Eu diria que foram dois os principais motivos. O primeiro foi fazer uma guerra com duas frentes, uma ocidental, de luta contra Inglaterra, França e Estados Unidos e a oriental, contra Stálin. Se Hitler tivesse optado apenas por uma frente, provavelmente teria sido bem-sucedido. A segunda foi a entrada dos EUA na guerra, que reforçou a frente ocidental e garantiu um bom fornecimento de suprimentos para os aliados.
2007-01-24 00:09:57
·
answer #1
·
answered by HN 2
·
0⤊
2⤋
Dizer que Americanos e Britânicos nada fizeram, é mentira...
Não podemos negar a importância da Frente Ocidental e do Dia D...Se os americanos e Britânicos não tivessem invadido a França e a Alemanha pelo ocidente, Hitler poderia concentrar quase todas as suas tropas contra Stalin, o que mudaria o destino da Guerra. .... Mas é inegável que a pior e decisiva derrota alemã, foi Stalingrado.
O maior erro da Alemanha foi ter Invadido a União Soviética. Se houvesse derrotado os aliados na Frente Ocidental e só depois violar o pacto com Stalin, talvez a Alemanha tivesse mais chances de Vitória.
Abraços
2007-01-24 00:58:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O descontentamento do povo alemão após a derrota na Primeira Guerra Mundial tomou forma e vulto com a ação dos nazistas, que empreenderam um movimento para anular as imposições feitas em Versalhes.
Hitler difundia a ideia de que a Alemanha havia sido derrotada na Primeira Guerra Mundial devido a traições internas e acusava os judeus. A conquista do poder político foi o primeiro passo para a realização de seus objetivos. O próximo passo, no plano externo, seria a tomada de novos territórios. Difundindo a idéia de "espaço vital", Hitler uniu a parte significativa dos alemães ao seu redor.
De acordo com a doutrina do espaço vital, as forças nazistas afirmavam que era preciso integrar as comunidades alemãs dispersas na Europa (Áustria, Sudetos - região da então Tchecoslováquia - e Dantzig - enclave alemão em território polonês) e conquistar a Polônia e a Ucrânia, consideradas regiões "vitais" para o povo alemão. A Ucrânia, por exemplo, vasta e fértil região pertencente à União Soviética, produzia trigo, minérios e outras matérias-primas.
2015-11-10 09:17:55
·
answer #3
·
answered by sara 1
·
0⤊
0⤋
Os espiões aliados,que informavam cada novo plano militar dos
Alemães.
Um Abraço !
2007-01-24 19:46:20
·
answer #4
·
answered by alemão bactéria 3
·
0⤊
0⤋
Foi ter subestimado o caráter de sobrevivência dos russos frente ao seu inverno rigoroso. Dessa forma Hitler havia cometido o mesmo erro de Napoleão. Ao vencer os alemães na famosa Batalha de Stalingrado, o exército vermelho reconquistou todo o território russo, avançou pela Europa Oriental, e invadiu o território alemão. Foi o primeiro exército a chegar em Berlim. Quando os nazistas se rederam, os russos não esperaram ninguém, foram asteando a bandeira comunista sobre o Portal de Brandenburgo.
Eu aconselho dois filmes:
1. Círculo de Fogo, que trata da Batalha de Stalingrado.
2. A Queda-as últimas horas de Hitler, que trata dos momentos finais da Alemanha nazista.
2007-01-24 15:09:21
·
answer #5
·
answered by Arans 3
·
0⤊
0⤋
Como mencionaram, foram várias as razões para o bigodinho ter perdido o controle da situação. Podemos citar:
1- A abertura de mais frentes de batalha que poderia suportar. Começou com o Front Ocidental. Mas, passou a ser inter-continental com a invasão da África do Norte (na verdade, foi a Itália que tentou conquistá-los, mas, claro, não teve êxito. Hitler então enviou o chamado DAK (Deutschland Afrika Korps) para resgatar as divisões italianas), na Rússia e é claro, contra as tropas anglo-americanas (com o ataque a Pearl Harbour <> os americanos oficialmente entraram na guerra, tiveram um apoio maior do Canadá e da Inglaterra, que estava com a corda no pescoço). A derrota era óbvia. Não se podia comparar a quantidade bélica dos maiores países do mundo com a produção alemã do período. Hitler confiou muito na qualidade, mas pecou na quantidade.
2- Falta de noção estratégica. Na Rússia, Hitler ordenara a política de "não-retirada", (ou "last man fight", com chamam os estadunidenses), com isso, o 6o. Exército, comandado pelo Gen. Paulus foi literalmente, condenado, na famosa Batalha de Estalingrado.
3- Corrupção Sim. Isto mesmo. Os alemães desviavam grande quantidade de dinheiro nos períodos de "vacas gordas", mas, quando a guerra virou, Hitler acreditava ter um dinheiro que na verdade ele não tinha.
4- Petróleo. As aeronaves alemãs tinham, em geral, desempenho superior as americanas, mas isso por causa do combustível. Este combustível tinha que ter uma octonagem muito alta, o que depois de terem perdido o Cáucaso, era impossível de acontecer. Tinha a gasolinha sintética, mas não dava nem para o gasto.
5- Falta de projeto único. Enquanto a Wehrmacht fabricava fuzis de ferrolho (k-98KAR), a Marinha (Kriegsmarine) usava o MP40 (que seria usado apenas meses depois pelos soldados alemães) e os Páraquedistas da Força Aérea (Luftwaffe) (não é como no Brasil, em que os Páraquedistas são subordinados ao Exército) usavam o FG-42, muuuuuito superior. Isso criava problemas logisticos sérios, muito sérios mesmo. Enquanto que, por um tempo, a preocupação eram aeronaves (no começo da guerra), a marinha e o exército usavam armamentos horríveis. Depois, deu-se valor para a Força Submarina, o que atrasou o desenvolvimento dos aviões a jato. Quando se preocuperam com o exército (blindados Pz IV com canhão alongado e os famosos Pz V Tiger, e o Pz VI Königtiger (pz = "Panzerkumpfwagen", ou blindado :-) ) já era tarde demais. Isso sem falar que o primeiro fuzil automático decente (tanto que viria a se transformar no AK-47), o StG-44 demorou para ficar pronto e quando ficou, foi produzido em quantidades insuficientes.
6- Logística. Como Holocausto, o bigodinho deslocou trens para levar judeus, gastou tempo e dinheiro em como matá-los de forma eficiente, gastou munição em suas execuções e usou tropas para ir atrás deles, tropas estas que seriam muito mais úteis na linha de frente. Uma questão de foco.
Bom...creio que é isso...tirei tudo da minha cabeça então não sei até que ponto estou certo...
2007-01-24 04:48:07
·
answer #6
·
answered by Henrique M 3
·
0⤊
0⤋
São alguns motivos.Primeiro que os alemães enpreenderam depois da conquista da França uma guerra de três frentes, ou seja contra a Inglaterra , a frente Africana e contra a Rússia ao mesmo tempo.A Itália também não deu o apoio necessário obrigando a alemanha intervir no seu campo de batalha.Além disto quando o Japão atacou os Estados Unidos em Pearl Harbor , Hitler no dia seguinte declara guerra aos Estados Unidos sem necessidade arranjando mais um inimigo direto. Outro fator era a falta de hierarquia, uma vez que todo o comando estava subimetido à vontade de Hitler, mesmo seus generais como Romell por exemplo serem contra determinadas atitudes eles eram obrigados a fazer as vontades de Hitler, toma-se exemplo por exemplo quando Alemanha lança o primeiro avião à jato do mundo foi atrasado seu lançamento em mais de seis meses por que Hitler queria que ele fosse um bombardeiro primeiro,então tiveram que modificar o projeto.É isto aí.
2007-01-24 03:12:36
·
answer #7
·
answered by glaucopf 2
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião foram alguns motivos principais:
A invasão dos aliados pela Normandia, A perda de milhares de soldados na tentativa de invadir a Russia em pleno inverno, invasão na qual fez com que a Russia também entrasse na guerra, e principalmente a arrogância e teimosia de seu comandante.
2007-01-24 02:17:01
·
answer #8
·
answered by MAURICIO B 2
·
0⤊
0⤋
SOBERBA!
2007-01-24 01:46:28
·
answer #9
·
answered by gerarage 2
·
0⤊
0⤋
A derrota do nazismo não veio de um fator único, mas de um conjunto de fatores, sendo o mais importante deles a estupidez megalomaniaca de Adolf Hitler. Fosse ele um genio realmente, o mapa do mundo hoje seria outro e provavelmente nós estaríamos estudando na "Cultura Alemã" e não na Cultura Inglesa, o idioma padrão seria o alemão e tudo o mais seguiria a tendencia de Berlim e não de Nova York.
Agora é interessante notar que muito pouco tempo após o ataque a Pearl Harbour (7/12/1941), ou seja, em poucas "semanas" os americanos já estavam produzindo navios da classe Liberty em uma profusão inimaginável para qualquer ser humano, a não ser para adeptos das teorias da conspiração que acham que o governo americano provocou e estimulou o ataque a Pearl Harbour, afinal, no pós guerra os EUA, tornaram-se os salvadores da Pátria, salvaram a velha Europa e expulsaram as tropas do eixo de todos os rincões onde elas se encontravam.
O que tornou a sua nação até então mal das pernas e economicamente combalida no maior credor da maioria dos países europeus, sem falar nos incontáveis tesouros que desapareceram misteriosamente no pós guerra. Ouro, prata, diamante, obras de arte e muita grana foram parar não se sabe onde. Inclusive o Salão Ambar que até hoje não foi encontrado.
A verdade é uma só os Alemãs foram derrotados, Hitler e seus asseclas sumiram do cenário, mas sobrou para o resto do planeta dois pulhas, um o TIO SAM e o outro à época Joseph Stalin, que passaram a disputar o controle político e economico do resto do mundo.
Detonada a União Soviética (lembram do Gorbachev), o Tio Sam agora manda e desmanda, parafraseando a nossa Ditadura militar, prende e arrebenta. A ONU, foi contra a invasão do Iraque, mas eles o invadiram, sabem por que??? Por que o lucro obtido com a 1ª guerra com o Iraque foi tão astronomico que o Bush pai aconselhou o filhote de cruz credo que ele com certeza gerou sem saber o que estava fazendo a aumentar sua receita fazenda uma segunda investida contra aquela nação do Oriente Médio, que tinha assentada em seu comando, ninguem menos do que um ex-aliado do TIO SAM. Como também o é o Osama Bin Laden.
Voces sabiam que no dia 12 de setembro, um dia após o ataque ao WTC, quando o espaço aéreo americano estava FECHADO para aeronaves do mundo inteiro, um avião decolou levando toda a familia de Bin Laden de volta a Arabia Saudita? Voce sabia que os Bush, de longa data, fazem negócios com estes senhores? Voce sabia que Osama foi treinado e recebeu armamento americano para lutar no Afganistão, ou seja, um capetinha que se voltou contra o grande demonio. E ninguem acha o cara, por que será? Será por que se ele abrir a boca muita gente vai perder o RABO????????
Enfim, a 2ª WW, foi uma lição de casa que a maioria dos alunos(países) não entendeu, e por isto hoje falamos hot-dog ao invés de cachorro quente e Hallowen ao invés de dia das bruxas.
Mas o que mais me preocupa é saber que corro o risco de ser chamado de Daddy por meu filho de 10 meses........
2007-01-24 01:03:53
·
answer #10
·
answered by Sérgio D 5
·
0⤊
0⤋
A batalha de Stalingrado, em 1942, quando quebrou o mito que o exército alemão era imbatível.
2007-01-24 01:01:05
·
answer #11
·
answered by Profeta 1
·
0⤊
0⤋