera-la. O próprio conceito de ação e reação descrito por Newton já é uma prova de que seria impossível uma viagem espacial. Eu ando porque empurro meus pés para traz e o chão me empurra para frente devido o atrito com o mesmo. É possível nadar porque empurramos a água para traz com o movimento dos braços e a água nos empurra para frente. O mesmo ocorre com os aviões no ar, e qualquer outra coisa que se movimente no mundo em que vivemos. Mas no espaço - doce ilusão - o controle de uma espaçonave é apenas ficção científica. Faça um teste e encha uma bexiga, encha ela com ar, faça uma argola com fita adesiva e prenda a um barbante. Prenda este barbante de uma extremidade a outra de uma sala e então solte a bexiga. A medida que ela for se esvaziando se deslocará pelo barbante. Isso ocorre porque o ar vai empurrar a bexiga produzindo o movimento. Agora repita a experiência mas coloque uma fita adesiva como um arco cobrindo o orifício por onde o ar escapa. Neste caso a bexiga não se movimenta enquanto se esvazia porque o ar liberado não estará "interagindo" com o ar ao redor da bexiga. Literalmente ela está "empurrando" a si mesma e desta forma não é possível gerar nenhum movimento. Os palhaços da nasa dizem que é assim que as espaçonaves se movimentam no vácuo. Mas na verdade a experiência empírica contradiz sua teorias.
2016-12-26 16:18:14
·
answer #2
·
answered by Ronivaldo 1
·
2⤊
0⤋
o foguete só se movimenta porque as partículas expulsas batem de frente com o ar e geram ação/reação, algo que é impossível no vácuo
2016-01-15 10:21:39
·
answer #3
·
answered by Fox Allan dark 2
·
2⤊
0⤋
espera espera. no espaço não há interferencia de ar ou qualquer tipo de coisa que possa atrapalhar o voo da nave. devemos saber que pra a nave voar no espaço ela precisa de um empulso, quando é dado esse empulso pelos motores e turbinas da nave ela não precisa mais de motores ligados então vai voando pelo espaço pois não ha interferencia de ar ou qualquer tipo de pressão atmosférica lá.
2007-01-26 02:25:14
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As espaçonaves têm instrumentos próprios para executarem este tipo de transporte além do mais no espaço cósmico não há a gravidade terrestre e o vácuo facilita este deslocamento pela ausência de atrito
2007-01-24 10:30:01
·
answer #5
·
answered by jaci 3
·
0⤊
0⤋
Existem vários métodos de propulsão de naves espaciais usados para acelerar uma nave espacial. Abaixo temos um resumo de algumas das tecnologias comprovadas mais conhecidas, seguidas por métodos de natureza especulativa crescente.
Três números são mostrados. O primeiro é o impulso específico: a quantidade de impulso que pode ser produzida usando uma unidade de combustível. Esta é a característica mais importante do método de propulsão, pois determina a velocidade máxima que pode ser obtida.
O segundo e o terceiro são as quantidades médias de impulso e o tempo de combustão médio do método. Uma coisa interessante e contra o senso comum fisico é que fora de órbita, o total de energia provido por um método de propulsão é igual ao número de vezes que o método de impulso foi aplicado. Fora isso, longe de um grande potencial gravitacional pequenas quantidades de impulso aplicados por um longo período equivalem a um grande impulso aplicado por um tempo curto. Esse resultado não se aplica quando o objeto está sob influência da gravidade.
2007-01-24 10:13:15
·
answer #6
·
answered by Branco 2
·
0⤊
0⤋
a nave faz movimento pra frente e como não há atrito por causa do vacuo, ela segue esse movimento indefinidamente
2007-01-24 10:09:18
·
answer #7
·
answered by Scully 4
·
0⤊
0⤋
As "aero"naves voam pelo mesmo princípio dos pássaros: pelo coeficiente de resistência aerodinâmica da asa. Na modalidade aeronaves, encontramos duas principais categorias: aviões e hilicopteros, sendo os primeiros conhecidos como aeromotores de asa fixa e os últimos como aeromotores de asas rotativas. As "espaço"naves independem do ar para se locomoverem, pois seu mecanismo de funcionamento tem como fundamento um conceito bem simples: é o mesmo conceito de uma bexiga inflada, quando solta-se abrubtamente a mesma, ela locomove-se para frente devido a energia acumulada em forma de ar em seu interior. Como o foguete não "infla" assim como a bexiga, para expulsar a energia acumulada dele, é necessário uma reação explosiva controlada através de um sofisticado motor que utiliza hidrogênio e oxigênio líquidos sob pressão, e devido a sua aerodinâmica, e possível controlar a sua trajetória, ao invés de uma bexiga. Mas o princípio físico básico do deslocamento é o mesmo. Obs.: o foguete pode voar em qualquer meio (líquido: torpedos / aéreo: mísseis / espaço: foguetes). Espero ter contribuido para esta interessante discussão.
Fonte: My Brain.
2014-09-23 03:44:35
·
answer #8
·
answered by Jeremias 2
·
0⤊
1⤋
O princípio de funcionamento do avião e do foguete são completamente diferentes. O avião se sustenta no ar pela diferença de pressão criada sobre as superfícies da asa. O foguete não se sustenta no ar, ele se desloca pelo princípio da ação e reação: parte do combustível é arremessada pelo foguete em uma direção e sentido, e em reação o foguete é arremessado pelo combustível na mesma direção, mas com sentido oposto. E este mecanismo funciona até mesmo no vácuo do espaço.
No fundo, o avião a jato e acho que até o avião a hélice também funcionam com o mesmo princípio da ação e reação para se deslocar, mas a sustentação do avião é dada pelas asas.
2007-01-24 13:22:50
·
answer #9
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
1⤋
Os aviões usam a sustentação do ar, mas em velocidade.
No espaço naum existe gravidade porque naum tem nenhum corpo para atrair a nave e se naum tem nenhum corpo ela fica parada.
Ai vem os propulsores q são alimentados de Hidrogênio e oxigênio fornecendo o impulso.
O impulso indepênde da gracidade ou do ar.
Lembrese neuton Disse:
Para cada ação existe uma reação inversamente proporcional e com a mesma intensidade.
2007-01-24 12:33:44
·
answer #10
·
answered by Sydney 6
·
0⤊
1⤋