Na história todo grande império domina e depois entra em ruínas devido as guerras. Porque será que continuam agindo assim?
DESCULPEM MAS TIVE QUE ABREVIAR A PERGUNTA...
2007-01-24
04:14:06
·
7 respostas
·
perguntado por
Marcelo War
4
em
Governo e Política
➔ Outras - Governo e Política
Os impérios na história da terra por fases cresceram financeiramente, conquistaram divisas, dominaram parte do mundo com guerra, depois entraram em ruínas, já esta comprovado que os povos mais civilizados e pacíficos impede a extinção de todos.
2007-01-24
07:55:12 ·
update #1
Porque as sociedades são compostos de seres humanos, que se comportam basicamente igual desde a idade da pedra. Há um limite de tamanho para um império e isso diz respeito à administração. Mas creio que esse limite não foi atingido na nossa história (a trilogia da Fundação dá um exemplo bom disso). O que acontece é que uma hora a pressão social gerada pelo tipo de administração do império pode se aliar à pressão de outros impérios emergentes e alguns momentos de má governabilidade e daí vem o colapso. O império implode do centro para as bordas, se o negócio for muito calamitoso, ou vai se perdendo gradualmente das bordas para o centro, se for caso de ingerência não muito acentuada. Mas uma hora ou outra a coisa descamba. O que é curioso é que existe possibilidade de se construir impérios de tamanho incrível e que durem por um tempo ainda mais incrível apesar da imbecilidade humana. Hoje tanto os tempos de duração quanto de formação e queda devem ser mais rápidos, devido à velocidade de comunicação. Mas o predomínio de um império sobre o outro continua o mesmo: melhor organização, maior contingente bélico, economia mais estável e agressiva. Fica claro quem é o "império" da atualidade, não? E também quem serão seus inimigos em curto espaço de tempo.
2007-01-24 04:28:07
·
answer #1
·
answered by Oráculo 4
·
1⤊
0⤋
Excelente osbervação! É fato que se direcionarmos essa afirmação para os dias atuias os Estados Unidos se encaixaria perfeitamente , mesmo não estando em ruinas.
Mas, com certeza, estaria muito melhor caso não continuasse guerriando no iraque nem apoiando outras guerras pelo mundo como no oriente medio e africa.
Na minha opnião, esse tipo de atitude aparece graças ao efeito destrutivo da ambição exagerada.
2007-01-24 12:27:30
·
answer #2
·
answered by Flavia b 1
·
1⤊
0⤋
Meu amigo o único império que ñ ruiu e ñ vai ruir é o Império de JESUS CRISTO, pois as portas do inferno ñ prevalecerão sobre ele. O resto a ambição por mais poder causa a destruição, uma casa dividida por si só cai, todo povo escravizado sonha por liberdade, poucos lutam para obtê-la, mas quando conquistada, muitas vezes se esquece do passado recente de opressão e passa-se a opressor, o poder é sedutor. A sede de poder leva a ruína, e a má administração gera disputas por lugares que possam render mais, em cima das desgraças alheias.
2007-01-31 20:07:15
·
answer #3
·
answered by Carlão Gybor 3
·
0⤊
0⤋
Pela lei natural das coisas, tudo no mundo SOBE, ESTACIONA E DEPOIS TENDE A CAIR, não existe NADA que não seja assim. A ambição desmedida foi que levou e que até hoje leva as grandes potências (que cada vez querem dominar mais), à bancarrota. QUEM TUDO QUER, TUDO PERDE
2007-01-30 19:49:57
·
answer #4
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
Essa é a dinamica da historia das civilizaçoes e suas preternsoes a serem superpotencias, todo o mediterraneo e qase todo oriente medio foi potencia e hoje sao paises inexpressivos a nivel mundial....a naum ser pelas guerras q nunca acabam nessa regiao....
2007-01-24 15:19:51
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Esse é um fato natural. A potência chega a um ponto tal, que não consegue mais crescer. Sua sociedade entra em colapso, e o número de povos inimigos vai crescendo, por perseguições ou até inveja para conquistar o poder. O melho exemplo foi Roma,que atingiu o ápice e depos desandou. A Inglaterra foi o maior Império que existiu, até o surgimento das Grandes Guerras. Sua derrocada final foi com a segunda guerra, em que só não foi derrotada pelos alemães, com a entrada americana no conflito. Com a Europa arrasada, os Estados Unidos assumiram esse papel. Hoje fala-se muito no domínio da China,mas é algo questionável, ja que as grandes indústrias instaladas nesse país , bem como as melhores Universidades, são americanas. Portanto, o poderio econômico americano é muito poderoso, mesmo dentro da China. Muito difícil fazer previsões.
2007-01-24 13:57:24
·
answer #6
·
answered by Gilberto C 5
·
0⤊
0⤋
Os grandes impérios faziam e fazem isso para dominar novos povos e não perder o seu poder. Mas geralmente quem inicia a guerra são os países pobres. Então a nação rica tem que enfrentá-la para não perder o domínio sobre ela.
2007-01-24 12:19:20
·
answer #7
·
answered by Gom_Askman 4
·
0⤊
2⤋