English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Analisando programa de intretenimento (novela de época), achei uma falta de bom senso dos escravocratas, terem trocado os negros por inigrantes europeus.Será que ninguém na época pensou em dar as mesmas condições para os negros da que seria dada a europeus? Pois os negros já conheciam as terras, as atividades, com agum treinamento poderiam ser mais produtivos do que eram, até então e por consegûencias com maior brevidade do que com seus sucessores, não acham?

2007-01-23 21:12:38 · 4 respostas · perguntado por lu♪s ♫ 7 em Governo e Política Participação Civil

4 respostas

O problema continua até hoje. O maior volume de importação do Brasil é de componentes eletrônicos. O Brasil faria uma enorme economia de divisas se produzisse aqui mesmo, ao invés de ir buscar lá fora, dando emprego lá fora. A solução é começar a produzir aqui com mão-de-obra estrangeira qualificada e aos poucos ir formando mão-de-obra no País. Naquela época, o problema era o mesmo. Os estrangeiros contribuíram com tecnologia e foram recompensados por isso, do mesmo jeito que será agora. É muito difícil analisar um assunto fora de seu contexto. Os negros sempre realizaram trabalhos braçais, e os que quiseram evoluir hoje são ricos. O mundo é assim, vence quem se esforça. Pastel não cai do céu. E se cair, tem que levantar cedo para pegar.

2007-01-27 06:55:25 · answer #1 · answered by Antônio Gouveia 7 · 1 0

Veja bem, não era apenas uma questão econômica, mas também racial. O negro, além de ser um componente da economia, considerado apenas mais um "bem", como uma carroça, que poderia ser comprado e vendido a qualquer momento, era considerado um ser inferior na escala social. O racismo era um fenômeno muito forte para ser desconsiderado, e havia certa resistência a tratar os ex-escravos como trabalhadores assalariados.
No final das contas, foi burrice mesmo, pois a mão-de-obra dos ex-escravos era bem qualificada para o trabalho (claro, se lhe fossem dadas condições dignas de trabalho). Acredito que a razão maior desta falta de bom senso foi o preconceito, que ainda se encontrava enraizado nas pequenas mentes dos escravocatas.

2007-01-28 05:02:45 · answer #2 · answered by Santana 2 · 1 0

Sua pergunta é muito interessante. Pode-se até pesquisar mais. Mas creio, que no primeiro momento, não houve racicínio pra antever as coisas. Os fazendeiros, repentinamente ficaram sem mão de obra, e os escravos, naquele momento queriam sua liberdade, sem atinar com o dia de amanhã. O senso de liberdade, para quem foi escravo, foi maior que a vontade de comer. Havia também um receio dos fazendeiros, já que a população maior, era de negros, não de brancos.

2007-01-24 07:07:27 · answer #3 · answered by Gilberto C 5 · 1 0

Talvez fosse mais barato importar imigrates, sujeitos a qualquer trabalho e os escravos já tinham dado o que deram; além disso vc precisa lembrar que nós fomos colonizados por europeus....

2007-01-29 08:17:11 · answer #4 · answered by lulaloko 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers