English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O presidente lula lançou-o nacionamente essa semana e disse que vai beneficiar todo mundo.

2007-01-23 23:51:28 · 4 respostas · perguntado por M.M. 4 em Governo e Política Participação Civil

Nos jornais de hoje, há comentários dizendo que sem uma reforma estrutural profunda não chegaremos nem perto da Índia ou da China.

2007-01-24 00:22:17 · update #1

4 respostas

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) abre um novo momento histórico para o desenvolvimento Brasil. A afirmação é do ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro.

Em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, o ministro disse que desde os anos 60, com exceção do Plano de Metas do governo Geisel, o Brasil não tinha uma proposta coerente de crescimento.

"O PAC se fundamenta em toda essa cultura desenvolvimentista que vem dos anos 60 e a renova, porque combina três elementos fundamentais: o Estado puxa o desenvolvimento e abre espaço para a confiança da iniciativa privada. De outra parte mostra que se precisar realizar um superávit menor, isso não abala a confiança com o mercado financeiro mundial e em terceiro lugar propõe meta de crescimento ousada, que se dá com distribuição de renda".

De acordo com o ministro, não é difícil crescer 8% ou 10%. "Mas aí se concentra renda, desestrutura a economia e depois volta para o zero, como vimos em determinados momentos na história dos países chamados semi-periféricos", explicou.

Genro afirmou que o programa representa a mudança no discurso político estratégico do governo, porque durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia a necessidade de manter a estabilidade macroeconômica combinada às políticas sociais.

"A partir do PAC a palavra de ordem do governo é crescimento com distribuição de renda e, portanto, faz uma alteração qualitativa de fundo no projeto representado pelo governo do presidente Lula".

Para Genro, o programa é coerente por ter sido elaborado com fontes definidas de recursos e com previsão de um grande impacto na criação de empregos, uma vez que a previsão de investimentos nos próximos quatro anos é de R$ 503 bilhões.

"Pela reação do chamado mercado e das agências internacionais ele não agregou ponto de desconfiança em relação ao país, que pelo contrário, é visto como um país consolidado e forte com base para um crescimento que este ano vai a 4,5% e 5 % no ano que vem", explicou



Agência Brasil

2007-01-23 23:54:53 · answer #1 · answered by Paulo 7 · 0 0

Pacote de aceleração ecônomica

Muito imperfeito, muito discutível
Aliás é onde reside o seu maior mérito

Levar o país a uma discussão profunda do que fazer
e como fazer

Vamos aguardar e ver os frutos dessa discussão

Que surja uma Luz !
.

2007-01-24 09:28:08 · answer #2 · answered by Maga s 5 · 1 0

PLANEJANDO A CATÁSTROFE

2007-01-24 08:01:31 · answer #3 · answered by Ricardão 7 · 1 0

o nome correto seria PSFG perdeu seu fundo de garantia

2007-01-24 09:55:30 · answer #4 · answered by KNOSEL 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers