Deve ser o mesmo princípio que diz que um corpo lançado em movimento não para nunca, a não ser que outra força contrária o contenha.
O estímulo, ou força, dado para que a Terra e outros planetas tenham o movimento de rotação constante não tem ainda explicação unânime, somente teorias, mas sei que não foi esta a sua pergunta, mas, sim, o porquê de ela não parar.
Então, o que penso é que enquanto não houver força contrária, vai continuar girando.
2007-01-24 05:38:52
·
answer #1
·
answered by Flavia P 5
·
0⤊
0⤋
1- Rotação: em torno do próprio eixo em 23h 56min 4s. De Oeste para Leste. Velocidade de 1670 km/h no equador ou 0,47 km/s
2- Revolução: em torno do Sol em 365d 5h 48min 45,97s (365d 6h). Velocidade de 107.000 km/h ou 29,79 km/s. Com o eixo de rotação inclinado 23°27’ em relação ao eixo da eclíptica
3- Precessão: O eixo da Terra faz um círculo em torno do eixo da eclíptica no período aproximado de 26 mil anos, fazendo com que mude a posição dos polos celestes. Há 4 mil anos, o polo norte estava próximo da estrela alfa Draconis. Hoje está a 1 grau da Estrela Polar ou alfa da Ursa Maior. Dentro de 12 mil anos estará próximo à estrela Vega ou alfa de Lira. Este movimento faz mudar também a posição do Ponto Gama por entre as constelações zodiacais. Hoje, o Ponto Gama está na constelação de Peixes (Era de Peixes), entrando em Aquário mais ou menos no ano 2.600
4- Excentricidade da órbita: o movimento de revolução da Terra às vezes é mais achatado e outras vezes mais circular. Há 108 mil anos, era 3 vezes mais achatado do que hoje. Dentro de 24 mil anos, a excentricidade atingirá o seu mínimo, quando a órbita da Terra será quase um círculo.
5- Deslocamento do Periélio: faz-se em 21 mil anos. Motivo: influências gerais dos planetas. O eixo maior da órbita da Terra (linha dos apsides) se desloca, fazendo com que o periélio e o afélio se mova também. A passagem de um periélio retornará à mesma data a cada 21 mil anos. Atualmente ocorre a 2 de janeiro. Daqui a 6.400 anos ocorrerá no equinócio de outono; daqui a 11.500 anos, no solstício de inverno; e dentro de 21 mil anos, novamente a 2 de janeiro, no solstício de verão.
6- Variação da Obliqüidade: movimento de balanço que o eixo da Terra faz, chegando a um máximo de 24°30' e mínimo de 22° . Hoje, o eixo da Terra está inclinado 23° 27’ em relação ao Eixo da Eclíptica, decrescendo 47" por século. É um movimento que ocorre por causa de perturbações provenientes da ação conjunta dos planetas e do Sol ao longo da órbita anual de nosso planeta.
7- Nutação: parecido com a precessão dos equinócios, só que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses.
8- Perturbações planetárias: movimentos irregulares e pouco previsíveis que podem ser provocados pela força gravitacional de outros planetas, principalmente Vênus e Júpiter.
9- Movimento do Centro de Massa Terra-Lua: trata-se do giro que faz o centro de massa do sistema Terra-Lua em torno do Sol.
10-. Movimento em torno do Centro de Massa do sistema solar: movimento de revolução ou translação que a Terra faz em torno do centro de massa do sistema solar (centro de massa que existe entre o Sol e todos os seus planetas).
11- Movimento de marés: trata-se da contração e descontração do globo terrestre em razão da força gravitacional da Lua e do Sol.
12- Rotação da nossa galáxia: a Via-Láctea gira em torno de seu centro, fazendo uma volta completa em torno de 250 milhões de anos. Assim, o Sol e todos os planetas (inclusive a Terra) giram também em volta do centro da galáxia.
13- Translação da nossa galáxia: como todo o universo está em expansão, nossa galáxia também viaja no espaço. Assim, a Terra e todos os demais planetas, inclusive Lua e Sol, estão se deslocando junto com a Via-Láctea.
14- Variação dos Pólos: seria uma variação da posição dos pólos da Terra em razão de algumas causas, como o deslocamento das placas tectônicas. (?) Apesar de que conste em algumas obras, não concordo que este seja um movimento propriamente dito de nosso planeta, pois trata-se de deslocamento dos seus pólos geográficos por algumas causas, como a movimentação das placas tectônicas e do núcleo de nosso planeta. Então, não se trata de um movimento do planeta e sim variações da posição do eixo magnético que não são causadas por balanço do planeta. Creio que este movimento não deveria ser considerado.
2007-01-28 03:33:06
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O princípio fundamental é a conservação do momento angular. Durante um estágio da formação do Sol, o disco de poeira que havia à sua volta estava "em órbita" do mesmo, sabe-se lá por qual evento bem anterior à formação dos planetas e provavelmente por causa das condições no momento em que a massa de matéria que forma o Sol hoje se juntou pela primeira vez. Assim, partindo da época do disco de acreação (o tal disco de poeira), pode ser que pequenos corpos pequenos que por ali passassem modificassem a densidade local da poeira e estas pequenas instabilidades foram nucleando massa, e aí por atração gravitacional parte do disco foi se condensando em planetas. Isso justifica a translação e parte da rotação. Colisões como a que gerou a Lua provavelmente alteraram a rotação inicial da Terra, e assim vai para cada impacto de grandes proporções no passado. Como cada planeta possui uma história de colisões e captura de corpúsculos (luas) diferente, cada um dos planetas do sistema solar possui velocidade de rotação diferentes. Mas tudo tem a ver com conservação do momento angular, até o lance de que a Lua está progressivamente se aproximando da Terra, por mais incrível que isso possa parecer.
2007-01-26 00:06:24
·
answer #3
·
answered by Oráculo 4
·
0⤊
0⤋
Se um objeto que gira não tiver uma influência externa contrária a esse movimento, ele continuará girando para sempre. A Terra se formou já girando e por isso continua girando, sem precisar de uma força para mantê-la assim.
Para o caso da translação, como o movimento é curvo, existe uma força externa à Terra que a mantém presa e girando em torno do Sol: é a atração gravitacional do Sol.
A "lei" da matéria bruta que não tem movimento próprio não existe. Movimento é sempre relativo. Se você estiver flutuando no espaço, você pode olhar para um objeto que flutua a seu lado e dizer que ele está parado. Se um outro astronauta passar rapidamente por perto de você, ele vai olhar para o mesmo objeto e dizer que este se move junto com você.
.
2007-01-24 05:51:09
·
answer #4
·
answered by Tau Ceti 5
·
0⤊
0⤋
Engano seu. A matéria bruta possui movimento sim. Não existe nada estático no universo. O movimento da terra, bem como dos demais corpos celestes se deve a força gravitacional. Isaac Newton explica com muita simplicidade a teoria gravitacional. Vale a pena pesquisar.
2007-01-24 05:28:08
·
answer #5
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Acredita-se que o movimento da Terra se iniciou com a colisão da Lua em nosso planeta.
2007-01-24 05:25:55
·
answer #6
·
answered by Beakman 5
·
0⤊
0⤋
eu não acredito nessa hipótese. e sim que tudo tem movimento, mesmo a matéria bruta, a energia que está contida nela, tem algum tipo de movimento mesmo que mínimo.
2007-01-24 05:25:12
·
answer #7
·
answered by Leny 2
·
0⤊
0⤋